SBK 2023 Barcelona – Ivo Lopes sem tempo registado no primeiro treino

Ivo Lopes estreou-se no Mundial SBK durante o primeiro treino livre da ronda de Barcelona, mas não registou qualquer tempo. Michael Ruben Rinaldi foi o mais rápido.

ivo lopes

Está dado o “tiro” de partida para a quarta ronda do Mundial Superbike a contar para a temporada 2023. Nesta ronda de Barcelona, os portugueses têm um foco de interesse adicional, pois o piloto Ivo Lopes integra a equipa oficial ROKiT BMW Motorrad WorldSBK em substituição do piloto habitual Michael van der Mark na categoria principal SBK.

Para o piloto português o primeiro treino livre das SBK no circuito catalão era a oportunidade para rodar com a BMW M 1000 RR na sua especificação Superbike. Uma moto totalmente diferente da sua habitual M 1000 RR que utiliza no ESBK ou até no Campeonato Nacional de Velocidade.

Possivelmente terá sofrido um problema técnico na sua moto quando tentou sair para a pista, e por isso Ivo Lopes cumpriu apenas uma volta a Montmeló durante a sessão Treino Livre 1, não chegando sequer a registar um tempo válido que lhe permita ocupar uma posição na tabela de tempos. A sessão acabou assim por ser um “balde de água fria” para o piloto e para todos aqueles que queriam ver o #75 em pista.

ivo lopesDurante vários momentos o piloto da Amadora foi visto a conversar com os técnicos da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, estando acompanhado na box por Rogério Mota, representante da BMW Motorrad Portugal, que faz a ligação entre o piloto e a sua equipa para este fim de semana.

Ainda sem qualquer tempo registado, resta agora esperar pela sessão Treino Livre 2 das SBK para percebermos o que conseguirá o Ivo Lopes fazer aos comandos da sua BMW M 1000 RR.

Quanto aos mais rápidos, e num fim de semana onde existe uma enorme expectativa depois da Dorna WorldSBK e FIM terem anunciado alterações nas rotações máximas dos motores da Kawasaki e da Ducati, no primeiro caso com aumento de 250 rpm e no segundo caso com redução de 250 rpm, a verdade é que nesta TL1 do Mundial Superbike acabou por ser à mesma uma moto de Borgo Panigale a liderar a tabela de tempos.

Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati) rodou em 1m41.633s, uma volta suficiente para deixar atrás de si Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a 0.019s de diferença, enquanto o “top 3” ficou completo com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon). Refira-se ainda que o líder do campeonato, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) foi quarto mais veloz em pista, estando a menos de 0.150s do seu companheiro de equipa.

Quer estar a par de todos os horários completos do Mundial Superbike em Barcelona? Apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar a par de todas as novidades do Mundial Superbike, este fim de semana com especial destaque para as prestações do português Ivo Lopes. A não perder!