Nicolò Bulega continua a fazer história no Mundial de Superbike. Em Misano, voltou a conquistar um hat trick de vitórias: depois de vencer a primeira corrida no sábado, hoje voltou a vencer a Superpole Race e a corrida 2.
O piloto italiano soma assim 25 vitórias consecutivas – 21 conquistadas esta temporada, a somar às quatro das últimas corridas da temporada passada. Ao fim de sete rondas das 12 previstas para este ano, o piloto da Aruba.it Racing continua invicto. Mas apesar do domínio, esta foi uma estreia para Bulega, já que nunca tinha vencido em Misano.
«É uma grande emoção para mim», disse Bulega no final. «Ganhámos em Itália, em Misano. Um piloto italiano, numa equipa italiana, numa moto italiana. É difícil pedir mais. Tenho que agradecer a toda a gente na equipa. Hoje celebramos e a partir de amanhã vamos pensar em Donington».
Bulega + Lecuona + Montella x 3
Este domingo em Misano voltou a acontecer o que já tinha acontecido em algumas rondas anteriores: três pódios iguais. Sempre com Nicolò Bulega no degrau mais alto, acompanhado de Iker Lecuona (Aruba.it Racing) e Yari Montella (Barni Spark Racing Team).
Apesar de alguma réplica inicial por parte de Lecuona, Bulega acabou sempre por vencer ‘folgado’ e sem grande oposição. Somando mais uma vez a pontuação máxima possível, Bulega aumentou para 121 pontos a sua vantagem no comando do campeonato, sobre o seu companheiro de equipa, segundo na tabela.
Esta sétima ronda da temporada ficou marcada pelo regresso de Miguel Oliveira às corridas. Depois de ter conseguido o 11.º na qualificação, no sábado conseguiu terminar a corrida 1 no oitavo lugar. Hoje, depois do esforço de ontem, o sabor foi algo agri-doce: o piloto da ROKiT BMW Motorrad alcançou um brilhante sexto lugar, dadas as condições, na Superpole Race, mas abandonaria na corrida 2.
Melhor posição de arranque
Oliveira recuperou logo um par de posições na primeira volta e pouco depois chegou ao sexto lugar, onde ficou quase até ao final. Na última volta seria ultrapassado por Lorenzo Baldassarri (Team Goeleven), cruzando a meta na sétima posição. Porém, Alberto Surra – quinto a cruzar a meta – seria acusado de pilotagem irresponsável e teria que ceder a posição, o que não fez antes do final da corrida. Assim, seria penalizado com 3 segundos a somar ao seu tempo de corrida, o que fez descer para sétimo, com o quinto lugar a ser atribuído da Baldassarri e o sexto a Miguel Oliveira.
Isso permitiu a Oliveira uma melhor posição na partida para a corrida 2, passando a ocupar o sexto lugar da grelha, ou seja, fechando a segunda linha.
Miguel Oliveira tinha dito no sábado que cada saída para a pista era como uma dura sessão de ginásio, referindo-se ainda à recuperação da lesão no ombro. A derradeira corrida, com temperaturas elevadas, seria mesmo um duro teste para terminar o fim de semana. O piloto português acabou por abandonar à oitava volta, recolhendo às boxes depois de ter rodado em 9.º.
Mais dorido
«Foi um fim de semana de regresso», disse Miguel Oliveira. «O mais surpreendente é que ontem consegui fazer a corrida com bom ritmo. Esta manhã acordei ainda mais dorido. A corrida Superpole foi boa e, na verdade, foi uma grande surpresa, mesmo para mim. Mas depois na segunda corrida, senti que não conseguia continuar a puxar com dores, porque as limitações eram muitas, e eu já já não estava a controlar a moto. Mas quero deixar uma mensagem à equipa: eles deram-me todo o apoio durante o fim de semana e durante todo o processo de recuperação. Estar aqui após cinco semanas é um grande feito, e fazê-lo de um modo sólido e conseguir o que conseguimos, acho que temos que estar orgulhosos. Mesmo eu não estando a 100% fisicamente, e não tendo testado aqui como os outros pilotos, devíamos estar contentes com o que conseguimos, e avançar a partir daqui.»
Miguel Oliveira ocupa o 9.º lugar no campeonato, 2 pontos atrás de Álvaro Bautista e 2 pontos à frente de Alberto Surra.
Agora há quase um mês de pausa, com o campeonato a regressar à ação no fim de semana de 12 de julho em Donington.
Classificação do Campeonato Mundial de Superbike após a sétima ronda:
1 Nicolò Bulega (Ducati) – 434 pontos
2 Iker Lecuona (Ducati) – 313
3 Yari Montella (Ducati) – 170
4 Alex Lowes (Bimota) – 156
5 Sam Lowes (Ducati) – 148
6 Axel Bassani (Bimota) – 128
7 Lorenzo Baldassarri (Ducati) – 123
8 Álvaro Bautista (Ducati) – 99
9 Miguel Oliveira (BMW) – 97
10 Alberto Surra (Ducati) – 95
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!