SBK 2022 Estoril – Dinis Borges em destaque na Corrida 1 das SSP300

Dinis Borges termina a Corrida 1 das Supersport 300 em 15º. Tomás Alonso abandona na primeira curva, numa corrida em que Marc Garcia vence no “photo finish”!

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Tal como se previa, a Corrida 1 do Mundial Supersport 300, categoria que integra a visita do Mundial Superbike ao Estoril este fim de semana, foi emocionante até ao fim, com a vitória a ser decidida num despique final que apenas o “photo finish” permitiu confirmar o resultado final. Nesta corrida onde as trocas de posição foram constantes ao longo das 12 voltas, os pilotos portugueses tiveram sortes bem diferentes.

Infelizmente para as cores nacionais e para as suas próprias aspirações para a corrida, Tomás Alonso (Quaresma Motos Racing) viu-se envolvido num incidente logo na primeira curva do Estoril. O piloto de Odivelas não teve um arranque perfeito, mas contava que a sua experiência no traçado luso fosse determinante para conquistar posições ao longo da corrida.

Mas na curva 1 do Estoril e logo no momento a seguir ao arranque, um momento crucial e sempre complicado de gerir, Tomás Alonso viu-se envolvido num incidente com outro piloto. Os dois acabaram por cair, com o pior a acontecer para o lado do português, que viu o adversário prosseguir em prova enquanto Tomás Alonso foi obrigado a abandonar e terminar a sua participação na Corrida 1 das Supersport 300 mais cedo e de forma inglória.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Quanto ao outro português, Dinis Borges (Rame Moto Racing) levou a sua Kawasaki Ninja 400 ao 15º lugar final. Um resultado que até podia ser melhor, pois durante grande parte da corrida das SSP300 o piloto luso rodou em posições que lhe permitiam sonhar com um fantástico “top 10”.

Dinis Borges chegou a rodar em 11º e sempre ligado ao grupo de vários pilotos que discutiam as posições a seguir aos lugares de pódio. Com a Ninja 400 #16 a mostrar-se em bom nível nesta Corrida 1, Dinis Borges foi-se mantendo sempre perto dos rivais, e a sua melhor volta em corrida acabou mesmo por ser melhor do que a que lhe tinha dado o 16º na qualificação.

Apesar de não ter entrado no ambicionado “top 10”, este não deixa de ser um grande resultado para Dinis Borges, que continua a evoluir juntamente com os melhores pilotos do mundo da categoria SSP300. O seu 15º lugar nesta Corrida 1 do Estoril torna-se também num momento importante para as corres lusas, sendo esta a melhor performance de um português neste muito competitivo campeonato.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Quanto aos primeiros três lugares que dão acesso ao pódio, a decisão sobre o vencedor desta corrida do Mundial Supersport 300 ficou reservada para um despique final entre Marc Garcia (Yamaha MS Racing) e Samuel di Sora (Leader Team Flembbo).

Depois de numa fase inicial da corrida Garcia ser importunado por Alvaro Diaz (Arco Motor University Team), no que parecia que seria uma discussão entre pilotos Yamaha pela vitória, acabou por ser Di Sora a puxar pela sua Kawasaki Ninja 400 para conseguir colar-se na traseira do líder do campeonato, com Garcia e Di Sora a afastarem-se dos restantes sem grande dificuldade.

As trocas de posição foram constantes ao longo da prova do Estoril, mas na última volta das 12 que tinham de se cumprir parecia que Samuel di Sora tinha conseguido uma pequena margem de segurança na entrada do setor final do traçado português.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

A Kawasaki mostrava-se rápida em velocidade, mas a Yamaha R3 de Marc Garcia, aproveitando o cone de aspiração da Kawasaki que entrou na reta da meta em primeiro, conseguiu anular a diferença e em cima da meta foi mesmo o espanhol da Yamaha a sagrar-se vencedor da Corrida 1.

A Direção de Corrida foi mesmo obrigada a recorrer ao “photo finish” para confirmar o vencedor da primeira corrida das Supersport 300.

A Corrida 2 das Supersport 300 fecha o programa da ronda do Estoril do Mundial Superbike, e será mais uma oportunidade para os portugueses Dinis Borges e Tomás Alonso medirem forças frente aos melhores do mundo da sua categoria. Clique aqui para saber quando acontece a corrida final das SSP300.