SBK 2022 Estoril – Enorme Rea vence Corrida 2!

Jonathan Rea volta a mostrar o seu talento ao levar a melhor na Corrida 2 do Mundial Superbike no circuito do Estoril.

Estoril

Naquela que foi mais uma corrida de cortar a respiração no circuito do Estoril, o Mundial Superbike voltou a dar aos milhares de fãs que se deslocaram ao traçado perto da Serra de Sintra um excelente espetáculo e com os três habituais pilotos da frente a fazerem valer a sua força e com Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a mostrar todo o seu talento para vencer pela segunda vez nesta visita a Portugal.

Não foi uma vitória fácil, como é hábito no Mundial Superbike. Jonathan Rea foi mesmo obrigado a estudar bem onde e como poderia atacar Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), e deixou para a última volta esse ataque.

Antes disso, a Corrida 2 das Superbike no circuito do Estoril não foi muito diferente do que vimos em tantas outras corridas. Rea e Bautista, com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) e, desta feita, com o grupo a crescer para quatro pilotos graças à rapidez inicial revelada por Alex Lowes (Kawasaki Racing Team).

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Destes quatro pilotos apenas Lowes não conseguiu saborear a liderança da corrida. Toprak primeiro, depois Rea e ainda Bautista, todos conseguiram passar pela primeira posição, embora Toprak Razgatlioglu tenha sentido maiores dificuldades para manter a consistência perante o ritmo imposto pelos seus mais diretos rivais na luta pelo título de Superbike.

Enquanto a corrida se foi desenrolando com muita intensidade, Alex Lowes foi perdendo o contacto com o trio da frente.

Depois acabou por ser a vez de Toprak abandonar a luta pela vitória, com o piloto turco a resignar-se ao terceiro lugar e a perceber que no Estoril 2022 não teria a oportunidade de subir ao degrau mais alto do pódio.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Lá na frente Jonathan Rea conseguia sentir que Alvaro Bautista não estava totalmente confortável aos comandos da sua Panigale V4 R nos setores mais sinuosos do circuito do Estoril. Porém, a potência do motor V4 de Borgo Panigale foi fazendo a diferença na reta interior e na reta maior do traçado luso, com Bautista a defender-se em plena reta dos possíveis ataques de Rea na travagem.

Porém, já na última volta, o seis vezes campeão do mundo levou a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR ao limite, preparou na primeira metade da volta o ataque na segunda metade. Depois da Parabólica Interior, Rea colocou-se o mais perto possível de Bautista, e na travagem para a Variante, sempre um momento complicado e de preferencial para ultrapassar, Rea conseguiu mesmo passar o seu rival espanhol.

Porém faltava ainda confirmar na bandeira de xadrez esse primeiro lugar, e a Ducati, sempre eficaz na saída da Parabólica, podia surpreender em plena aceleração como aconteceu na Corrida 1.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Mesmo com um pequeno deslize ao exagerar na trajetória mais apertada, Jonathan Rea conseguiu ainda assim defender-se do ataque final de Alvaro Bautista, e depois de vencer a corrida Superpole o piloto da Kawasaki voltou a subir ao lugar mais alto do pódio nas Superbike.

Com estes resultados, Alvaro Bautista viu a sua liderança no campeonato reduzir um pouco. O espanhol soma agora um total de 161 pontos, Jonathan Rea aproximou-se e tem agora 144 pontos, enquanto Toprak Razgatlioglu vê os dois rivais escaparem na luta pelo título com o turco da Yamaha a ter 109 pontos após a ronda do Estoril.