SBK 2022 – Pirelli confirma chegada do pneu SC Q

A Pirelli confirma que vai disponibilizar um novo pneu SC Q que servirá para realizar as sessões de qualificação Superpole e as corridas Superpole.

Pirelli

Com os pilotos do Mundial Superbike a realizarem dois últimos dias de testes em Motorland Aragón, testes que terminam hoje, precisamente na semana que antecede a primeira ronda do campeonato no circuito espanhol, a Pirelli aproveita para confirmar a chegada de um novo pneu extra macio denominado Pirelli SC Q.

Este novo pneu substitui por completo o anterior Pirelli Q – também conhecido oficialmente como SC W – que era utilizado pelos pilotos na sessão de qualificação Superpole. Este pneu Q possibilitava apenas uma volta única, pois devido ao seu composto super macio a degradação era rápida e servia então como pneu exclusivo para qualificação.

PirelliPorém, a Pirelli acabou a temporada passada a desenvolver uma nova solução de composto que se situa, em termos de dureza, entre o super macio Q e o pneu de corrida que estreou em 2021, o SC X, um pneu macio inicialmente pensado para as corridas “sprint” de curta duração, mas que diversos pilotos conseguiram utilizar mesmo nas corridas de Superbike mais longas em diversas rondas do calendário.

O anúncio de que o SC Q iria substituir o pneu de qualificação Q foi feito em janeiro passado. Porém, só agora é que a Pirelli conseguiu confirmar que os pilotos deram a aprovação para a introdução deste composto na lista de pneus disponíveis para cada ronda do Mundial Superbike 2022.

Giorgio Barbier, diretor desportivo da Pirelli, confirma a utilização dos SC Q desde a primeira ronda em Aragão e afirma que “Sabemos que o objetivo é atingir a corrida Superpole (com o SC Q), dez voltas. De momento os resultados que conseguimos são de apenas entre duas a cinco voltas rápidas. O primeiro objetivo para nós é ser mais rápido do que o SCX de forma a possibilitar aos pilotos fazerem a Superpole como deve ser. Depois, quando os pneus estiverem devidamente desenvolvidos, vamos fazer os pneus para as corridas Superpole também. Nas duas primeiras corridas o pneu SC Q vai ficar como está (apenas para qualificação), mas depois de duas corridas esperamos poder alterar a especificação para o Estoril”.

Em relação ao pneu Pirelli SC X de especificação 557 que foi utilizado na parte final da temporada passada, Barbier confirma que será utilizado como novo pneu “standard” do Mundial Superbike.

PirelliMas até ao verão a marca italiana espera conseguir ter desenvolvido uma nova especificação do SC X, introduzindo-a nas opções para os pilotos, o que possibilitará novas afinações para as motos.

Ao todo, os pilotos do Mundial Superbike 2022 terão nada menos do que seis opções à escolha em termos de compostos para pneus slick: o novo extra macio SC Q, o SC X, SC 0, SC 1, SC 2 e ainda o SC 3. Para além destes, contam ainda com pneus de chuva.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par dos resultados do Mundial Superbike e da primeira ronda em Motorland Aragón que se disputa de 8 a 10 de abril.