SBK 2023 – Toprak Razgatlioglu assina pela BMW!

Toprak Razgatlioglu está confirmado como novo piloto da equipa oficial da BMW Motorrad Motorsport no Mundial Superbike.

toprak razgatlioglu

Depois da confirmação da saída da Yamaha no final da atual temporada do Mundial Superbike, o piloto turco Toprak Razgatlioglu não demorou muito tempo a esclarecer o seu futuro a partir de 2024. Tendo inicialmente deixado a porta aberta a diversos cenários, inclusive uma mudança de campeonato, o campeão de 2021 foi agora confirmado como novo piloto da equipa oficial da BMW Motorrad Motorsport em SBK.

Estando ainda os fãs e o paddock do Mundial SBK a recuperar da notícia da saída da Yamaha, a verdade é que um dos melhores pilotos deste campeonato, e que já conta com um título no seu currículo, facilmente seria um dos pilotos mais desejados pelos diversos fabricantes que competem neste campeonato de motos derivadas de modelos de produção em série.

Toprak Razgatlioglu acabou então por aceitar a oferta da BMW Motorrad Motorsport, e estará aos comandos da M 1000 RR a partir da próxima temporada. Ainda sob contrato com a marca japonesa, o piloto turco não pode falar sobre o tema, pelo que teremos de aguardar mais algum tempo antes de ouvirmos a opinião de Toprak Razgatlioglu sobre a mudança para a BMW Motorrad Motorsport.

A equipa oficial da marca de Munique no Mundial Superbike, com Marc Bongers a liderar o projeto, ainda não confirmou quem será o segundo piloto da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK. Atualmente a equipa conta com Scott Redding e Michael van der Mark a tempo inteiro, embora o neerlandês esteja fora de ação por muito tempo devido a lesão, sendo substituído já por Tom Sykes até regressar.

E se Toprak Razgatlioglu ainda não fala sobre a assinatura de contrato com a BMW Motorrad Motorsport, já o diretor desportivo da divisão de competição da marca alemã não consegue esconder o entusiasmo com a chegada do irreverente e sempre rápido piloto turco.

Marc Bongers refere que “O Toprak é, sem dúvida, um dos melhores pilotos do plantel atualmente, o que ele demonstrou ao conquistar o título em 2021 do Mundial Superbike. Mas ele não é apenas um piloto rápido, é também uma grande personalidade fora da pista. Estamos convencidos que o Toprak vai adaptar-se muito rapidamente à família BMW Motorrad Motorspor. Estamos ansiosos por esta colaboração e pelo nosso futuro em conjunto”.

A mudança de um piloto da Yamaha para a BMW Motorrad no Mundial Superbike começa a ser algo comum. Recordamos que já no passado tinha sido Marco Melandri a fazer esta mudança, e mais recentemente foi Michael van der Mark, em 2021, a trocar a YZF-R1 pela superdesportiva alemã.

Com esta confirmação, uma peça, muito importante, do puzzle do Mundial SBK fica encaixada numa nova equipa. Faltará agora descobrir quem será companheiro de equipa de Toprak Razgatlioglu em 2024, e, no campo da Yamaha, qual será o piloto que a equipa de Iwata vai garantir para ocupar o lugar deixado vago pela saída do turco que é o seu principal piloto.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto. A não perder!