SBK 2022 Estoril – Garrett Gerloff o mais rápido no TL1

O piloto americano foi o mais rápido na primeira sessão de treinos do Mundial Superbike no Estoril. Michael van der Mark sofre lesão grave!

Estoril

Terminada a primeira sessão de treinos livres do Mundial Superbike no circuito do Estoril, temos o americano Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha) a liderar a tabela de tempos da categoria SBK.

Foi já com o céu sob o circuito do Estoril a apresentar-se bastante nublado e com a temperatura ambiente a chegar perto dos 27 graus Celsius (asfalto está nos 36,5 graus), que Gerloff rodou em 1m36.572s, batendo o campeão em título Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) por cerca de duas décimas, embora o piloto turco aos comandos da Yamaha R1 consiga ser o mais rápido em todos os setores intermédios, exceto no último, onde Geroff leva a melhor.

Porém Toprak não conseguiu, pelo menos para já, completar uma volta conjugando todos os seus melhores tempos em cada setor, pelo que o piloto americano está assim na liderança da tabela de tempos.

EstorilQuem continua em boa forma é Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que foi o terceiro mais rápido a rodar neste primeiro contacto com o circuito do Estoril, tendo o espanhol de Talavera de la Reina conseguido ficar a menos de seis décimas do americano da Yamaha.

Numa sessão em que a partir dos cinco primeiros da tabela de tempos as diferenças de registos entre pilotos já superam a barreira de um segundo, uma situação pouco habitual num Mundial Superbike que está sempre altamente competitivo, destaque para a grave lesão sofrida pelo holandês Michael van der Mark.

O piloto da BMW Motorrad WorldSBK Team, que recentemente regressou aos comandos da sua BMW M 1000 RR na ronda anterior em Assen, sofreu uma aparatosa queda na curva 10 do traçado do Estoril.

A queda obrigou mesmo a Direção de Corrida a interromper a primeira sessão de treinos livres com bandeiras vermelhas para assistência em pista ao piloto holandês, que depois foi visto no centro médico do circuito do Estoril. Não foi necessário aguardar muito para se saber o diagnóstico: Michael van der Mark sofreu uma fratura no colo do fémur da perna direita, está já a caminho do hospital São José em Lisboa, onde será operado e iniciará o processo de recuperação desta grave lesão.

EstorilObviamente, Michael van der Mark está completamente fora de ação e foi declarado como não estando apto a competir no que falta cumprir da ronda do Estoril do Mundial Superbike este fim de semana, desfalcando não só a BMW Motorrad WorldSBK como a própria grelha de partida das SBK, que com a presença do talentoso holandês fica sempre mais composta e competitiva.

Quer saber todos os horários completos do Mundial Superbike no Estoril? Então clique aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece no Estoril, com especial atenção para as prestações dos portugueses Dinis Borges e Tomás Alonso que este fim de semana medem forças contra os melhores do Mundial Supersport 300, tendo já rodado na primeira sessão de treinos livres – clique aqui para mais informações