Silvano Galbusera: “Com a moto certa, Rossi pode pensar no título”

O chefe de equipa de Valentino Rossi não tem dúvidas. Se a Yamaha funcionar bem em 2020, o italiano tem possibilidades de vencer o título de MotoGP.

O chefe de equipa de Valentino Rossi, Silvano Galbusera, falou aos microfones da estação de rádio italiana Rai Radio 1 e teve poucas dúvidas sobre o potencial de Valentino Rossi para a próxima época e para o futuro:

“Valentino tem um conhecimento técnico e uma experiência que, quando ele parar, não deve desperdiçar. Espero que ele possa acompanhar outros pilotos mais novos e ajudá-los, porque ele tem uma “bagagem” incrível.

O décimo título? O Valentino pode alcançá-lo, mas podemos dar-lhe uma moto para o conseguir?! Com a moto certa, Rossi pode pensar no título. A Yamaha não lhe deu uma máquina capaz de lutar pelas primeiras posições. Se a Yamaha for bem-sucedida no programa de desenvolvimento de 2020, as coisas mudam.

Eu acho que Valentino ainda é capaz de ganhar um campeonato mundial. Não é, no entanto, o número de títulos. Rossi quer apenas provar que ainda é competitivo e está entre os melhores. Eu acho que ele continua capaz de lutar.

Hoje é difícil perceber onde está as limitações do piloto e onde está as limitações da moto. Mas posso dizer que a falha é mais da M1 do que da Rossi para os resultados atuais.

Valentino é incrível: ele ainda excede a telemetria e os dados. Ele traz-nos comentários e sensações que não perceberíamos olhando apenas para os números. Rossi faz um trabalho impressionante e muitas vezes temos que encarar os dados só depois do feedback dado pelas suas sensações, o que, com o tempo, se têm mostrado corretas”.