SEAT Mó em testes extremos na neve e no deserto

A SEAT Mó foi alvo de testes extremos ao longo de 4400 km na neve, areia, água, terra batida e em temperaturas que variam entre -10ºC e 45ºC.

Do país vizinho chega a notícia de que a eléctrica SEAT Mó esteve em testes extremos na neve e no deserto, em duas localidades espanholas tão distantes como os Pirenéus Catalães e o deserto de Almería. A scooter elétrica foi testada ao longo de 4.400 quilómetros na neve, areia, água, terra batida e em temperaturas que variam entre -10ºC e 45ºC.

Já aqui falámos várias vezes nos últimos dois anos da evolução do projeto destinado à mobilidade urbana da Seat, marca de automóveis de origem espanhola pertencente ao Grupo Volkswagen, que aposta em duas scooters eléctricas para entrar no universo das duas rodas, a MÓ eScooter 125 e MÓ eKickScooter 65. A SEAT MÓ, a unidade de negócios da SEAT dedicada à mobilidade urbana, prossegue assim o seu plano de lançamento dos dois modelos ainda antes do Verão em sete países europeu.

Mas antes dessa estreia a equipa de Engenharia e Qualidade da SEAT MÓ pôs à prova a SEAT MÓ 125 por entre neve, gelo, estradas molhadas, temperaturas negativas; areia, poeira, deserto, estradas não pavimentadas, calor sufocante. Os testes forma importantes para a marca garantir a melhor performance possível da scooter SEAT MÓ 125 100% elétrica.

Performance global

A SEAT MÓ 125 foi levada “até ao limite” em estradas e curvas, neve e areia, em pavimentos molhados e em terra batida, ao sol e à chuva, a acelerar e a travar. Durante os testes, os engenheiros verificaram a bateria, os componentes da mota, e asseguraram que a tração e a suspensão não eram comprometidas em circunstância alguma ou que os pneus não perdessem a sua aderência. “Os testes de qualidade da SEAT MÓ visaram garantir que a scooter será capaz de oferecer potência, velocidade, aderência e alcance elétrico em qualquer situação” disse o Diretor Geral da SEAT MÓ, Lucas Casanovas.

Também foi vital garantir que o funcionamento totalmente elétrico da mota se mantenha consistente mesmo em climas dramaticamente diferentes, como as temperaturas mínimas de Inverno de -10ºC nos Pirenéus (Baqueira) ou os 45ºC de Verão no deserto árido de Almería. “Temos de garantir que o nível da carga não vai baixar drasticamente em temperaturas abaixo de zero, da mesma forma, que a bateria não irá sobreaquecer em calor sufocante”, explicou Lucas. Para isso, a bateria tem um sistema de autoproteção que, por exemplo, reduz a energia se sentir que está a ficar demasiado quente.

Estes testes serviram para definir as configurações do modelo para os mercados internacionais com climas de frio extremo, bem como em climas quentes e desérticos.

A bateria tem de ser completamente selada e estanque para proteger os seus componentes elétricos de elementos externos nocivos, tais como pó e água. Por esta razão, a SEAT MÓ 125 cumpre as normas internacionais IP67: “Isto significa que a bateria oferece proteção total contra o pó, e que a sua vedação consegue resistir perfeitamente ao ser submersa até um metro de água salina durante pelo menos 30 minutos sem se danificar” disse Lucas. “Uma moto é para ser desfrutada independentemente das condições meteorológicas ou rodoviárias, e com estes testes de qualidade confirmámos que a SEAT MÓ 125 o consegue fazer”, conclui.

Ainda que a Seat continue a otimizar as performances dos seus dois modelos de estreia para países de climas mais extremos, a produção da SEAT MÓ eScooter 125 já arrancou no passado mês de dezembro, em colaboração com a empresa de Barcelona Silence, especialista em motos elétricas.

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