SBK 2022 Estoril – Jonathan Rea destrói o recorde!

O piloto da Kawasaki garantiu mais uma Superpole com uma volta recorde ao Estoril! Jonathan Rea bate o campeão Toprak em qualificação.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Apesar da ameaça da chuva ser uma constante neste segundo dia do Mundial Superbike no Estoril, a verdade é que as condições climatéricas totalmente diferentes do dia anterior, mais quente e seco, permitem aos pilotos extrair o máximo potencial das suas motos.

Com temperatura que se pode considerar amena, temperatura do asfalto relativamente baixa e humidade muito elevada, os pilotos das Superbike encontraram hoje as condições para rodar muito rápido. E isso foi comprovado por Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) que obteve mais uma Superpole e com uma volta que destruiu por completo o recorde absoluto do traçado.

O norte-irlandês e a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR continuam a revelar um ritmo impressionante quando se trata de fazer uma volta rápida. Rea rodou em 1m35.346s nesta qualificação, um tempo que bate claramente o recorde absoluto anterior que era do próprio Rea (1m35.876s).

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Como nota de referência para aqueles que gostam de fazer comparações, e com o asfalto a permitir aos pilotos aproveitar ao máximo a tração dos pneus Pirelli das suas motos, este tempo de Jonathan Rea que lhe garantiu mais uma “pole position” em Superbike é também claramente mais rápido do que o recorde da categoria MotoGP aqui no circuito do Estoril.

Esse recorde da categoria rainha data de 2012, ano em que os motores dos protótipos de MotoGP subiram de 800 para 1000 cc, e pertence ao espanhol Jorge Lorenzo com uma volta em 1m36.909s.

Sem contemplações para com os seus mais diretos rivais, Jonathan Rea não quis perder a oportunidade de avisar Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx), que foi o mais rápido do primeiro dia, mas que, desta feita, e apesar de conduzir a sua Yamaha R1 sempre no limite, não conseguiu bater aquele que é o seu grande rival na luta pelo título, juntamente com Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Toprak ficou a apenas 0.091s de Rea, enquanto Bautista e a sua Ducati Panigale V4 R não conseguiram aproximar-se realmente dos tempos registados pelos dois primeiros. O espanhol e a moto italiana ficaram a mais de seis décimas de Jonathan Rea. Os três favoritos às vitórias – e ao título – dominam assim a qualificação e a primeira fila da grelha de partida.

Nesta qualificação destacamos ainda a performance de Scott Redding. O piloto da BMW Motorrad WorldSBK, que ainda ontem ao final da tarde nos recebeu na “hospitality” da equipa aqui no paddock do circuito do Estoril para revelar a exótica BMW M 1000 RR 50 Years M – clique aqui para saber mais sobre esta novidade – parece finalmente estar a reencontrar o “feeling” com a moto alemã, e um 4º lugar em qualificação é um bom começo de sábado para o irreverente britânico.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Clique aqui para ficar a conhecer os horários completos do Mundial Superbike no Estoril

Fique atento a www.motojornal.pt pois estamos a acompanhar todas as incidências e novidades da visita do Mundial Superbike ao circuito do Estoril este fim de semana, a terceira ronda do campeonato 2022.