SBK 2023 – Imola regressa ao calendário!

Um dos circuitos mais icónicos do mundo está de volta ao calendário do Mundial SBK. O circuito de Imola está de regresso em 2023!

Depois de três temporadas ausente do calendário, o circuito de Imola, um dos mais icónicos do Mundial Superbike, está novamente pronto a receber os melhores pilotos do mundo nas categorias SBK, Supersport e Supersport 300. A confirmação foi divulgada hoje pela Dorna WSBK, que assim garante um calendário mais interessante com a adição desta corrida em Itália.

Neste regresso ao Mundial SBK, o circuito de Imola será então o cenário da sétima ronda do ano, de 14 a 16 de julho.

Para os menos conhecedores da história do icónico traçado italiano, oficialmente denominado de Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari di Imola, a primeira vez que foi incluído no Mundial Superbike foi em 2001. Ao longo dos anos em que as SBK visitaram Imola, o asfalto deste circuito foi palco de intensas batalhas, algumas delas inesquecíveis para os fãs do motociclismo de competição, como o grande final de temporada em 2002 entre Troy Bayliss e Colin Edwards.

sbkAtualmente os pilotos em destaque são outros, nomeadamente Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que enfrenta em 2023 um contingente de rivais sedentos de roubar o título de campeão SBK ao espanhol da Ducati que arrancou a temporada com performance demolidora em Phillip Island.

Entusiasmado com o regresso ao circuito de Imola este ano, Gregorio Lavilla, diretor executivo do Mundial Superbike, refere que “Esta segunda ronda em Itália confirma a popularidade do campeonato entre os fãs italianos, pois existe uma grande paixão por este desporto em Itália, e temos muitos pilotos e equipas italianas no nosso paddock. Imola tem uma história ilustre no Mundial SBK, e esperamos ansiosamente pela ronda italiana de 2023, que esperamos que seja entusiasmante para os fãs”.

Já Pietro Benvenuti, diretor geral do circuito de Imola, não consegue esconder o orgulho de voltar a acolher na sua “casa” o Mundial Superbike, particularmente “Porque o campeão do mundo de SBK vai entrar em pista numa Ducati, indubitavelmente um grande incentivo para todos os “Rossa” assistirem nas bancadas. Optar pelo mês de julho foi também uma escolha estratégica para a região que vai abrir novas oportunidades de negócio numa altura em que a lotação da oferta hoteleira não estará esgotada, confirmando o papel do circuito como motor da economia local. É um grande resultado que se tornou possível devido ao apoio da administração municipal, que desejava fortemente o regresso do Mundial SBK”.

Com mais este circuito a fazer parte do calendário 2023 do Mundial Superbike, os fãs deste campeonato ganham assim mais um ponto de interesse num campeonato que já tem vindo a posicionar-se e reforçar a sua posição como competição de referência no motociclismo.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados e novidades do desporto em duas rodas. A não perder!