SBK 2023 Indonésia – Bautista mete a 4ª e Can Oncu estreia-se

Alvaro Bautista venceu hoje pela quarta vez no Mundial SBK em 2023. Já o turco Can Oncu estreou-se a vencer nas Supersport.

Com a ameaça de chuva sempre presente sobre o circuito da Mandalika, onde este fim de semana se disputa a segunda ronda da temporada do Mundial Superbike, os pilotos das categorias SBK e Supersport tiverem então de cumprir a Corrida 1 do programa desta ronda na Indonésia.

Nas SBK, e tal como se tinha visto na ronda de abertura na Austrália, o vencedor foi Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati). O piloto espanhol e atual campeão, continua num estado de forma absolutamente demolidor, e apesar de ter visto Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) garantir mais uma Superpole, arrancando assim da primeira posição da grelha de partida, Bautista não perdeu a calma e fez o que tem feito nas últimas corridas: venceu!

Toprak ainda se manteve no topo da classificação da Corrida 1 das SBK nas primeiras voltas, num momento em que os pilotos procuravam ainda “acalmar” o nervosismo habitual após o arranque, momento em que o plantel ficou reduzido devido à queda de Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati).

Leia também – SBK 2023: Horários completos da ronda na Indonésia

sbkBautista sabia de antemão que o traçado de Mandalika é do agrado de Toprak Razgatlioglu, que já tinha vencido com a sua Yamaha YZF-R1 no passado, e que tentava então recuperar pontos no campeonato. Apesar do ritmo rápido, o piloto da Ducati não quis perder muito tempo atrás do turco, e num ataque surpresa, na curva 15 do traçado indonésio, Bautista reclamava para si a primeira posição quando estávamos apenas na 5ª volta da Corrida 1 das SBK.

A partir daí foi a vez do campeão impor o ritmo que desejava, e depois de conservar os pneus Pirelli numa primeira fase da corrida, principalmente o dianteiro, que sofre bastante no asfalto habitualmente sujo de Mandalika, Alvaro Bautista esteve ao seu nível que temos visto nos tempos mais recentes.

Volta após volta foi abrindo uma margem de segurança para os perseguidores, e rapidamente acabou por consolidar a primeira posição, vencendo pela quarta vez consecutiva em 2023, alargando ainda mais a vantagem pontual no mundial. Foi também a primeira vez que Bautista venceu em Mandalika, um circuito onde em anos anteriores tinha sentido bastantes dificuldades, e se recuarmos no tempo até Phillip Island 2022, o piloto espanhol está já numa série de seis vitórias consecutivas!

sbkPara a Ducati este foi também um triunfo importante, pois foi a estreia da moto italiana como vencedor de uma corrida na Indonésia, e a nível de recordes do Mundial SBK, isto significa que a casa de Borgo Panigale tem agora um total de 396 vitórias e está próximo de atingir uma marca histórica de 400 vitórias.

Atrás do vencedor, Toprak Razgatlioglu não revelava ter argumentos para responder ao ritmo mais forte do campeão, e por isso o piloto turco acabou a corrida a pensar no campeonato. Toprak alterou a estratégia, passando a defender a sua segunda posição, até porque tinha atrás de si o jovem Axel Bassani (Motocorsa Ducati a tentar uma aproximação.

Bassani acabaria por não levar até ao fim o seu ataque ao segundo lugar de Toprak Razgatlioglu, que assim fechou a Corrida 1 das SBK na Indonésia garantindo o seu 85º pódio da carreira, e vendo a segunda R1 da equipa oficial, a moto de Andrea Locatelli, ocupar a terceira posição nesta primeira corrida do fim de semana em Mandalika.

E com este resultado, Locatelli assume também o segundo lugar no campeonato, mas já com 37 pontos de diferença para o líder reforçado que é Alvaro Bautista. Toprak Razgatlioglu encontra-se na terceira posição.

sbkNesta Corrida 1 das SBK destaque ainda para algumas prestações menos positivas.

Por exemplo, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) terminou a corrida em 9º e a mais de 14 segundos do vencedor. O norte-irlandês está a passar por um período de maior dificuldade, e aqui em Mandalika a sua Ninja ZX-10RR está, tal como as outras motos da marca de Akashi, a sofrer bastante com a degradação dos pneus Pirelli.

Outro piloto que está bastante desagradado com este início de temporada é Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad). O britânico, que nos tempos mais recentes tem sido uma das vozes que defende a introdução de um peso mínimo combinado piloto / moto, sofreu um problema técnico na sua nova BMW M 1000 RR, quando o radiador furou e levou ao sobreaquecimento da moto.

Redding levou a M 1000 RR até à box da BMW Motorrad, apenas para mostrar todo o seu desagrado com um murro na própria moto, antes mesmo de entrar na box para dar por concluída a sua corrida.

Em sentido contrário encontramos Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad), que ao contrário de Redding tem estado bastante mais “escondido” de polémicas nas redes sociais, mas consegue em Mandalika elevar a sua performance e colocou a M 1000 RR #60 na sexta posição, logo atrás dos italianos Axel Bassani (4º), o melhor piloto independente, e de Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) que foi o melhor estreante terminando a Corrida 1 de SBK em 5º.

Uma última nota para a ausência do australiano Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha). O antigo piloto de MotoGP está com problemas de saúde e não participou na primeira corrida das Superbike. Amanhã (domingo) será reavaliado para perceber se tem condições de competir tanto na corrida Superpole como na Corrida 2 que fechará o programa do Mundial SBK na Indonésia.

sbkSuperbike – resultados da Corrida 1 na Indonésia

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
    2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +4.809s
    3. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +6.586s
    4. Axel Bassani (Motocorsa Racing) +8.871s
    5. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +11.667s

Superbike – classificação do campeonato após Corrida 1 na Indonésia

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 87 pontos
    2. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 50 pontos
    3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 43 pontos

Mundial Supersport

sbkNa corrida dedicada às “seiscentos”, a intensidade subiu de nível ainda antes do início da Corrida 1 em Mandalika. Tudo porque, momentos antes dos semáforos se apagarem para dar início à corrida Supersport, e cumprindo com as previsões meteorológicas, algumas nuvens mais cinzentas decidiram salpicar o asfalto do traçado indonésio.

Nesse momento ficou tudo na expectativa se seria necessário competir nesta Corrida 1 com pneus de chuva, mas a verdade é que os pilotos optaram por manter as suas motos equipadas com pneus slick.

E foi uma opção correta, pois a chuva nunca aumentou muito de intensidade, e o asfalto acabou mesmo por secar rapidamente, permitindo então aos pilotos explorarem as suas motos ao máximo.

Quanto à corrida propriamente dita, e nesta que foi a sua 65ª corrida, o turco Can Oncu (Kawasaki Puccetti) estreou-se a vencer. A iniciar aquela que é a quarta temporada nas Supersport, Oncu dominou a corrida desde o início, alcançando a liderança depois de arrancar da primeira linha da grelha de partida.

Para além de ser mais rápido do que os rivais mais diretos, Can Oncu aproveitou da melhor forma a intensa batalha pelas restantes posições de pódio, e acabou a corrida em primeiro com uma vantagem de mais de três segundos sobre o segundo classificado.

Essa posição acabaria por ser de Federico Caricasulo (Althea Racing Ducati), que depois de uma série de trocas de posição com Niki Tuuli (Dynavolt Triumph), consegue mesmo regressar ao pódio das Supersport, uma categoria onde já foi um dos pilotos a vencer. Tuuli por sua vez oferece à Triumph o primeiro pódio da temporada 2023 no Mundial Supersport.

Supersport – resultados da Corrida 1 na Indonésia

  1. Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing)
    2. Federico Caricasulo (Althea Racing Team) +3.305s
    3. Niki Tuuli (Dynavolt Triumph) +4.172s
    4. Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) +7.813s
    5. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) +11.558s

Supersport – classificação do campeonato após Corrida 1 na Indonésia

  1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team)  61 pontos
    2. Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) 41 pontos
    3. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) 39 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades e resultados do Mundial SBK. A não perder!