Sofuoğlu ausente na Tailândia

Em consequência da queda em Phillip Island, Kenan Sofuoglu vai faltar (pelo menos) à próxima prova, na Tailândia.

Kenan Sofuoglu

Kenan Sofuoğlu não participará na ronda tailandesa do Mundial de Supersport que tem lugar este fim-de-semana no Chang International Circuit.

O piloto turco não recuperou totalmente do acidente da ronda inaugural na Austrália, onde agravou a lesão do ano passado.

No ano passado Kenan Sofuoğlu sofreu uma lesão grave na antepenúltima corrida do ano, em Magny Cours, fracturando a bacia. A lesão do penta-campeão mundial requeria 12 semanas de recuperação. Sofuoğlu insistiu em participar na última corrida na esperança de ainda lutar pelo título, apenas um mês depois do acidente. Mesmo lesionado Sofuoğlu conseguiu terminar no pódio, em 3.º; mas isso não impediu a consagração de Lucas Mahias, perdendo o título para o francês.Kenan Sofuoglu

Na violenta queda a cerca de 250 km/h em Phillip Island este ano, Sofuoğlu fragilizou os ossos antes fracturados. Agora precisa mesmo de muto tempo para recuperar totalmente, e não pode estar presente em Buriram.

A Kawasaki Puccetti racing colocará Azlan Shah no seu lugar. O piloto malaio de 33 anos foi campeão asiático em 2013, e no ano passado venceu uma corrida em Buriram.

Final de carreira?

«Depois da queda na Austrália comecei a sentir dores no mesmo sítio em que me magoei em Magny Cours», explica Kenan Sofuoğlu. «Pensei que melhoraria, mas à medida que o tempo passava eu ia sentido dores. Fiz mais exames e os médicos descobriram que a minha anca ainda está fracturada. Se eu cair outra vez pode ser pior, deixando consequências para o futuro. No ano passado tive menos de um mês de recuperação para pilotar no Qatar, quando deveria ter parado 12 semanas. Por causa disso os meus ossos não sararam perfeitamente. Depois da queda de Phillip Island preciso de mais tempo para permitir a total recuperação do meu corpo», disse o piloto turco.

Por isso, é bem provável que a ronda tailandesa não seja a única a que Sofuoğlu tenha que faltar. Se considerarmos 12 semanas, o período de recuperação originalmente recomendado, contando a partir de Phillip Island, o turco só deverá voltar em Misano (ronda 5) ou Donington (ronda 6).Kenan Sofuoglu

Para além de agravar a lesão na bacia, Kenan Sofuoğlu também sofreu uma lesão no braço que requereu um transplante de pele. Em meados deste mês, em entrevista à Agência da Anatólia, o piloto turco agora com 33 anos considerava dar por encerrada a sua carreira no final desta temporada e dedicar-se à formação de jovens pilotos.

Sofuoğlu tem estado a dar o seu apoio a Toprak Razgatlioğlu, que este ano ascendeu à categoria de superbike, e em 2018 tem um novo protegido na Superstock 1000, Ali Efe Yeğin.