Sétimo nível de Marquez

Marc Marquez venceu em Motegi e renovou título mundial

Ao vencer o GP do Japão realizado hoje no Twin Ring em Motegi o espanhol Marc Marquéz assinou o seu terceiro título mundial consecutivo em MotoGP, quinto na categoria e sétimo na carreira. Aos 25 anos de idade o piloto espanhol tornou-se no mais jovem piloto de sempre a conseguir cinco títulos na categoria maior – igualando o número de campeonatos de Mick Doohan – ficando a apenas dois do registo de Valentino Rossi.

Marquéz iniciou a corrida nipónica na sexta posição da grelha de partida, mas cedo encontrou caminho para se juntar a Andrea Dovizioso na frente do pelotão, pressionando o italiano da Ducati – novamente a defender a solo as cores da equipa oficial por ausência de Jorge Lorenzo que abandonou a prova logo no final da primeira sessão de treinos – durante grande parte da corrida. Sem erros Dovizioso respondeu ao primeiro ataque de Márquez, mas a quatro voltas do final da corrida o espanhol assumiu de novo o comando e ficou definitivamente com o ceptro nas mãos quando na penúltima volta o rival da Ducati caiu na Curva 10.

Estava escrita a sorte da corrida e do campeonato, com mais uma vitória do campeão do mundo que deslocou viu mesmo um ombro ‘saltar’ do sitio nas comemorações do primeiro lugar, com o mesmo a ser ‘colocado’ no devido lugar com a ajuda daqueles que o ajudaram a festejar o ‘sétimo nível’.

Cal Crutchlow foi o segundo e Alex Rins deu mais um pódio á Suzuki ao terminar no terceiro lugar final na frente de Valentino Rossi. O campeonato segue para a Austrália já no próximo fim‑de‑semana.