SBK 2023 – Toprak o mais rápido dos testes em Jerez

Depois de dois dias de testes do Mundial Superbike no circuito de Jerez, o piloto mais rápido em pista foi Toprak Razgatlioglu.

toprak

A temporada 2023 do Mundial Superbike promete grandes emoções, e com muitos pilotos a chegarem pela primeira vez a este campeonato, e outros a regressarem, como é o caso de Tom Sykes, que já foi campeão, os dois dias de testes que as equipas de SBK e algumas de Supersport realizaram no circuito de Jerez, revestiram-se de especial relevância. Que o diga Toprak Razgatlioglu!

Com os fãs ainda a tentarem habituar-se às novidades em termos de pilotos, onde se destacou a presença em pista do novo piloto da Barni Racing, Danilo Petrucci, a verdade é que foi um dos “velhos conhecidos” do paddock de Superbike a posicionar-se acima de tudo e todos.

O turco Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) pretende recuperar o título que foi conquistado em 2021 e perdido no ano passado. Apesar de uma forte caída durante a parte da manhã, tendo destruído por completo a sua Yamaha YZF-R1 na curva Jorge Lorenzo, Toprak foi o mais rápido em pista no segundo dia, repetindo assim o que tinha feito na quarta-feira.

toprakApesar das temperaturas no circuito andaluz continuarem baixas (no ar a temperatura esteve nos 10 graus Celsius!), o piloto da Yamaha rodou em 1m38.269s, melhorando inclusivamente o seu registo anterior, e colocando-se já muito perto do recorde que pertence a Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team).

Rea, por sua vez, conseguiu num derradeiro esforço chegar ao segundo lugar na tabela de tempos destes dois dias de testes do Mundial Superbike em Jerez. O norte-irlandês e a sua Ninja ZX-10RR ficaram a poucas milésimas de Toprak, com Rea a registar a sua melhor volta em 1m38.352s

Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que defenderá o seu título de 2022 utilizando o #1 nas carenagens da sua Ducati Panigale V4 R, aproveitou este segundo dia para completar uma sessão de testes bastante intensa. O espanhol de Talavera de la Reina cumpriu um total de 86 voltas, e mesmo assim ainda teve energia para ser o terceiro mais veloz em pista.

toprakEntre os novos nomes que se destacam na categoria Superbike, encontramos o campeão das Supersport. Dominique Aegerter (GYTR Yamaha) foi o sexto mais rápido no segundo dia de testes em Jerez. Danilo Petrucci foi 8º a cerca de um segundo de Toprak Razgatlioglu, enquanto Remy Gardner (GYTR Yamaha) foi 10º. Refira-se ainda que Tom Sykes foi 17º, num regresso a este campeonato e novamente com Kawasaki, mas agora uma moto privada.

Depois destes dois dias em Espanha os pilotos do Mundial Superbike estarão de 31 de janeiro a 1 de fevereiro no circuito português Autódromo Internacional do Algarve, onde irão cumprir nova jornada de testes.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades do Mundial Superbike. A não perder!