A ‘Catedral da Velocidade’, como também é conhecido o circuito neerlandês de Assen, foi este fim de semana palco da terceira ronda da temporada 2025 do Mundial Superbike (SBK). Com as motos da Ducati e BMW Motorrad penalizadas, conforme a Revista Motojornal aqui lhe contou em todo o detalhe, as três corridas de Assen resultaram em três vitórias para pilotos diferentes.
Na Corrida 1 das SBK, tivemos Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) a revelar-se intocável. O italiano e líder do campeonato não se deixou atemorizar pela surpreendente “pole position” obtida por Sam Lowes (Elf Marc VDS Racing), e assim que conseguiu saltar para a liderança rapidamente abriu uma grande margem para os perseguidores.
Bulega abriu então o fim de semana com uma vitória extremamente convincente, e aproveitou da melhor forma os resultados menos conseguidos dos seus principais rivais. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad World SBK) foi apenas 4º, atrás de Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha) e Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati), com o veterano italiano a regressar aos pódios nas Superbike.
Pior resultado nesta Corrida 1 teve Alvaro Bautista. O veterano espanhol da Aruba.it Ducati foi demasiado otimista numa tentativa de recuperar posição, perdeu a frente da sua Panigale V4 R, e em consequência disso não só desistiu, como ainda levou consigo um ‘inocente’ Sam Lowes que foi ‘varrido’ pela moto de Bautista.
Leia também – Mundial SBK: Guia Completo da temporada 2025
Já este domingo, e depois da chuva decidir aparecer em Assen, disputou-se a corrida Superpole logo pela manhã cedo.
Nestas condições de pista molhada, quem reinou foi Toprak Razgatlioglu. Se no piso seco o piloto turco e campeão em título das SBK diz sentir grandes dificuldades com a sua M 1000 RR, a verdade é que com menor aderência o equilíbrio entre o plantel da categoria principal do Mundial é muito maior, e o piloto faz mais diferença.
Toprak não perdeu muito tempo a subir à liderança da corrida Superpole das SBK, e fixou-se tranquilamente na primeira posição. Com isso, cruzou a meta em primeiro, e conseguiu registar a sua primeira vitória em Superbike com piso molhado. Para o turco da BMW Motorrad o resultado foi ainda mais importante, pois atrás de si o maior rival Nicolò Bulega foi obrigado a abandonar a corrida devido a problema técnico na sua Panigale V4 R.
Ao pódio desta corrida curta do fim de semana em Assen subiram ainda Sam Lowes e Alvaro Bautista.
O programa do fim de semana terminou com a Corrida 2, já realizada com piso novamente seco. Nestas condições, e pese embora tenha arrancado de uma posição bastante penalizadora na grelha de partida devido à desistência na Superpole, foi Nicolò Bulega que novamente se destacou.
O italiano foi conseguindo superar todos os seus adversários a caminho de assumir a liderança da Corrida 2 em Assen, e quando parecia que tinha a vitória assegurada, até por ter uma vantagem generosa para os perseguidores, a sua Ducati voltou a atraiçoar e obrigou o italiano a desistir novamente devido a problema técnico.
Com isto, foi Andrea Locatelli e a sua Yamaha YZF-R1, uma moto que está agora atualizada graças às Super Concessões ao nível do quadro, a assumir a liderança da corrida. O italiano queria regressar às vitórias, e logo no circuito onde no passado conseguiu o seu primeiro pódio e vitória nas SBK, e depois de grandes e intensas batalhas nas voltas iniciais, seria Locatelli a cruzar a meta em grande estilo e roda no ar, para uma merecida vitória.
Atrás do italiano da Pata Maxus Yamaha ficaram Alvaro Bautista seguido de perto pelo australiano Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha).
Refira-se que esta Corrida 2 foi das mais emocionantes e intensas dos últimos tempos, com vários pilotos e motos de diferentes fabricantes a discutirem as posições de pódio, com inúmeras trocas de posições.
Destaque também para as grandes dificuldades sentidas pelo Campeão em título. Toprak Razgatlioglu decidiu arriscar no pneu traseiro Pirelli em composto SC0. Uma aposta que correu mal, com a M 1000 RR a não se revelar ao nível das motos rivais, inclusivamente da nova Bimota KB998 de Axel Bassani (BbKRT) ou também da Honda CBR1000RR-R Fireblade de Iker Lecuona (Team HRC). Toprak Razgatlioglu fechou a Corrida 2 em 8º, um resultado negativo, que ainda assim foi amenizado pela desistência de Nicolò Bulega.
A classificação do campeonato Mundial Superbike continua a ter Bulega na liderança, agora com 136 pontos, seguido de Toprak Razgatlioglu com 115 pontos, Andrea Locatelli com a vitória está em terceiro com 107 pontos.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!