SBK 2023 Assen – Bautista o mais rápido no primeiro dia

Alvaro Bautista abre a ronda de Assen do Mundial SBK com o melhor tempo do primeiro dia. Can Oncu foi o mais veloz nas Supersport.

sbk

A alta intensidade do Mundial Superbike está de volta, com o primeiro dia da ronda de Assen a marcar o início da ação em pista depois de uma longa paragem. No circuito neerlandês o campeão em título Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) mostra que a paragem não lhe retirou ritmo, e o espanhol de Talavera de la Reina dominou em absoluto o primeiro dia das SBK em Assen.

Bautista, que foi o mais rápido tanto no Treino Livre 1 como no Treino Livre 2, conseguiu cumprir da parte da tarde nada menos do que 22 voltas a rodar em 1m34s, variando entre o segundo 34 baixo e o 34 médio. Um ritmo constante e que deixará os seus rivais diretos em sentido quando chegarmos à qualificação Superpole e depois à primeira corrida das SBK neste fim de semana em Assen.

Mais de duas décimas atrás do piloto da Ducati aparece uma Kawasaki oficial, mas desta feita a ordem de pilotos não é a habitual. Tudo porque Alex Lowes consegue bater o seu companheiro de equipa na Kawasaki Racing Team, Jonathan Rea, com Lowes a mostrar que o traçado dos Países Baixos encaixa bem no seu estilo de pilotagem.

sbkRecordamos que na temporada passada Alex Lowes conseguiu qualificar na primeira fila, e se recuarmos um pouco mais no tempo, até 2018, verificamos que foi aqui em Assen que Lowes conseguiu a sua única “pole position” em SBK.

Refira-se ainda que as duas motos da GYTR GRT Yamaha conseguem intrometer-se nesta batalha entre motos oficiais, com Dominique Aegerter a ser quarto e Remy Gardner a fechar o primeiro dia logo atrás do seu companheiro de equipa e campeão em título das Supersport.

Mundial SBK Assen – Resultados do primeiro dia

1 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) 1m34.316s
2 – Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) +0.231s
3 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) +0.257s
4 – Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) +0.284s
5 – Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) +397s

Mundial Supersport

sbkSe nas SBK temos um piloto que demonstra estar num nível superior, nas Supersport da nova geração encontramos um maior equilíbrio de forças. Em Assen, e depois de cumpridas as duas primeiras sessões de treinos nesta sexta-feira, temos Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) a liderar a tabela de tempos com a melhor volta do dia em 1m37.951s.

Porém, o piloto turco não se pode distrair se quiser permanecer no topo da tabela de tempos, pois Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati) fechou o dia apenas com 5 milésimas de diferença para Oncu!

O “top 3” fica completo com a presença de Yari Montella (Barni Spark Ducati), mas o piloto italiano já ficou a quase seis décimas de Can Oncu.

Mundial SSP Assen – Resultados do primeiro dia

1 – Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) 1m37.591s
2 – Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) +0.005s
3 – Yari Montella (Barni Spark Racing Team) +0.581s
4 – Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) +0.634s
5 – Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0.725s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Mundial Superbike. A não perder!