SBK 2023 – Tom Sykes escolhido para substituir Michael van der Mark na BMW

A ROKiT BMW Motorrad WorldSBK decide chamar Tom Sykes para substituir o lesionado Michael van der Mark no Mundial Superbike.

tom sykes

A recente participação de Ivo Lopes na ronda de Barcelona do Mundial Superbike, uma participação que se saldou com um ponto e uma excelente evolução do piloto português em cada sessão aos comandos da BMW M 1000 RR de SBK, deixava os fãs portugueses sonhar com a possibilidade do Ivo Lopes continuar a competir neste campeonato enquanto Michael van der Mark estivesse lesionado.

O próprio Ivo Lopes mostrou essa esperança, mas referiu sempre estar descansado com o seu futuro, e que se tivesse de acontecer (continuar a competir no Mundial SBK), aconteceria. Porém, e ao contrário do que todos os fãs portugueses desejavam, e, certamente, o próprio piloto luso, a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK anunciou agora um novo piloto para substituir o lesionado Van der Mark.

Esse piloto será Tom Sykes, o experiente britânico, que já foi campeão do mundo de SBK, e que recentemente após a ronda de Barcelona anunciou a rescisão de contrato com aquela que era a sua equipa para 2023, a Puccetti Kawasaki.

tom sykesUm mau arranque de temporada com a equipa privada da Kawasaki, que culminou numa prestação muito abaixo do expectável em Barcelona, deixou Tom Sykes com a clara ideia que não seria possível continuar a competir ao mais alto nível na Puccetti. Desta forma, o britânico deixou a equipa e, estando livre de contrato, foi imediatamente contactado pela ROKiT BMW Motorrad WorldSBK.

Será assim um regresso de Sykes à BMW Motorrad oficial, equipa pela qual competiu de 2019 a 2021, tendo pilotado as superdesportivas alemãs S 1000 RR e ainda a primeira geração da M 1000 RR. Com a equipa alemã o piloto conquistou seis pódios e três “pole positions” ao longo das três temporadas.

Quanto à duração da presença de Tom Sykes na equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, tudo vai depender da recuperação do piloto habitual Michael van der Mark. O neerlandês já se encontra a recuperar da fratura no fémur esquerdo, operado logo após a ronda de Assen do Mundial SBK.

Van der Mark tem vindo a publicar nas redes sociais informações que revelam que a recuperação ativa já começou, com algum treino leve, o que poderia deixar antever um regresso mais rápido do que o esperado. Porém, o diretor da BMW Motorrad Motorsport, Marc Bongers, e apesar de confirmar estar em constante contacto com Michael van der Mark, prefere não adiantar uma data de regresso, pelo que Tom Sykes estará com a equipa por tempo indeterminado.

O regresso de Tom Sykes aos comandos da BMW M 1000 RR oficial está marcado para o teste que se vai realizar no circuito de Misano.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo da competição em duas rodas. A não perder!