SBK 2023 Austrália – Ducati “limpa” tudo”

A marca italiana venceu todas as corridas realizadas na Austrália neste arranque de Mundial SBK. Alvaro Bautista e Nicolo Bulega não deram hipóteses!

Há momentos na história do motociclismo de competição que ficam para mais tarde recordar, e, certamente que o que aconteceu este fim de semana no Mundial Superbike na ronda de abertura na Austrália será um desses momentos. Alvaro Bautista e Nicolo Bulega, o primeiro em SBK e o segundo nas Supersport, ofereceram à Ducati e à equipa Aruba.it o que podemos considerar o fim de semana de sonho!

Entre os dois pilotos da Aruba.it Ducati ficaram repartidas as vitórias nas SBK e SSP, com Bautista a fazer o “triplete” aos comandos da Panigale V4 R, e o italiano Bulega aos comandos da Panigale V2 a fechar a ronda de abertura do mundial com duas vitórias em Phillip Island.

Na categoria principal SBK, Alvaro Bautista confirmou em piso seco todo o domínio que tem demonstrado neste início de pré-temporada.

sbkSe na Corrida 1 na Austrália o piloto de Talavera de la Reina teve alguma oposição por parte de Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), então com piso molhado e bastante complicado, nas corridas Superpole e Corrida 2, disputadas na madrugada deste domingo (hora de Portugal) e com o asfalto seco, Bautista e a Ducati Panigale V4 R não deram hipóteses aos seus rivais.

Na corrida Superpole, e apesar de partir da segunda posição na grelha de partida Bautista não sentiu dificuldade em fazer um melhor arranque do que Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon), e assim chegou à liderança ainda antes da primeira curva de Phillip Island. A partir daí a história da corrida não mostra nenhum outro líder, com Alvaro Bautista a escapar na frente e ao longo das dez voltas.

Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati) conseguiu fazer a combinação perfeita para a equipa italiana, assumindo a segunda posição, enquanto atrás de si já Jonathan Rea tinha descido até à 9ª posição ao sofrer um encontro imediato com o “rookie” Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha).

sbkCom Rinaldi a não conseguir fechar a diferença de um par de segundos para o seu companheiro de equipa, o italiano assegurou a segunda posição nesta corrida Superpole, enquanto Aegerter e o seu companheiro de equipa e também “rookie” em SBK, Remy Gardner, caíram os dois depois do australiano exagerar numa travagem mais forte e não evitar o contacto com o suíço campeão em título das Supersport.

O lugar mais baixo do pódio e atrás dos dois pilotos oficiais Ducati ficou para Toprak Razgatlioglu, que nunca conseguiu mostrar a ferocidade nas travagens como é habitual no seu estilo de condução com YZF-R1.

Algumas horas mais tarde, e sempre com piso seco, mas já com o vento característico de Phillip Island a fazer-se sentir com mais intensidade, realizou-se então a terceira corrida das SBK.

Nesta Corrida 2, a história do líder não foi muito diferente, pois Alvaro Bautista, com o “triplete” à vista e a tentar um arranque perfeito de temporada, tal como tinha conseguido no seu ano de estreia em 2019, voltou a garantir a primeira posição e novamente com Michael Ruben Rinaldi a secundar o campeão no pódio das SBK em Phillip Island. Para a Ducati foi mais uma dobradinha.

Rinaldi nunca conseguiu replicar o ritmo do seu “chefe de fila”, mas garantiu neste domingo australiano de arranque de temporada 2023 dois bons resultados que o deixam bem posicionado na classificação do mundial.

sbkAtrás dos pilotos oficiais Ducati ficou Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon), que desta feita substituiu Toprak Razgatlioglu no pódio, com o piloto turco inclusivamente a não terminar a Corrida 2 das SBK depois de uma queda em que também esteve envolvido Alex Lowes (Kawasaki Racing Team).

Essa queda acabou por ter alguma influência na discussão dos lugares de “top 5”, pois reduziu o grupo que discutiu as 4ª e 5ª posições a apenas quatro pilotos: Axel Bassani (Motocorsa Ducati), Jonathan Rea, Philipp Oettl (Team GoEleven Ducati) e ainda Iker Lecuona (Team HRC).

Destes, o mais forte foi Bassani, que garantiu então a quarta posição e com outro piloto Ducati, neste caso Oettl, a ser o quinto melhor na Corrida 2 das SBK. Isto significa que a marca italiana posicionou quatro Panigale V4 R nas cinco primeiras posições, sendo duas motos oficiais e duas privadas a mostrarem que a Ducati Corse está realmente a fazer um grande trabalho neste início de temporada.

SBK – resultados da Corrida 2

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
    2. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +6.191s
    3. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +9.099s
    4. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +11.680s
    5. Philipp Oettl (Team GoEleven) +12.020s

SBK – classificação do campeonato após ronda da Austrália

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 62 pontos
    2. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 34 pontos
    3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 31 pontos

Supersport

Se nas SBK o domínio da Ducati foi avassalador, também se poderá dizer o mesmo na categoria Supersport, embora neste caso o destaque seja inteiramente dado a um só piloto: Nicolo Bulega. O italiano da Aruba.it, depois de vencer à chuva a Corrida 1, voltou a repetir a vitória, mas desta feita com piso seco e numa corrida que teve de ser encurtada quando gansos decidiram entrar em pista para ver os pilotos das SSP passa.

sbkA luta pela vitória nesta categoria foi uma discussão a três, com Bulega, Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha) e ainda Can Oncu (Puccetti Kawasaki), este último a ser menos interventivo na luta pela vitória, mas ainda assim a manter-se sempre perto dos rivais.

Bulega assumiu a liderança nos primeiros momentos, até que à passagem da 10ª volta da corrida, Manzi decidiu que era o momento de atacar e conseguiu mesmo levar a sua Yamaha R6 até ao topo da classificação. Manzi manteve-se líder durante duas voltas completas, pois no final da 13ª volta já Nicolo Bulega recuperar o primeiro lugar na longa e ondulante reta da meta de Phillip Island.

A luta pela vitória não durou muito mais tempo, pois na 15ª volta a Direção de Corrida do Mundial SBK foi obrigada a interromper a ação em pista quando alguns gansos voltaram a entrar em pista, colocando em perigo as suas vidas, mas também os pilotos das Supersport

Como já se tinham cumprido mais de dois terços da distância originalmente prevista para esta corrida, a mesma foi dada como concluída e Nicolo Bulega fechou com segunda vitória, seguido de Stefano Manzi e com Can Oncu a ser o terceiro classificado.

SSP – resultados da Corrida 2

  1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team)
    2. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0.382s
    3. Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) +0.665s
    4. Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) +9.647s
    5. Glenn van Straalen (EAB Racing Team) +11.080s

SSP – classificação do campeonato após ronda da Austrália

  1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) 50 pontos
    2. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) 30 pontos
    3. Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) 22 pontos

Depois deste fim de semana de abertura da temporada do Mundial SBK, os pilotos e equipas viajam rapidamente para a Indonésia, mais precisamente para a ilha de Lombok, onde os espera a segunda ronda da temporada de 3 a 5 de março no paradisíaco circuito de Mandalika.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do Mundial SBK e Supersport. A não perder!