SBK 2023 Austrália – Bautista e Bulega vencem à chuva

As primeiras corridas de SBK e SSP terminam com vitórias de Alvaro Bautista e Nicolo Bulega. Aqui fica a crónica do início do Mundial Superbike.

sbk

Apesar do bom tempo e condições gerais que brindaram os pilotos do Mundial Superbike no teste oficial de pré-temporada e também no primeiro dia da ronda da Austrália, a verdade é que o circuito de Phillip Island é sempre uma “caixa de surpresas”, e, tal como em tantas outras ocasiões no passado, tanto a corrida 1 da SBK como a de Supersport acabaram por ser afetadas pela chuva que decidiu aparecer no traçado australiano.

Neste segundo dia de Mundial SBK na Austrália, e depois de Topral Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) ter conseguido a primeira Superpole da temporada 2023, a chuva acabou por obrigar a Direção de Corrida a adiar o início da Corrida 1.

Quando finalmente se deu o arranque, o campeão em título, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), iniciou de imediato o ataque à vitória, assumindo a liderança ao ser o mais rápido a chegar à primeira curva, embora nessa mesma primeira volta fosse Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a assumir a primeira posição depois de ultrapassar o espanhol da Ducati na curva 10.

sbkÀ 10ª volta da Corrida 1 das SBK, Bautista puxou dos “galões” de campeão, atacou a posição de Rea na curva Stoner, escapando a partir daí com a liderança do pelotão, conquistando, aos poucos, uma vantagem que nas últimas doze voltas de corrida chegou a quase 3,5 segundos sobre o segundo classificado, Jonathan Rea.

Ainda assim, a vitória quase fugia de Bautista quando à 12ª volta o espanhol exagerou na curva 8 e quase caiu depois da sua Ducati Panigale V4 R sofrer um início de “highside”, quase atirando o piloto para o chão. Bautista manteve o controlo da moto de forma espetacular nestas difíceis condições de pista, e garantiu assim uma importante vitória, a primeira da temporada 2023 do Mundial SBK.

O degrau mais baixo do pódio ficou na posse do turco Toprak Razgatlioglu. Depois de perder a liderança partindo da “pole position”, o piloto da Yamaha não revelou ter andamento para se manter na luta pela vitória com Alvaro Bautista e Jonathan Rea, cedendo assim para os dois rivais diretos na luta pelo título das SBK, e terminando então na 3ª posição nesta Corrida 1 da Austrália.

sbkNesta corrida de SBK destaque ainda para o resultado de Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati). O veterano e multifacetado piloto italiano conseguiu cruzar a meta em 7º, sendo depois relegado para 8º devido a condução irresponsável, uma situação detetada pela Direção de Corrida, já na última volta, num momento em que Petrucci teve um encontro mais imediato com Xavi Vierge (Team HRC).

Ainda assim, “Petrux” foi o melhor estreante em pista, sendo que o lugar de melhor piloto independente ficou na posse de Axel Bassani (Motocorsa Racing) em 5º.

Mundial SBK – Resultados da Corrida 1 na Austrália

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
    2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +3.471s
    3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +6.168s
    4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +16.789s
    5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +20.918s

Supersport

Nas “seiscentos”, a Ducati terminou com um longo jejum de vitórias nesta classe. Tudo porque Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati) ofereceu à marca de Borgo Panigale a primeira vitória nas Supersport desde 2005 em Imola. Para Bulega foi também um regresso ao lugar mais alto do pódio, pois o italiano não vencia em qualquer categoria desde a corrida de Moto3 CEV em 2015 em Jerez.

Ao contrário da corrida das SBK, a de Supersport iniciou-se e foi depois interrompida quando à quarta volta uma queda entre pilotos – Yari Montella (Barni Spark Ducati) e Adrian Huertas (MTM Kawasaki) – obrigou os comissários de pista a mostrarem as bandeiras vermelhas.

Na segunda partida para os pilotos das Supersport cumprirem as derradeiras 12 voltas até à bandeira de xadrez, e com escolhas diferentes de pneus, com alguns pilotos a optarem pelos intermédios e outros por pneus de chuva. Bulega foi um desses pilotos, optando por montar pneus de chuva na sua Ducati Panigale V2.

Uma escolha que se revelou vital para garantir este resultado, pois o italiano rapidamente se adaptou às condições de aderência, e confirmou então na Corrida 1 das Supersport toda a rapidez que já tinha demonstrado durante os testes de pré-temporada na preparação para este fim de semana em Phillip Island.

Refira-se ainda que o pódio ficou completo com a presença do “rookie” Nicholas Spinelli (VFT Racing Yamaha), enquanto outro estreante, mas com muita experiência, John McPhee (Vince64 by Puccetti) estreou-se também no pódio.

Uma última nota ainda para o resultado de Tarran Mackenzie (Petronas MIE MS Racing Honda. Foi o 5º classificado nesta Corrida 1, levando assim a regressada Honda CBR 600 RR aos lugares cimeiros na categoria. No entanto, e devido a atrasos logísticos que impedem a homologação da “seiscentos” japonesa, este resultado é apenas provisório, estando dependente da CBR 600 RR conseguir mesmo cumprir com todos os passos da homologação para voltar a competir no Mundial Supersport.

sbkMundial Supersport – resultados da Corrida 1 na Austrália

  1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team)
  2.  Nicholas Spinelli (VFT Racing Yamaha) +0.942s
  3. John McPhee (Vince64 by Puccetti Racing) +2.965s
  4. Niki Tuuli (Dynavolt Triumph) +11.624s
  5. Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE MS Racing HONDA Team) +15.838s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados do Mundial Superbike e Supersport. A não perder!