Todos aqueles motociclistas que adquirem uma moto concebida para viajar procuram depois, caso a moto não esteja equipada de fábrica, um conjunto de malas que lhes permita transportar a sua bagagem em segurança. E no mercado deste tipo de acessórios, a Shad, representada em Portugal pelo grupo Multimoto, é uma das marcas mais conhecidas.
Com inúmeras opções já disponíveis, a marca com sede em Barcelona e que integra o grupo NAD apresentou uma nova tecnologia para facilitar a vida a todos aqueles que usam malas: controlo keyless por indução!
Esta inovação estreia-se na nova Yamaha Tracer 9 GT e representa um salto qualitativo em termos de funcionalidade, comodidade e segurança.
A maioria das soluções keyless atualmente disponíveis no mercado liga a unidade de controlo da moto à mala através de cabos ou superconectores. A novidade apresentada pela Shad é a utilização de uma tecnologia chamada WPT (Wireless Power Transfer), na qual, por proximidade, duas placas (um emissor e um recetor) transferem energia sem qualquer contacto metálico entre si.

Com esta tecnologia, evitam-se potenciais problemas de ligação provocados pela água, humidade, sujidade ou desgaste dos conectores.
Além disso, permite montar e desmontar as malas com maior facilidade, uma vez que não existe qualquer tipo de cablagem ou conector. Esta transferência de energia permite abrir e fechar a mala, bem como disponibilizar luz de cortesia ou uma porta de carregamento USB.
Para além disso, caso a moto comece a circular sem que as malas estejam devidamente fechadas, a unidade de controlo envia um sinal para que estas se tranquem automaticamente assim que a moto ultrapasse os 10 km/h.
O principal desafio tecnológico enfrentado pela marca espanhola estava relacionado com o tempo necessário para que o emissor e o recetor se emparelhassem. Inicialmente, esse tempo era considerado excessivo para os objetivos do projeto, situando-se nos cinco segundos.
Graças ao redesenho do software, conseguiu-se reduzir este processo para apenas 0,6 segundos, tornando o emparelhamento praticamente instantâneo e melhorando significativamente a experiência do utilizador.

De acordo com a Shad, neste projeto esteve envolvida uma equipa de engenheiros mecânicos e eletrónicos da NAD, que investiu cerca de 4.000 horas de trabalho e percorreu mais de 10.000 km em testes.
Todos os componentes foram também certificados internacionalmente para a sua industrialização e comercialização. Desta forma, foram superados os desafios ao longo dos quatro anos necessários para desenvolver a moto, neste caso a Yamaha Tracer 9 GT, e os seus acessórios oficiais.
Esta tecnologia que se estreia na Tracer 9 GT poderá agora ser aplicada a outras malas da gama da Shad para motociclismo, pelo que em breve poderemos ter em comercialização uma nova família de malas laterais e top-case que recorre ao wireless por indução.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de equipamentos e acessórios de motociclismo. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!