Suzuki SV 700 também sem motor em V

A Suzuki SV 700 segue o mesmo caminho da variante trail V-Strom. Em 2023 a naked de Hamamatsu abandona o motor em V.

suzuki sv 700

Nem duas semanas depois de lhe termos mostrado as primeiras fotos espia da nova V-Strom 700 para 2023, são divulgadas as primeiras imagens da nova geração da popular naked de média cilindrada da casa de Hamamatsu. Tal como acontecerá na trail, também a nova Suzuki SV 700 abandona o motor bicilíndrico em V e adota o novo dois cilindros em linha, uma unidade motriz mais atual e polivalente, já a pensar na sua utilização noutros projetos.

As fotos espia da nova Suzuki SV 700 foram divulgadas originalmente pelo portal britânico MotorcycleNews , que revelam de forma mais explícita o novo motor bicilíndrico paralelo de nova geração.

Tudo indica que a cilindrada fique pelos 700 cc, embora existam alguns rumores que apontam para um motor ligeiramente maior, com 750 cc. Seja qual for efetivamente a cilindrada da nova SV, um modelo que existe desde 1999, é certo que cumprirá com as normas Euro5 e permitirá colocar esta Suzuki ao nível das rivais do segmento em termos de performance do motor. Algo que a atual geração SV 650 não conseguia.

suzuki sv 700Embora o motor seja o maior destaque desta novidade para o próximo ano, e que será revelada oficialmente no Salão de Colónia INTERMOT dentro de cerca de um mês ou mais tarde, em novembro, no Salão de Milão EICMA, estas novas fotos espia captadas durante uma sessão de testes em estradas públicas permitem visualizar outras novidades que a Suzuki decidiu instalar na naked de média cilindrada.

Não é preciso uma análise demasiado detalhada à moto que serve para afinar os últimos detalhes antes de se iniciar a produção, para percebermos que de facto a nova SV 700 oferecerá características dinâmicas superiores. E isso obrigou a Suzuki a optar por componentes mais eficazes.

Por exemplo, as pinças que mordem os discos de travão dianteiros são agora de fixação radial, de quatro pistões, certamente para garantir uma travagem mais incisiva e estável. Por outro lado, numa moto que deverá ser significativamente mais rápida, destacamos ainda a forquilha dianteira invertida, e que agora passará a utilizar bainhas de maior diâmetro, mais resistentes e eficazes a digerir as irregularidades do asfalto.

Tudo isto sem esquecer o novo design, muito menos orgânico do que a atual geração desta naked, e bastante mais agressivo e desportivo, com uma ótica frontal de luzes sobrepostas, em linha com outra naked da Suzuki como é a GSX-S1000.

Faltará saber, entre outros detalhes como o quadro, que necessariamente tem de ser redesenhado para acolher no seu interior o novo motor bicilíndrico paralelo, que nível de ajudas eletrónicas a Suzuki está disposta a integrar na nova SV 700.

Esta é uma naked que sempre se caracterizou pela sua “simplicidade”, mas num mundo das duas rodas moderno, em que a tecnologia impera, certamente os responsáveis do fabricante japonês devem optar por instalar algumas opções eletrónicas como modos de condução ou um sistema de ABS sensível à inclinação.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todas as novidades que chegam ao mercado em 2023. A não perder!