SBK 2023 Austrália – Bautista arranca a dominar no primeiro dia

Alvaro Bautista terminou o primeiro dia da ronda da Austrália do Mundial Superbike com o melhor tempo. O campeão começa da melhor forma.

sbk

Com o céu azul e boas condições climatéricas, nomeadamente o sempre imprevisível vento que se faz sentir no circuito de Phillip Island, realizaram-se os dois primeiros treinos livres das categorias SBK e Supersport que integram o Mundial Superbike.

Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) não parece disposto a deixar que os seus rivais alimentem o sonho de lhe roubar o título de campeão das SBK este ano, e o piloto de Talavera de la Reina, aos comandos da sua renovada Ducati Panigale V4 R, agora com o #1 na carenagem frontal, saltou para o topo da tabela de tempos combinados das duas sessões cumpridas no primeiro dia do Mundial Superbike na Austrália.

O espanhol registou a sua melhor marca do dia com uma volta em 1m30.623s, realizada nos minutos finais da segunda sessão de treinos livres, conseguindo assim manter Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) atrás de si a quase meio segundo de diferença. Alvaro Bautista roda já a cerca de 1,5 segundos do recorde das SBK em Phillip Island, o que revela que o campeão quer arrancar de forma perfeita esta temporada, tendo liderado os testes oficiais de pré-temporada de forma dominadora e agora a querer repetir a performance já em ambiente de competição.

sbkNeste primeiro dia do Mundial SBK na Austrália o italiano Andrea Locatelli ficou com as honras de ser o piloto que mais se aproximou do, aparentemente, intocável, Bautista. O piloto da Yamaha registou a sua melhor volta do dia durante os minutos finais da primeira sessão de treinos livres, um tempo que acabaria por ser o seu melhor pois na segunda sessão de treinos, Locatelli acabaria por sofrer uma queda que o impediu de fazer um segundo “time attack”.

Um contraste absoluto com a performance do antigo campeão e seu companheiro de equipa. Toprak Razgatlioglu fechou o primeiro dia com o 10º melhor registo, uma posição pouco habitual para o sempre feroz turco da Yamaha que agora volta a ostentar o seu #54 nas carenagens da YZF-R1 oficial.

Na tabela de tempos, e mais precisamente no “top 3” encontramos outra marca. Tudo porque Iker Lecuona levou a Honda CBR 1000 RR-R Fireblade até ao terceiro lugar da tabela de tempos combinados, com o piloto espanhol do Team HRC a destacar-se neste arranque de campeonato.

sbkPara o antigo piloto de MotoGP, e a estrear uma renovada Fireblade fruto das “super concessões” que a marca japonesa pode utilizar no Mundial SBK para melhorar a competitividade da moto, este não deixa de ser um primeiro dia excelente, se tivermos em conta o que ainda no início desta semana, durante o teste oficial em Phillip Island, o piloto espanhol disse sobre a diferença da Honda para as rivais.

E por falar em surpresas, e depois de uma pré-temporada abaixo das expectativas, a o neerlandês Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad) foi outra das surpresas do dia. Com a nova M 1000 RR a mostrar-se em bom plano no primeiro dia na Austrália, Van der Mark saltou para o “top 6” logo atrás de Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), esperando agora consolidar a sua performance no que falta disputar deste fim de semana de arranque de Mundial SBK na Austrália.

Na tabela de tempos combinados das duas primeiras sessões de treinos livres das Superbike em Phillip Island, destacamos ainda o melhor piloto independente, Philipp Oettl (Team GoEleven Ducati) que foi 7º, enquanto o melhor “rookie” é Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) com o 9º tempo.

Supersport

Na outra categoria também presente neste arranque de mundial na Austrália, temos Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati) a levar a sua Panigale V2 até ao topo da tabela de tempos, depois de ter visto aquele que, tendo por base os resultados da pré-temporada, será o seu maior rival esta temporada 2023, Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha), liderar da parte da manhã.

Bulega precisou de se esforçar para bater o tempo do compatriota, com o piloto da Ducati a rodar em 1m32.852s, tempo suficiente para deixar Manzi a mais de meio segundo.

Quem não teve um dia fácil, pese embora o terceiro melhor tempo do primeiro dia das Supersport tenha o seu nome, foi Adrian Huertas (MTM Kawasaki). Duas quedas, uma em cada um dos treinos livres, e ambas na mesma curva, a 10, deixaram o piloto fora de ação durante alguns minutos, cruciais para conseguir tentar um ataque mais efetivo aos dois lugares de topo da tabela de tempos das Supersport.

Quer ficar a par dos horários completos do Mundial Superbike na Austrália? Apenas tem de clicar aqui !

Superbike – resultados do primeiro dia na Austrália

1 – Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 1m30.623s

2 – Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.446s

3 – Iker Lecuona (Team HRC) +0.506s

4 – Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +0.534s

5 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.681s

Supersport – resultados do primeiro dia na Austrália

1 – Nicolo Bulega (Aruba.it WorldSSP Team) 1m32.852s
2 – Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0.510s
3 – Adrian Huertas (MTM Kawasaki) +0.889
4 – Federico Caricasulo (Althea Racing) +0.903s
5 – Nicholas Spinelli (VFT Yamaha) 1.024s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do Mundial Superbike e Supersport. A não perder!