SBK 2023 Barcelona – Bautista completa “hat trick” e Ivo Lopes em 17º

Ivo Lopes fecha fim de semana no Mundial Superbike com 17º na Corrida 2, que terminou com nova vitória, a terceira, de Alvaro Bautista em Barcelona.

ivo lopes

Se dúvidas ainda existissem sobre quem é o piloto (e moto) mais forte atualmente no Mundial Superbike, essas dúvidas desapareceram por completo este fim de semana em Barcelona. Mesmo com a sua moto a perder 250 rpm, a verdade é que Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) está num patamar bastante superior conforme confirmam as três vitórias conseguidas nas três corridas realizadas em Montmeló. No circuito catalão esteve também em destaque Ivo Lopes com a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK.

No arranque para a derradeira corrida da ronda de Barcelona, a Corrida 2 das Superbike, os pilotos ainda sentiram a ameaça de chuva, com os comissários de pista a mostrarem as bandeiras que indicam aderência reduzida em determinados setores do circuito. Porém, o sol viria a fazer-se sentir com mais força, e a chuva acabou por não alterar o rumo dos acontecimentos.

Em pista, Alvaro Bautista desta vez foi inicialmente surpreendido nos momentos iniciais por Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon), com o piloto turco a assumir a liderança. Mas essa liderança não durou muito, pois Bautista queria terminar mais um fim de semana com “hat trick”, e na segunda volta já o campeão e líder do campeonato estava novamente na primeira posição.

ivo lopesA partir daí, e novamente sem que tivesse oposição de qualquer outro piloto, Alvaro Bautista foi abrindo vantagem para os perseguidores. O piloto de Talavera de la Reina viria a cruzar a meta após 20 voltas cumpridas com cerca de 8,5 segundos de vantagem para o segundo classificado.

Com mais esta vitória, Bautista iguala em número de vitórias – 43 – a lenda do Mundial Superbike que é o japonês Noriyuki Haga. Ainda assim, o espanhol está longe do recordista absoluto que é Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) que tem 118 vitórias até agora.

O pódio desta Corrida 2 das Superbike em Barcelona ficou completo com a presença de Toprak Razgatlioglu, que depois de grande parte da corrida sem se conseguir aproximar de Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati), que rodou sempre isolado em segundo, aproveita uma repentina quebra de performance do pneu traseiro Pirelli da Ducati do italiano para, numa manobra espetacular na última curva e já com a bandeira de xadrez à vista, subir a 2º e assim repetir o resultado que tinha conseguido nas duas corridas anteriores.

Já Michael Ruben Rinaldi, depois dos problemas nas corridas 1 e Superpole, consegue finalmente em Barcelona subir ao pódio.

Quanto ao Ivo Lopes, o português da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, desta feita não repetiu o 15º lugar que lhe garantiu um excelente ponto na sua corrida de estreia em Superbike. Nesta Corrida 2, o piloto da Amadora levou a sua M 1000 RR #75 até ao 17º lugar depois de ter conseguido manter o 19º lugar com que saiu para esta corrida nos momentos iniciais.

Depois, Ivo Lopes consegue mesmo ser o mais forte na batalha com Lorenzo Baldassarri, e mantém depois uma interessante discussão com o britânico Bradley Ray, com os dois a trocarem algumas vezes de posição, mas com Ray a sair por cima desta intensa luta.

A meio da Corrida 2 Ivo Lopes estava então a rodar em 18º, mas um problema técnico na M 1000 RR do seu companheiro de equipa, Scott Redding, que abandonou, permitiu ao piloto português ascender uma posição na classificação, posição essa com que terminou a sua participação na Corrida 2 do Mundial Superbike.

Um fim de semana que certamente não será esquecido por parte de Ivo Lopes, que figura na classificação de pilotos de Superbike com um ponto conquistado.

ivo lopesPrecisamente essa classificação de pilotos que é cada vez mais dominada por Alvaro Bautista. Com três vitórias em Barcelona, o piloto espanhol fecha a quarta ronda da temporada do Mundial Superbike com 236 pontos, mais 69 do que Toprak Razgatlioglu e mais 103 pontos do que Andrea Locatelli.

Isto significa que mesmo que Bautista falhe ou não pontue numa ronda, e Toprak consiga pontuação máxima, o piloto da Aruba.it Ducati será sempre líder da classificação do mundial. Apesar de estarmos apenas no início da temporada, a verdade é que começa a desenhar-se já um segundo título consecutivo para Alvaro Bautista, que das 12 corridas disputadas em 2023, apenas não venceu uma delas!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Mundial Superbike e do desporto em duas rodas. A não perder!