InícioDesportoSupercross Poutena 2025: Luís Outeiro brilha na clássica com dupla vitória e...

Supercross Poutena 2025: Luís Outeiro brilha na clássica com dupla vitória e título nacional SX Elite

Luís Outeiro (Yamaha) foi o grande protagonista do fim de semana na Poutena ao vencer múltiplas finais e garantir, de forma antecipada, o título nacional da categoria SX Elite.

-

A emblemática prova de Supercross da Poutena 2025 voltou a afirmar-se como a grande clássica do Campeonato Nacional de Supercross da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), com dois dias repletos de emoção, espetáculo e inovações que elevaram ainda mais o nível competitivo da modalidade em Portugal.

Num evento que contou com forte adesão do público e a presença de vários pilotos internacionais, Luís Outeiro (Yamaha) foi o grande protagonista do fim de semana ao vencer múltiplas finais e garantir, de forma antecipada, o título nacional da categoria SX Elite.

Sábado: Domínio absoluto de Outeiro frente à armada espanhola

A 4.ª ronda do campeonato decorreu em formato tradicional, com finais para todas as classes, repescagens e os populares ‘head-to-head’. O campeão nacional Luís Outeiro foi irrepreensível ao vencer as finais de SX1 e Elite, batendo nomes de peso como o espanhol José Butrón (KTM) por margens confortáveis — 10 segundos em SX1 e 20 segundos na Elite. Xurxo Prol (Husqvarna), Maylin Brice (Honda) e Afonso Gomes (Yamaha) completaram o top 5 nas respetivas categorias.

Na final de SX2, o domínio foi espanhol com Samuel Nilsson (Triumph) no topo, seguido de Gilen Albisua (KTM) e Alejo Lopez (Kawasaki). O melhor português foi Sandro Lobo (Yamaha), que terminou em 4.º.

- PUBLICIDADE -
Supercross Poutena 2025
Samuel Nilsson – Foto @ FMP / Diogo Pereira

Juventude em destaque nas classes de iniciação

As categorias SX50, SX65 e SX85 proporcionaram duelos emocionantes.

  • Lucas Araújo (KTM) e Rodrigo Garcia (KTM) dominaram a SX50, sempre à frente de Santiago Martins (Husqvarna).

  • Em SX65, Thiago Rodríguez (GasGas) voltou a destacar-se, com Mateo Bouzó (KTM) e Edgar Póvoa (Yamaha) a completar os pódios.
  • Em SX85, Duarte Pinto (KTM) impôs-se novamente, seguido por Gui Gomes (KTM) e Leo Castellano (GasGas).

Domingo: Triple Crown e duelo final empolgam Poutena

A 5.ª ronda introduziu o formato ‘Triple Crown’, exclusivo para a SX Elite, com três finais e somatório invertido. O público vibrou ainda com um novo e eletrizante ‘face-to-face’ entre oito pilotos, com eliminatórias até à final.

Luís Outeiro voltou a ser rei e senhor em Poutena, vencendo duas das três finais da noite e superando José Butrón no mano-a-mano decisivo. Maylin Brice venceu a segunda final, mas Outeiro terminou com saldo suficiente para garantir matematicamente o título nacional SX Elite, a uma prova do fim da temporada.

Nas classes jovens, os protagonistas do dia anterior voltaram a dominar, com:                   • Lucas Araújo novamente vitorioso em SX50,                                                               • Thiago Rodríguez a selar praticamente o título em SX65,                                             • e Duarte Pinto a impor-se mais uma vez em SX85.

- PUBLICIDADE -

Próxima paragem: Fernão Joanes decide os campeões

Com os títulos ainda em aberto nas categorias SX1, SX2, SX50 e SX85, o Campeonato Nacional de Supercross 2025 ruma agora à última jornada em Fernão Joanes, no próximo sábado, 9 de agosto.

A luta promete ser intensa, com mais um espetáculo de velocidade, técnica e adrenalina ao mais alto nível.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -