SBK 2022 Estoril – Rea capitaliza erro de Toprak e vence corrida Superpole

O campeão errou a poucos metros da meta e permitiu a Jonathan Rea vencer a corrida Superpole do Mundial Superbike no circuito do Estoril.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

O terceiro e último dia de corridas no circuito do Estoril a contar para a ronda portuguesa do Mundial Superbike começou da melhor forma, com emoções bem fortes, quedas e condições de pista bastante traiçoeiras. Na corrida Superpole, de apenas 10 voltas, o vencedor foi Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), mas o norte-irlandês foi obrigado a esperar até poucos metros do fim da prova para perceber que ia vencer.

No arranque desta curta corrida que abriu o domingo de muita ação do Mundial Superbike, Jonathan Rea manteve a liderança, levando Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) atrás de si, enquanto mais atrás Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que tinha vencido a Corrida 1 no sábado, tentava não perder muito tempo para os dois da frente.

Com o asfalto do Estoril a apresentar já uma linha de trajetória seca, mas bastante estreita, depois da chuva das últimas horas ter parado, os pilotos das Superbike foram obrigados a escolher bem os seus pneus Pirelli. Por exemplo, o “rookie” Iker Lecuona (Team HRC) optou por uma mistura de pneu dianteiro intermédio e traseiro slick, apostando que isso lhe garantiria mais confiança no asfalto húmido.

EstorilAqueles que optaram por pneus slick em ambas as rodas, como Bautista, apanharam alguns sustos nos momentos iniciais da prova, quando tentavam trajetórias fora da linha mais seca. O espanhol e líder do campeonato apanhou um valente susto que o fez perder o contacto com Rea e Toprak, colocando-se sobre pressão de Lecuona, que inicialmente esteve muito forte, mas acabou por entregar o terceiro lugar nesta corrida Superpole a Bautista.

Lá na frente, Jonathan Rea pouco conseguiu fazer para manter Toprak Razgatlioglu atrás de si. Tal como no dia de sábado na Corrida 1, também nesta corrida de “sprint”, os dois rivais discutiram travagens no final da reta da meta do Estoril bem no limite. Toprak conseguiu mesmo preparar bem o momento do ataque, colocando-se lado a lado com Rea, obrigando o piloto da Kawasaki a alargar trajetória sem hipótese de contra-atacar.

Os dois pilotos chegaram mesmo a tocar-se levemente no momento da ultrapassagem quando a Yamaha R1 escorregou um pouco de traseira, e isso permitiu a Toprak Razgatlioglu sair com uma pequena vantagem e assumir a liderança, com Jonathan Rea a fazer tudo para não perder o contacto com o campeão em título.

EstorilAos poucos Toprak conseguiu amealhar uma vantagem que na entrada para a última volta das 10 que cumpriram na corrida Superpole era quase de um segundo. Jonathan Rea parecia estar resignado à segunda posição.

Mas mais uma vez o piloto turco não conseguiu a vitória, e tal como na Corrida 1, então com Alvaro Bautista, nesta corrida Superpole o piloto da Yamaha não foi capaz de manter a liderança até à bandeira de xadrez.

Na entrada para a Variante do Estoril, Toprak Razgatlioglu exagerou na travagem num momento em que os pneus Pirelli slick já estavam bastante degradados.

A frente da R1 escorregou bastante, Toprak manteve a calma e fez um “save” que ficará para a história deste campeonato de 2022, evitando a queda, mas isso apenas lhe permitiu ver de perto Jonathan Rea a capitalizar esse erro do rival e seguir depois imparável até à bandeira de xadrez para vencer na frente de Toprak Razgatlioglu, que mais uma vez este fim de semana viu a vitória escapar-se a poucos metros da meta.

Jonathan Rea, um piloto que detém inúmeros recordes no Mundial Superbike, ao vencer esta corrida Superpole no Estoril torna-se no piloto com a carreira mais longa em termos de vitórias: 12 anos, 11 meses e 1 dia. A primeira vitória de Rea aconteceu em Misano no ano de 2009!

EstorilNesta corrida Superpole destaque para as inúmeras quedas. As condições do asfalto, muito traiçoeiro devido ao piso húmido e até mesmo bastante molhado em várias zonas, levaram a várias quedas e desistências: Lucas Mahias, logo na primeira curva depois do arranque, Marvin Fritz, Xavi Vierge, Loris Baz e Eugene Laverty. Todos ficaram fora de ação, sendo que Laverty foi mesmo levado ao Centro Médico do circuito para uma avaliação ao seu estado físico pois sofreu uma queda a alta velocidade na entrada para a Parabólica Interior.

Nas contas do campeonato Alvaro Bautista perdeu alguns pontos para os rivais mais diretos. No entanto o piloto da Aruba.it Ducati continua líder destacado com 141 pontos somados até ao momento, Jonathan Rea segue em segundo com 119 (-22 pontos) e Toprak Razgatlioglu continua em terceiro com 93 pontos (-48 pontos).

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as incidências e resultados do Mundial Superbike nesta ronda do Estoril. Quer ficar a conhecer os horários completos das corridas de domingo? Então clique aqui!