InícioDesportoTomás Alonso - Expectativas para o Mundial SSP300

Tomás Alonso – Expectativas para o Mundial SSP300

Tomás Alonso regressa ao Mundial de Supersport 300, como o único piloto português a participar a tempo inteiro. A Revista Motojornal esteve à conversa com o piloto para conhecer as suas perspetivas para a temporada.

-

Após conquistar o Campeonato Espanhol de Supersport 300 (SP300), Tomás Alonso prepara-se para disputar o Mundial SSP300 de 2025, categoria na qual será o único piloto português a competir a tempo inteiro. 

Em 2018, já havia disputado o campeonato de forma integral, mas desta vez regressa com a equipa Pons Motosport Italika Racing. Tricampeão nacional da categoria, Tomás partilhou com a Revista Motojornal as suas expectativas para esta nova fase da carreira e os desafios que terá pela frente.

A primeira ronda da temporada, a ser realizada em Portugal, tem um significado especial para o piloto. “Sinto-me bastante bem, parecendo que não, ser em casa e ter os portugueses a apoiar dá sempre um “extrazinho” e eu gosto bastante”, partilhou Tomás.

Haverá ainda mais uma prova a acontecer em solo português – a ronda do Estoril. Tomás expressou o seu entusiasmo: “Fico contente que este ano em que eu volto a fazer o Mundial a tempo inteiro tenhamos duas corridas em casa”.

- PUBLICIDADE -

Tomás Alonso

Quando questionado sobre a sua preparação para o Mundial, Tomás explicou que a transição do campeonato espanhol para o Mundial não exigiu muitas mudanças no seu treino. “Em termos de preparação física e de treino com a mota, vai ser praticamente o mesmo. Talvez haja um pouco mais de intensidade nos treinos com a mota, mas grandes mudanças não”, revelou. 

Para o atleta luso, o nível competitivo do campeonato espanhol aproxima-se ao do Mundial, o que lhe dá confiança para esta nova fase: “Se consegui ser campeão de Espanha, não digo que seja campeão aqui, mas que também consigo fazer bons resultados em várias provas”.

Quanto aos objetivos para a primeira prova, Tomás espera terminar entre os dez primeiros, apesar de reconhecer o elevado nível de competição da categoria.

“Na SSP300, já sabemos que há sempre uma luta constante e são muitos pilotos a lutar pela vitória. Ou seja, é uma categoria que tanto se pode fazer um pódio e ganhar ou ficar em décimo ou décimo primeiro. E é um resultado que se calhar não sobressai tanto, quando a realidade é que estivemos bastante perto e a lutar pela vitória”, explicou.

Tomás Alonso

- PUBLICIDADE -

Com a notícia de que este será o último ano do Mundial SSP300, a transição para uma nova categoria foi um dos temas centrais da entrevista. Tomás vê a mudança com bons olhos, não só para si, mas também para outros jovens pilotos. 

“Esse é um dos meus objetivos, seguir para essa nova categoria. Acho que vai ser bom para mim e para outros pilotos, porque vai ser uma categoria nova para toda a gente”, afirmou. 

A nova categoria, apesar de já ser praticada em Itália, trará desafios para os pilotos, mas também novas oportunidades, dado que “Vai haver muitas marcas, ainda não se sabe bem qual é a melhor e também qual é que vai ser o regulamento. Vai ser tudo uma novidade para toda a gente e isso vai ser bom”.

Tomás referiu ainda que a prova da República Checa constitui um dos seus maiores desafios, pelo facto de ser uma pista na qual ainda não tem experiência. Tendo em conta a importância das qualificações para um bom desempenho nas corridas, o piloto apontou também estas sessões como um desafio para a temporada.

Tomás Alonso

Com o fim da categoria SSP300 à vista e a chegada de novas oportunidades como a mudança para uma nova classe, Tomás Alonso está determinado a dar um passo em frente. Assim, a adaptação ao Mundial e a consistência ao longo da temporada serão fundamentais para definir o seu percurso, neste momento de transição.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -