SBK 2023 – Horários da ronda de Barcelona

O Mundial SBK chega a Barcelona. Aqui ficam os horários deste fim de semana que conta com Ivo Lopes na BMW oficial.

O paddock do Mundial Superbike já se instalou de “motos e bagagens” no circuito de Barcelona, onde a partir de amanhã e até à tarde do próximo domingo 7 de maio teremos a quarta ronda da temporada 2023. Desta feita os fãs portugueses têm ainda mais razões para estar atentos ao que se passa em pista, pois como a Revista MotoJornal aqui lhe contou, o piloto português Ivo Lopes estará no lugar do lesionado Michael van der Mark na equipa oficial da BMW Motorrad WorldSBK.

Para o piloto português esta será, obviamente, uma oportunidade única na sua carreira internacional. Recordamos que Ivo Lopes, depois dos excelentes resultados e inúmeros títulos no Campeonato Nacional de Velocidade, saltou para o campeonato espanhol ESBK com a easyRace Team, onde em 2021 atingiu o ponto máximo ao sagrar-se campeão das SBK no competitivo ESBK!

Conhecedor da BMW M 1000 RR, Ivo Lopes tem, no entanto, um enorme desafio pela frente, pois a moto alemã na sua especificação de Superbike é substancialmente diferente daquela a que está habituado. E, para além disso, o piloto português terá de se adaptar aos pneus Pirelli Slick usados em SBK.

sbkPor falar em pneus, convém destacar que nesta ronda do Mundial SBK em Barcelona os pilotos terão a oportunidade de estrear o novo Pirelli Diablo Superbike dianteiro no composto SC0, que será ainda desenvolvido ao longo da atual temporada, tornando-se numa opção “normal” em 2024.

Este novo pneu dianteiro Pirelli Diablo Superbike SC0 é uma opção macia, que deverá permitir aos pilotos usufruir de maior aderência num circuito como Barcelona, particularmente exigente para o pneu dianteiro das motos, em especial as zonas de travagem fortes e ondulantes, ou ainda as curvas bastante abertas e feitas em velocidades mais elevadas.

O objetivo da marca italiana com a introdução deste composto dianteiro SC0 é de equilibrar a performance das motos, ou o comportamento, pois até agora a Pirelli conseguia disponibilizar compostos bastante macios para a traseira, mas que não eram acompanhados pelo mesmo tipo de composto na dianteira, o que poderia causar problemas na afinação das motos.

Ainda em jeito de antevisão desta ronda de Barcelona, e destacando sempre a presença do português Ivo Lopes na BMW oficial, o campeonato chega a esta ronda com Alvaro Bautista na liderança do campeonato e de forma destacada. O piloto espanhol – clique aqui para saber mais – anunciou já no circuito que renovou o contrato com a Aruba.it Ducati por mais um ano, pelo que agora estará ainda mais focado nos resultados de cada corrida.

Por outro lado, os rumores mais recentes no paddock do Mundial SBK apontam para que o Team HRC (Honda), esteja disposto a cometer uma pequena loucura para “roubar” Toprak Razgatlioglu à Yamaha. Alguns rumores referem que a Honda terá já colocado em cima da mesa de negociações com o piloto turco, uma oferta inicial de 1 milhão de euros por temporada e prometem ainda uma CBR 1000 RR-R Fireblade substancialmente mais competitiva.

Um valor que está longe dos valores praticados em MotoGP, um campeonato que é do interesse de Toprak, que, no entanto, e se acreditarmos nas palavras do seu empresário e antigo piloto Kenan Sofuoglu, deverá permanecer nas Superbike onde está totalmente adaptado e luta por títulos.

Se o continuará a fazer pela Yamaha ou se eventualmente mudará de marca, é algo que teremos de aguardar para saber a resposta. Mas este é um dos assuntos “quentes” do paddock do Mundial SBK em Barcelona.

Ainda nesta antevisão convém referir que a partir deste fim de semana, e tendo por base os resultados das corridas até agora realizadas, a Federação Internacional de Motociclismo e a Dorna WorldSBK decidiram anunciar alterações aos limites de rotações impostos à Ducati e à Kawasaki.

No caso da Ducati, a Panigale V4 R terá uma redução do limite máximo de rotações de 250 rpm, ficando a moto italiana com um máximo de 16.100 rpm. Já a Kawasaki Ninja ZX-10RR vê o limite aumentar em 250 rpm, passando a ser agora de 15.850 rpm. Refira-se ainda que o aumento de rotações da Ninja ZX-10RR deve-se à Kawasaki ter optado por utilizar 5 pontos de concessão.

Horários do Mundial Superbike em Barcelona

Sexta-feira 5 de maio

8H00 – 8H30 – R3 BLU cRU – Treino Livre 1

8H45 – 9H15 – Supersport 300 – Treino Livre 1

9H30 – 10H15 – Superbike – Treino Livre 1

10H25 – 11H10 – Supersport – Treino Livre 1

12H30 – 13H00 – R3 bLU cRU – Superpole

13H15 – 13H45 – Supersport 300 – Treino Livre 2

14H00 – 14H45 – Superbike – Treino Livre 2

15H00 – 15H45 – Supersport – Treino Livre 2

Sábado 6 de maio

8H00 – 8h30 – Superbike – Treino Livre 3

8H45 – 9h05 – Supersport 300 – Superpole

9H25 – 9H45 – Supersport – Superpole

10H10 – 10H25 – Superbike – Superpole

10H45 – R3 bLU cRU – Corrida 1

11H40 – Supersport 300 – Corrida 1

13H00 – Superbike – Corrida 1

14H15 – Supersport – Corrida 1

15H15 – R3 bLU cRU – Corrida 2

Domingo 7 de maio

8H00 – 8H15 – Superbike – Warm Up

8H25 – 8H40 – Supersport – Warm Up

8H50 – 9H05 – Supersport 300 – Warm Up

10H00 – Superbike – Corrida Superpole

11H30 – Supersport – Corrida 2

13H00 – Superbike – Corrida 2

14H15 – Supersport 300 – Corrida 2

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do Mundial Superbike, este fim de semana com especial destaque para o piloto português Ivo Lopes. A não perder!