Seat quer alugar scooters à semana ou ao mês

A Seat com a sua scooter eléctrica Mó vai reforçar em 2021 a sua estratégia de mobilidade urbana para desenhar as cidades do futuro através do conceito de motosharing.

Em 2020, a SEAT consolidou o seu compromisso com a mobilidade urbana e a sua contribuição para a conceção das cidades mais sustentáveis do futuro com a criação da SEAT MÓ. Com esta nova unidade de negócio, a marca pretende responder às novas necessidades de mobilidade das cidades, com produtos e serviços 100% elétricos, sem ruído, acessíveis e de baixo custo. Oferece também soluções de mobilidade para os jovens, com novas propostas concebidas exclusivamente para eles.

SEAT MÓ começou o ano com um novo modelo de subscrição flexível para a nova scooter elétrica, a SEAT MÓ eScooter 125, por 70 euros por semana ou 150 euros por mês. A subscrição inclui um seguro completo a partir dos 18 anos de idade, assistência rodoviária, serviço ao cliente 24 horas por dia e a possibilidade de utilizar o veículo para toda a família dentro da mesma quota.

O projeto foi lançado como um projeto-piloto no centro de Barcelona, CASA SEAT, que será o ponto de entrega e recolha das motos. O responsável da SEAT MÓ, Lucas Casasnovas, salienta que “este novo modelo foi concebido tanto para clientes da marca como para qualquer cidadão que esteja a considerar comprar uma moto e queira experimentá-la antes de o fazer. É um pacote completo que também oferecemos com os dois modelos de scooters.” Com esta modalidade, a empresa quer oferecer uma solução adicional às pessoas que procuram novas formas de mobilidade que surgiram como resultado do impacto da COVID-19.

O modelo de subscrição permite uma modalidade intermédia de utilização para a SEAT MÓ eScooter 125, cujas vendas começaram no final de 2020, e o serviço de motosharing que está disponível em Barcelona. No Verão passado, a SEAT MÓ lançou o aluguer de scooters ao minuto com mais de 600 eScooters à disposição dos cidadãos na capital catalã. Nos últimos meses, tornou-se um dos principais operadores, com mais de 50.000 downloads registados na nova aplicação de mobilidade concebida pela SEAT:CODE, a “digital machine” da SEAT S.A..

Novos desafios para 2021

 Durante 2021, a SEAT MÓ irá contribuir com soluções de micromobilidade para o projeto internacional do Grupo Volkswagen de converter a ilha grega de Astypalea, no Mar Egeu, num paraíso de descarbonização, transporte sustentável, elétrico e inteligente. A SEAT participará neste projeto oferecendo as suas eScooters para promover a mobilidade elétrica na ilha. O objetivo desta iniciativa é servir de programa-piloto para desenvolver um modelo que possa mais tarde ser adaptado a outras cidades. Lucas Casasnovas acrescenta que “2021 será o ano da SEAT MÓ e continuaremos com o nosso sonho de contribuir ativamente para a conceção de cidades 100% descarbonizadas e com emissões zero”.

Para além de percorrer as ruas da ilha grega, a nova scooter elétrica SEAT MÓ já está disponível em concessionários espanhóis e está em plena expansão por toda a Europa. Durante o primeiro semestre deste ano atingirá seis outros países: Alemanha, França, Itália, Áustria, Suécia e Grécia.

 No complexo industrial da sede da SEAT S.A. em Martorell, foi também implementado um serviço para que os trabalhadores possam experimentar, em primeira mão, novas formas de mobilidade urbana. A empresa lançou um serviço de partilha gratuita para os empregados que consiste numa frota de automóveis novos, na sua maioria eletrificados, juntamente com várias eScooters. Existem várias estações espalhadas por diversos pontos da fábrica para recolher os veículos para deslocações internas e para ajudar a reduzir a pegada de carbono da empresa.

 Compromisso com a micromobilidade

 Como parte do seu compromisso com a micromobilidade, desde o início do ano, a SEAT MÓ chegou a um acordo com o Centro Porsche Barcelona para disponibilizar a SEAT MÓ eScooter 125 aos seus clientes como veículos de cortesia, uma forma de contribuir para o projeto de eletrificação da marca.

O centro de operações SEAT MÓ está localizado no coração de Barcelona, CASA SEAT, na Avenida Diagonal e Paseo de Gracia. A partir deste espaço, que se posiciona como um centro de conceção da mobilidade do futuro, experimenta, investiga e desenvolve soluções de mobilidade urbana para as exportar para o mundo.

Outros artigos:

SEAT MÓ eScooter 125 em produção

Seat entra no mercado das duas rodas