SBK 2022 Estoril – Dominique Aegerter continua imparável!

O piloto suíço da Ten Kate Yamaha vence a quarta corrida do ano. Dominique Aegerter continua imparável e levou a melhor na Corrida 1 das Supersport no Estoril.

Estoril

Nesta que foi a quinta corrida da temporada 2022 do Mundial Supersport, o piloto suíço Dominique Aegerter (Tem Kate Yamaha) voltou a mostrar todo o seu talento – e domínio! – na categoria intermédia do Mundial Superbike que este fim de semana está no Estoril. Com a vitória na Corrida 1 do Estoril, Aegerter soma a quarta vitória em cinco possíveis e reforça a sua vantagem no campeonato.

Tal como habitualmente acontece nas corridas das “seiscentos”, que, recordamos, esta temporada acolhem motos de maior cilindrada e motores de configuração diferente como a Ducati Panigale V2 de 955 cc e dois cilindros, a emoção foi grande pelo menos até ao momento em que Dominique Aegerter e a sua Yamaha R6 se destacaram do pelotão e fugiram para uma vitória tranquila.

No momento inicial logo a seguir ao arranque, o mais forte foi o italiano Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP) que colocou a sua Panigale V2 na frente da corrida. Porém, ainda na primeira volta, na chegada à Parabólica Interior do circuito do Estoril, o “rookie” cometeu um erro, exagerou na travagem e foi obrigado a alargar para a escapatória. Não caiu, regressou à ação, mas viu a sua liderança ser roubada por Can Onçu (Kawasaki Puccetti Racing).

EstorilO turco foi tentando escapar na frente da corrida, mas Dominique Aegerter manteve-se sempre perto do então líder. As trocas de posição foram acontecendo a bom ritmo, e Glenn Van Straalen (EAB Racing Yamaha) também mostrava vontade em discutir a vitória chegando mesmo a rodar em segundo numa altura em que Aegerter já estava na frente e Onçu sofria um pouco.

Porém, o jovem holandês não ficou em segundo por muito tempo. Na Variante do circuito do Estoril, Van Straalen não evitou uma queda sem grandes consequências quer para si, quer para a Yamaha R6. Regressou à corrida, mas o pódio ficou fora de questão.

Enquanto isso, e aproveitando a ligeira confusão provocada pela queda de Van Straalen, Aegerter rapidamente entrou num ritmo superior e começou a ganhar margem de segurança que lhe permitiu gerir as últimas voltas de forma tranquila, evitando assim qualquer possibilidade de ataque dos seus perseguidores.

Uma vitória tranquila e bem construída por parte de Dominique Aegerter que consolida a liderança do campeonato.

EstorilMais atrás, o “rookie” italiano Lorenzo Baldassarri (Evan Bros Yamaha) conseguiu ascender e garantir um muito positivo segundo lugar.

A terceira posição só foi mesmo definida na penúltima volta com Nicolo Bulega a conseguir travar mais tarde do que Can Onçu na entrada da primeira curva, e depois aproveitou a força do motor bicilíndrico da Ducati para se manter a salvo e subir pela terceira vez ao pódio do Mundial Supersport nesta temporada 2022.

Nas contas do campeonato temos agora Dominique Aegerter com 120 pontos, Lorenzo Baldassarri com 85 pontos é segundo classificado, enquanto o terceiro melhor posicionado nas contas do título é Nicolo Bulega com 72 pontos.

Amanhã, domingo 22 de maio, realiza-se a segunda corrida do Mundial Supersport nesta visita ao circuito do Estoril. Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todos os resultados e se quiser saber os horários completos do Mundial Superbike nesta visita a Portugal apenas tem de clicar aqui!