SBK 2022 Portimão – Pirelli não disponibiliza o SCQ

O fornecedor único de pneu anuncia uma importante alteração aos compostos. Pirelli não disponibiliza o SCQ no Mundial SBK Portimão.

pirelli

O Mundial Superbike está de regresso a Portugal, e mais concretamente ao Autódromo Internacional do Algarve, cumprindo aquela que será a última ronda europeia da temporada 2022. Um momento importante e onde todos os detalhes, como os pneus usados pelos pilotos em casa sessão em pista, ganham uma relevância ainda maior. É por isso importante saber que tipo de pneus a Pirelli vai disponibilizar aos pilotos de Superbike este fim de semana.

A grande novidade para os próximos dias é que, ao contrário do que aconteceu noutras rondas da temporada, o pneu de composto SCQ, o mais macio de todos, não estará disponível para ser usado na “montanha russa” algarvia. A Pirelli não trouxe o SCQ até Portimão.

Sem o pneu mais macio de todos, aquele que é usado para obter os tempos mais rápidos, os pilotos do Mundial Superbike terão de usar todos os restantes compostos disponíveis no “arsenal” da Pirelli.

Leia também – SBK 2022 Portimão: O Guia Completo

Sem SCQ, o mais macio da gama será o SCX.

Sendo aqui em Portimão o pneu mais macio da Pirelli, o SCX também não poderá ser usado em todas as sessões. A Pirelli sabe que as exigências do asfalto do Autódromo Internacional do Algarve obrigam os seus pneus a um esforço adicional, e por isso o composto SCX apenas poderá ser usado na qualificação Superpole e também na corrida mais curta, de apenas 10 voltas (domingo de manhã), a corrida Superpole.

Para além do SCX que apenas está disponível nessas duas sessões, os pilotos do Mundial Superbike vão poder escolher entre três pneus slick diferentes para a frente, e outros três pneus slick para a traseira.

Para a roda dianteira, todos os três pneus serão compostos SC1, e todos eles já foram usados pelos pilotos. Para além do composto Pirelli SC1 standard, existem ainda dois pneus de desenvolvimento: B0570 e ainda o A0674, este último usado mais vezes ao longo da temporada e que já foi usado mesmo por alguns pilotos para ganhar corridas.

Na roda traseira os pilotos de Superbike terão à escolha o composto SC0 standard e ainda o pneu de desenvolvimento denominado B0624 que também faz parte do composto SC0.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar tudo o que acontece na visita do Mundial Superbike a Portimão. A não perder!