SBK 2022 Most – Pirelli estreia composto de desenvolvimento SC0

Para a sexta ronda da temporada 2022 do Mundial Superbike, a Pirelli leva um novo composto de desenvolvimento SC0.

O circuito de Most, República Checa, é a próxima paragem do Mundial Superbike. Será já no próximo fim de semana que pilotos das categorias Superbike, Supersport e Supersport 300 regressam à ação, num traçado que foi alvo de algumas renovações e modificações desde a última visita deste mundial. Por essa razão, a Pirelli, fornecedor único de pneus, decidiu investir em novidades especificas para Most.

Talvez uma das grandes surpresas desta ronda do Mundial Superbike seja a ausência do lote de compostos disponíveis do SCQ. Este pneu extra macio foi introduzido no início desta temporada como uma opção perfeita para os pilotos de SBK obterem os seus melhores tempos.

Mas a intenção da Pirelli foi conseguir que o SCQ conseguisse ser usado em corrida. E isso acontece precisamente nas corridas curtas Superpole. E com bons resultados, como se tem visto!

Assim, para a roda dianteira, os pilotos de Superbike terão a possibilidade de escolher diferentes tipos de composto, mas todos dentro da gama macia da Pirelli: SC1 standard, SC1 A de desenvolvimento, SC1 B de desenvolvimento e testado em Assen e inclusivamente usado por Jonathan Rea no traçado neerlandês para conseguir duas vitórias. Já o SC1 A foi usado mais vezes e tem a sua “assinatura” negra em cinco vitórias na temporada.

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PirelliPara a traseira os pilotos têm como opção duas possibilidades dentro do composto SC0: o B0624 de desenvolvimento e que estará disponível pela primeira vez para uso em competição precisamente na ronda de Most, e ainda o SC0 em formato standard.

Como referimos, o SCQ que tão boas indicações tem dado ao longo de 2022 não poderá ser escolhido. No seu lugar a Pirelli revela que coloca o SCX, que poderá ser usado tanto na sessão de qualificação Superpole como na corrida Superpole, oferecendo mais “grip” em detrimento de resistência ao desgaste.

Giorgio Barbier, diretor desportivo da marca italiana de pneus, explica o porquê destas opções em termos de compostos disponíveis na ronda de Most do Mundial Superbike:

“Depois das alterações realizadas no circuito durante o inverno, algumas características do traçado podem ter sido alteradas, mas este continua a ser um circuito particularmente exigente para os pneus devido ao seu desenho, e o novo asfalto será provavelmente mais agressivo. Por todas estas razões, decidimos confiar em opções que sendo relativamente suaves, são suficientemente resistentes para estes desafios. Pela mesma razão decidimos não usar o SCQ extra macio e deixar o SCX ficar com todo o destaque na Superpole e possivelmente para a corrida Superpole”.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as incidências e novidades do Mundial Superbike e desta ronda que se realizará em Most no próximo fim de semana.