Super-Maratona em estreia no Dakar

No final da segunda etapa todos os pilotos terão apenas 10 minutos para as operações de manutenção e reparação nas suas máquinas.

A segunda etapa do Dakar, a realizar esta segunda-feira entre Al Wajh e Neom, terá um total de 401 quilómetros dos quais 367 serão cronometrados. Com maioria de secções rolantes, o desafio da jornada será tecnicamente acessível. Mas a especificidade da navegação saudita começará a fazer-se sentir. Serão tempos de aprendizagem e incremento de confiança quando as múltiplas pistas originarem confusão. Para as motos e moto4 será a primeira parte de uma etapa ‘Super Maratona’ e essa será mais uma das novidades da prova saudita.

Eram já nossas conhecidas as etapas maratona – onde não existia assistência exterior no final do dia e apenas os pilotos podiam fazer a manutenção ou reparação das suas motos com meios muito reduzidos – mas em 2020 ‘nascem’ as etapas Super Maratona e no final destas os pilotos das motos (139 ainda em prova) e moto4 (22) terão apenas 10 minutos para as operações de reparação ou manutenção das suas máquinas, equilibrando ainda mais as diferenças entre profissionais e amadores. Ao mesmo tempo o ‘road-book’ será entregue apenas alguns minutos antes da partida e já devidamente ‘pintados’, o mesmo se passando com os pneus que são ‘marcados’ antes do arranque.

O ‘bivouac’ em Neom promete ser animado bastante animado no final deste segundo dia, mais uma vez desenhado junto ao Mar Vermelho e rumo a Norte neste processo de descoberta da Arábia Saudita em que a caravana se encontra.