SBK 2022 Portimão – Razgatlioglu voa no primeiro dia!

O campeão em título arranca da melhor forma a ronda de Portimão. Toprak Razgatlioglu lidera no primeiro dia do Mundial Superbike.

Concluído o primeiro dia de treinos livres a contar para a ronda de Portimão do Mundial Superbike, o piloto mais rápido em pista, e literalmente a voar para o topo da tabela de tempos, foi Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx). O campeão em título e atual segundo classificado do campeonato procura reduzir a diferença pontual que o separa do líder Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), e neste primeiro dia de competição no Autódromo Internacional do Algarve, Toprak Razgatlioglu liderou na categoria SBK.

Pese embora tenha perdido cerca de dez minutos no arranque da segunda sessão de treinos livres de Superbike, devido a um problema de travões, o piloto da Yamaha R1 que ostenta nas carenagens o #1 de campeão, foi mesmo o piloto mais rápido nos setores 2 e 3, perdendo no entanto bastante tempo no derradeiro setor do traçado algarvio.

Toprak Razgatlioglu, que arranca este fim de semana com o melhor tempo no primeiro dia ao rodar em 1m40.720s, refere que “Para mim foi uma sexta-feira muito boa porque começamos muito fortes. Estou realmente feliz. Tentámos configurações diferentes, mas agora estamos prontos para a corrida. Na TL1 saltei 21 metros. Para mim é divertido e estou muito feliz por isso. Na TL2 tivemos problemas de travões porque usámos peças novas e senti algumas vibrações. Mudámos os discos e finalmente ficou tudo ok. Depois consegui tempos por volta muito bons com o pneu SC0 e também com o pneu usado. Depois disso, fizemos uma simulação de corrida. Hoje foi um bom dia. Eu segui o Johnny (Rea) e tinha pneus diferentes, mas assim que ele me viu, fechou o acelerador… e depois seguiu-me! Eu vi alguns setores onde ele era rápido e eu também. Amanhã a Superpole será importante. Na Corrida 1 vou lutar pela vitória novamente porque adoro esta pista. Este ano vou tentar as três vitórias”.

portimãoRefira-se que por diversas vezes Toprak Razgatlioglu voltou a “fazer das suas”. Aproveitando as alterações de elevação do circuito luso, o piloto da Yamaha fez questão de mostrar aos fãs todo o seu talento e controlo sobre a Yamaha R1, em particular na descida antes da curva Craig Jones, onde Toprak por várias vezes foi apanhado a voar… literalmente!

Logo atrás do piloto turco na tabela de tempos combinados de sexta-feira está o italiano Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati). O jovem piloto transalpino, depois de confirmar o seu futuro com a Ducati, parece estar a atravessar um excelente momento de forma, e o segundo tempo do dia, pouco mais de duas décimas de diferença de Toprak, deixa Rinaldi como o melhor piloto da equipa oficial Ducati em Portimão.

portimãoE se Rinaldi em segundo na tabela de tempos não tem sido uma visão habitual, o mesmo podemos dizer do surpreendente americano Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha). Gerloff já sabe que não ficará na Yamaha – assinou pela BMW e ficará na equipa Bonovo Action sob a gestão do co-proprietário e ainda piloto Eugene Laverty – e é mais um piloto que parece estar agora totalmente focado no que faz em pista. Terceiro na tabela de tempos, o americano quer brilhar nesta última ronda europeia da temporada do Mundial Superbike.

E onde ficaram os restantes candidatos ao título Superbike?

Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) fechou o primeiro dia em Portimão na quarta posição da tabela de tempos, quase a meio segundo de Toprak Razgatlioglu, e, tal como o turco da Yamaha, também o seis vezes campeão de SBK está a sofrer bastante para conseguir obter um bom último setor no AIA, com a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR a ser apenas capaz de dar ao piloto norte-irlandês nesse derradeiro setor o 16º tempo. Para Rea a boa notícia é que conseguiu ser mais rápido, ainda que por cerca de apenas menos de uma décima, que Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

portimãoO experiente piloto espanhol, que procura este ano garantir o primeiro título no Mundial Superbike e lidera de forma confortável essa corrida ao título, parece estar a “esconder o jogo”, não deixando os seus rivais mais diretos perceber qual o verdadeiro potencial da sua Ducati Panigale V4 R. Veremos amanhã na qualificação Superpole e também na Corrida 1 se Bautista está, de facto, mais lento em Portimão quando comparado com Toprak ou Rea.

Supersport

Se nas Superbike o campeão liderou o primeiro dia em Portimão, na categoria Supersport foi Niki Tuuli (MV Agusta Reparto Corse) que liderou as tabelas de tempos. O piloto da marca italiana não deu hipóteses aos seus rivais e foi mesmo o mais rápido em pista na sessão de treinos livres matinal, repetindo o resultado da parte da tarde.

Tuuli está no topo da tabela de tempos com 0.070s de vantagem para Stefano Manzi (Dynavolt Triumph), e os dois foram mesmo capazes de deixar o campeão e líder do campeonato Supersport, o suíço Dominique Aegerter (Ten Kate Yamaha) com o terceiro melhor registo do dia.

Supersport 300

Na categoria mais “pequena” do Mundial Superbike, e depois de uma segunda sessão de treinos livres interrompida por bandeira vermelha devido à queda violenta do piloto japonês Yuta Okaya (MTM Kawasaki), que foi depois declarado como não estando apto a participar no que falta desta ronda de Portimão, o mais rápido em pista foi José Luis Gonzalez (Accolade Smrz Racing).

Numa categoria onde as diferenças são mínimas entre os jovens pilotos das “trezentos”, destaque para a presença de dois pilotos portugueses como “wild card”.

Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) foi mesmo um dos destaques deste primeiro dia das SSP300 em Portimão. O campeão nacional da categoria entrou com tudo, como se costuma dizer, e alcançou mesmo o 14º melhor tempo na TL2. Tomás Alonso e a sua Kawasaki Ninja 400 rodaram em 1m57.013s, o que deixa o português a cerca de 1,8 segundos do mais rápido da categoria, tendo terminado no entanto na 22ª posição nos tempos combinados.

Já Dinis Borges (Rame Moto Racing), que, recordamos, tornou-se no primeiro piloto português a pontuar neste Mundial SSP300 na ronda do Estoril, e também aos comandos de uma Kawasaki Ninja 400, foi o 31º mais rápido tendo a sua melhor volta sido 1m57.771s.

Quer saber tudo sobre o Mundial Superbike Portimão 2022? Então só tem de clicar aqui!