Será 2023 o ano da Kawasaki Ninja ZX-4R?

A Kawasaki patenteou esquemas relacionados com a muito aguardada Kawasaki Ninja ZX-4R. Será que esta desportiva chega em 2023?

Este parece ser um tema recorrente cada vez que nos aproximamos de mais um 31 de dezembro e começamos a perspetivar o que podemos ver na estrada no próximo ano. A verdade é que a Kawasaki continua sem nos confirmar oficialmente que a Ninja ZX-4R será comercializada. Mas de forma não oficial vamos tendo acesso a informações que dão conta da possibilidade da Ninja tetracilíndrica de 400 cc ser mesmo uma realidade em 2023.

Com a ZX-25R a revelar-se num enorme sucesso de vendas nos mercados asiáticos onde é comercializada, a Kawasaki tem vindo a receber cada vez mais pedidos dos fãs europeus (e de outros mercados ocidentais) para que seja introduzida na gama japonesa esta pequena desportiva.

Mas a 250 cc está mesmo reservada para a Ásia, até por questões relacionadas com homologações europeias. Mas a possível chegada de uma Ninja ZX-4R poderia responder aos pedidos e desejos dos fãs, e 2023 poderá então ser o ano em que este modelo chega às nossas estradas.

As patentes desta possível Ninja ZX-4R têm vindo a ser descobertas desde 2019, e revelam que a Kawasaki tem vindo a estudar um sistema de condutas de passagem de ar fresco para o motor exclusivo para este modelo. Nomeadamente passagens de ar para o alternador e para a zona da embraiagem do lado direito.

ninja zx-4rIsto denota que a marca de Akashi está ativamente interessada no desenvolvimento deste projeto.

Grande parte dos componentes será partilhado com a ZX-25R, sendo que o motor quatro cilindros em linha de 400 cc vai apresentar uma potência de cerca de 80 cv, enquanto o binário máximo subirá para os 33 Nm. A boa notícia é que, embora mantendo o caráter “pontudo”, este motor de maior cilindrada disponibilizará a sua performance numa gama mais baixa de rotações em comparação com a “dois e meio”.

Recordamos que no caso da Ninja ZX-25R estamos perante um motor que exprime melhor a sua performance nos regimes mais elevados, com o “redline” a começar às 17.000 rpm e o corte aparece apenas às 20.000 rpm!

Para referência auditiva (e para sua satisfação) aqui fica um vídeo da Ninja ZX-25R equipada com escape da Yoshimura em banco de ensaio. Um vídeo cortesia da Kawasaki Indonésia

O quadro será tubular em aço, porém, no caso da Ninja quatro cilindros e 400 cc, a estrutura terá claramente de ser reforçada por forma a suportar o maior esforço das forças geradas pelo motor mais potente.

O design não irá fugir muito ao estilo que a Kawasaki tem vindo a aplicar à restante gama Ninja. Linhas agressivas e arestas vincadas, um frontal onde as entradas de ar para gerar maior fluxo de ar para a admissão estão integradas nas carenagens, e pequenas passagens permitem que o ar seja canalizado de forma a garantir estabilidade a velocidades elevadas.

As imagens atualmente disponíveis sobre a Ninja ZX-4R são apenas imagens geradas por computador, que têm como origem a revista japonesa Young Machine.

Esta publicação tem por hábito adiantar as novidades dos fabricantes do país do Sol Nascente, sendo que muitas vezes tem vindo a acertar nas suas previsões, o que nos leva a acreditar que esta moto deverá mesmo chegar à produção e, depois, a mercados como a Europa ou Estados Unidos.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto a evolução do projeto Kawasaki Ninja ZX-4R, que, possivelmente, chegará aos concessionários europeus já no próximo ano 2023. A não perder!