O Top 10 das marcas mais vendidas em 2020
O surgimento em 2020 da pandemia mundial por COVID-19 que já dura há cerca de um ano e ainda nos assola, trouxe alterações de hábitos e comportamentos das pessoas em várias dimensões, seja a nível individual e familiar, seja a nível social, laboral, lazer e de mobilidade. Nos últimos doze meses alteraram-se muitos padrões, com consequências para a economia e para os mercados, que desde então procuram reinventar-se e adaptar-se ao “novo normal”.
Devido às mudanças de comportamentos individuais face às novas necessidades de mobilidade, sobretudo nos meios urbanos – por vontade de se promover maior distanciamento social ou de se evitar os aglomerados frequentes nos transportes públicos – surgiram também novas oportunidades comerciais para o sector das duas rodas. Sobretudo para as pequenas 125 cc, que continuam a ser a porta de entrada para os condutores mais jovens e também para os automobilistas.
Os números do mercado em 2020
Apesar de Portugal atravessar uma crise económica sem precedentes, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, as perdas no mercada global das motos em 2020 não foram além dos -5,2%, o que acaba por ser uma boa notícia se atendermos ao cenário global económico do país. E se olharmos concretamente para a categoria das 125 cc percebemos que, com 15.830 unidades vendidas em Portugal nos últimos doze meses, o mercado sofreu um revés de apenas -2,0%. E com uma quebra tão baixa de vendas num contexto de pandemia e de grande retração económica, não será descabido advinhar-se que poderá haver aqui uma relação de causa/efeito com um eventual aumento de interesse na utilização destes veículos.
E quais foram as marcas mais vendidas em 2020 na categoria das oitavo-de-litro?
Fomos analisar os dados da ACAP e percebemos que o Top 10 de fabricantes mais comercializados em Portugal representou uma quota de mercado de 90,2%, o que se traduziu em 14.275 motos novas matriculadas.
Honda
A marca da asa dourada no ano passado foi líder do mercado português nas duas rodas, lugar que, com frequência, consegue alcançar neste e noutros segmentos das duas rodas.
A scooter PCX 125 é sem dúvida um dos modelos de maior sucesso de vendas para a Honda, não só em Portugal como na Europa, desde o seu lançamento em 2010. Para 2021, com uma estética revista e motor Euro5, a Honda PCX 125 enfrenta o mercado ainda com mais vigor.
Outra das novidades da marca no segmento para este ano é a actualização da Honda SH Mode 125. A scooter de roda alta do construtor nipónico foi concebida para dar voz às aspirações, desejos e expetativas em evolução de um número cada vez maior de condutores adpetos deste emblema nipónico.
No segmento das 125, a Honda comercializou 4469 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -15,8%.
Conheça a gama em www.honda.pt/motorcycles
Keeway
A marca foi fundada em 1999 pela chinesa QianJiang Motorcycle, um dos maiores fabircantes mundiais de motos e também dententora de outras marcas de motos como a Benelli, Qijiang, Generic, ou a KSR.
A Keeway surgiu do objetivo da QianJiang em criar uma marca de motociclos para a Europa, indo ao encontro do espírito e cultura europeias.
Em meados de 2004, a Keeway estabeleceu-se na Europa e em 2007 estava já presente em 37 países no velho continente. Em 2005, o Grupo Multimoto passou a ser o importador exclusivo da marca para Portugal. Atualmente está representada nos 4 continentes, Europa, América, Ásia e África.
A gama 125 da marca é genorosa, mas é na pequena oitavo de litro Keeway Superlight 125 que o constutor chinês tem tido mais sucesso. O modelo está presente no mercado português há vários anos tem sido um dos campeões de vendas no segmento 125. A relação qualidade/preço/estilo apresentada pela pequena custom é um dos seus grandes pontos fortes.
A Keeway Vieste 125 foi novidade do ano passado da marca e conta com vários predicados de sucesso, nomeadamente um design elegante, qualidade de construção e um cuidado redobrado nos acabamentos. Conta com um motor de 10,3 cv de potência.
A scooter Keeway Cityblade 125, por seu turno, pode não ter a sofisticação de outras concorrentes do segmento, mas a sua simplicidade é compensada pelo preço, um dos seus grandes trunfos para o seu sucesso comercial.
No segmento das 125, a Keeway comercializou 2768 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de 12,1%.
Conheça a gama em www.keeway.pt
Yamaha
No segmento das 125, a terceira marca mais vendida em 2020 no mercado português foi a Yamaha. É por tradição uma das marcas preferidas dos portugueses no mercado global das duas rodas.
Para 2021, a marca dos três diapasões renovou a scooter NMAX 125, modelo que surgiu pela primeira vez em 2015 e já vendeu na Europa mais de 72.000 unidades. O modelo de cariz desportiva surge com um design actualizado, novos predicados tencológicos e ainda um motor monocilíndrico de 125 cc, a 4 tempos, e com 4 válvulas de refrigeração a líquida, em conformidade com a norma Euro5.
Outra das novidades do emblema nipónico está no “peso-pluma” Yamaha D’elight 125, que faz do seu parco peso (101 kg) e da sua facilidade de utilização uma excelente ferramenta de mobilidade individual em meio urbano.
No segmento das 125, a Yamaha comercializou 2490 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -4,7%.
Conheça a gama em www.yamaha-motor.eu
SYM
A SYM pertence a um gigante da industria asiática, a Sanyang Motor, grupo fundado em Taiwan no ano de 1954. Opera num mercado interno com mais de 13 milhões de motos (registadas em 2018), e conta com duas subsidiárias na Europa: em Itália e Alemanha. A marca hoje está presente em 90 países em redor do mundo.
A SYM Jet 14, lançada em 2017, é uma das principais protagonistas no segmento das scooter de 125 cc no mercado europeu. A marca de Taiwan apresenta este ano uma nova variante do modelo, a nova Jet X 125, onde se destaca o design elegante e agressivo, novas ofertas tecnológicas, bem como um motor em conformidade com a norma Euro5.
No seu catálogo de ofertas, a marca que é representada pela Moteo Portugal, conta com actualizações para 2021 das scooters Symphony 125, Fiddle 125 e Fiddle 125 LC, todos dentro do padrão normativo de emissões previsto pela Euro5.
No segmento das 125, a SYM comercializou 1228 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -11,0%.
Conheça a gama em www.sym.pt
UM
A UM (United Motorcycles) é uma marca com sede em Miami, nos Estados Unidos da América, e foi fundada no início do ano 2000. O Grupo Multimoto é o importador da marca para o mercado ibérico.
Presente em território nacional desde meados de 2017, a marca tem a sua produção dividida entre a Índia e a China, apresentando uma gama generosa e focada nas pequenas oitavo-de-litro. Em três anos de operações no mercado português chegou ao final dos doze meses de 2020 ao quinto posto das marcas mais vendidas no segmento das 125 em Portugal. Foi a marca que mais cresceu no ano passado dentro do lote das dez mais vendidas.
O emblema norte-americano tem na Renegade um dos seus modelos mais bem sucedidos, uma cruiser 125 cuja base se desdobra em 12 versões, tentando assim ir ao encontro das mais variadas preferências dos condutores que procuram uma solução mais personalizada.
A UM Scrambler 125 é outro dos modelos do catálogo da marca e pode ser encontrado em seis variantes distintas, possibitando ao seu proprietário uma escolha mais individualizada e mais a seu gosto.
Para 2021 a UM DSR Adventure TT 125 apresenta um novo look, com a adição de um guarda-lamas suplementar.
No segmento das 125, a UM comercializou 1017 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de 85,9%.
Conheça a gama em www.umiberica.com/pt/
Benelli
O emblema de origem italiana criado em 1911 faz parte desde 2005 do portfólio de marcas da chinesa QianJiang Group, um dos maiores fabircantes mundiais de motos e também dententor de outras marcas de motos como a Keeway, Qijiang, Generic, ou a KSR. O gigante asiático, com sede na China, possui dimensão e capacidade para produzir anualmente mais de 1.200.000 veículos.
No mercado português, a Benelli em 2020 teve um desempenho assinável no segmento das 125, considerando que dispõe apenas de dois modelos no seu leque de ofertas. Trata-se da BN 125, uma naked com um visual desportivo, feita para todos aqueles que procuram um veículo de duas rodas fácil de conduzir pela cidade, ou fazer algumas incursões pelas periferias urbanas.
A outra é proposta da marca nas oitavo-de-litro é a pequena TNT 125, uma pequena naked muito ágil e compacta, que oferece uma experiência de condução divertida e confiante, seja para furar o trânsito das cidades ou para percorrer estradas mais sinuosas.
No segmento das 125, a Benelli comercializou 853 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -3,2%.
Conheça a gama em www.portugal.benelli.com
Piaggio
O grupo italiano possui uma tradição de várias décadas ininterruptas no mercado nacional, sendo detentora de marcas como a Aprilia, Moto Guzzi, Vespa, Piaggio, Gilera, Derbi, Scarabeo, Piaggio Commercial, e APE.
A ACAP, na estatística que tivemos acesso, não diferencia o número de vendas consagradas à Piaggio e à Vespa, dois emblemas distintos mas que estão sistematicamente lado a lado nos concessionários do grupo. Esta junção vale a séptima posição do raking das 10 marcas mais vendidas em 2020.
A Piaggio conta com duas scooters 125 de roda alta a competir em solo português, a Medley e a Liberty, enquanto que a Vespa oferece uma gama composta por cinco modelos 125: a Primavera, Sprint, GTS, GTS Super, e a 946.
No segmento das 125, o conjunto Piaggio/Vespa comercializou 624 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -1,3%.
Conheça a gama em www.piaggio.com/pt_PT/ e em www.vespa.com/pt_PT/
Bullit
A marca Bullit Motorcycles foi fundada em 2013 por dois jovens belgas e oferece motos com uma imagem retro por um preço acessível. Teve no ano passado uma variação positiva de 35,9%, o que se traduz num assinável crescimento da marca no mercado nacional durante os doze meses do ano transacto. Conseguiu colocar-se na oitava posição deste Top 10.
A sua oferta, que é produzida na Ásia e importada para a Europa, concentra-se em modelos com motorizações entre os 50 e os 250 cc e, no segmento das 125, oferece cinco modelos: a Bluroc, Hero, Spirit, Hunt e a Heritage.
No segmento das 125, a Bullit comercializou 333 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de 35,9%.
Conheça a gama em bullitmotorcycles.com/pt-pt/bullit/
Vortex
A Gingabike é uma empresa portuguesa fundada em 2001 e opera no mercado nacional em diversas áreas com o apoio de mais de 200 agentes distribuídos pelo país. No seu leque de negócios conta com as marcas registadas Vortex Motorcycles, Vortex Garden, Goose E-Bikes e VTX Motorcycle safety.
A Vortex Motorcycles está representa na categoria 125 com uma oferta diversificada. Conta com os seguintes modelos: Trail Rx1, Naked ZII, Scooter Cruise, Scooter Axis, Café Racer e Chopper.
No segmento das 125, a Vortex comercializou 250 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de -4,6%.
Conheça a gama em www.gingabike.pt
Kymco
A Kwang Yang Motor Company (KYMCO) é a principal marca de motos de Taiwan, com mais de 30% de quota nesse mercado, tendo-se tornado uma das maiores fabricantes a nível mundial.
Para além de uma experiência de mais de 40 anos na produção de veículos de diferentes segmentos, a KYMCO conta ainda com uma organização robusta e com uma rede de importadores e distribuidores nos cinco continentes.
A KYMCO é representada em Portugal desde o início da década de 90 pela Manuel Vieira Condeça S.A. (MAVICO), fundada em 1936 e reconhecida nacionalmente como uma referência de importação neste sector.
Em termos de oferta no segmento das oitavo de litro, a sigla que fecha este Top 10 de marcas mais vendidas em Portugal em 2020 conta com cinco scooters: a recém lançada Agility City 125 Evolution, a Like 125, Grand Dink 125 ABS e a Super Dink 125i ABS. Possui ainda um modelo naked, a Visar 125i.
No segmento das 125, a Kymco comercializou 243 unidades em 2020, o que significa uma variação no desempenho de mercado face a 2019 de 1,7%.
Conheça a gama em www.kymco.pt/
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