Suzuki V-Strom 1050 DE – O destino é a aventura!

A casa da Hamamatsu apresenta as novas trail de maior cilindrada da gama. Descubra aqui os detalhes da Suzuki V-Strom 1050 DE.

suzuki v-strom 1050

Quando se celebram 20 anos desde que a V-Strom foi adicionada à gama de modelos da casa de Hamamatsu, é também chegado o momento de ficarmos a conhecer a nova geração da variante de maior porte da trail japonesa. Aproveitando grande parte das novidades introduzidas em 2019, a versão 2023 da Suzuki V-Strom 1050 apresenta-se em “dois sabores”, com destaque para a nova DE que substitui a anterior XT.

Assim, a nova Suzuki V-Strom 1050 e a V-Strom 1050 DE permitem aos motociclistas optar pela versão que melhor se adapta aos seus gostos, mas também às suas necessidades, pois as duas oferecem equipamento distinto.

suzuki v-strom 1050Enquanto a V-Strom 1050 mantém a linha da anterior geração, destacando-se pelas jantes de liga leve – 19’’ à frente / 17’’ atrás – cobertas pelos pneus Bridgestone A41, e um maior ecrã frontal tipo “touring” ajustável em altura graças a um mecanismo “quick release”, a V-Strom 1050 DE destaca-se pelas jantes de raios com a dianteira a apresentar uma dimensão de 21’’, cobertas por pneus mais específicos para o “off-road” como são os Dunlop Trailmax Mixtour.

Além disso, a nova variante DE conta ainda com alterações na geometria do chassis, pensadas para otimizar o controlo e estabilidade em pisos de terra.

Nomeadamente alterações no ângulo da coluna de direção e maior distância entre eixos, ou ainda suspensões de maior curso, guiador e poisa-pés maiores e a proteção inferior do motor fabricada em alumínio. Refira-se também que a DE utiliza um braço oscilante mais longo e mais resistente às forças de torsão.

suzuki v-strom 1050Talvez o maior destaque na nova Suzuki V-Strom 1050 DE seja porventura o seu sistema de controlo de tração.

A pensar numa utilização mais intensa fora de estrada, os engenheiros da marca japonesa desenvolveram um novo modo de funcionamento do controlo de tração. Nesta característica exclusiva da variante DE, o controlo de tração disponibiliza o modo de funcionamento Gravel. Com este modo selecionado a eletrónica permite que a roda traseira derrape mais, para além de permitir ao condutor desligar o ABS no eixo traseiro.

Para que seja mais fácil entender as diferenças principais entre as duas Suzuki V-Strom 1050, aqui fica a lista detalhada:

suzuki v-strom 1050V-Strom 1050

– Guiador em alumínio

– Poisa-pés em alumínio, cobertura de borracha

– Assento ajustável em altura (+20 mm)

– Jantes de liga leve, 19’’ / 17’’

– Pneus Bridgestone A41

– Curso da suspensão dianteira: 160 mm

– Curso da suspensão traseira: 160 mm

– Ecrã dianteiro “touring” ajustável em altua

– Distância livre ao solo de 165 mm

– Proteção inferior do motor em plástico preto

– Controlo de tração de 3 modos e “Off”

suzuki v-strom 1050V-Strom 1050 DE

– Guiador em alumínio mais macio, 20 mm mais largo em cada extremidade

– Poisa-pés mais largos em ferro, com cobertura de borracha

– Assento de altura fixa e suporte reforçado

– Barras de proteção são equipamento de série

– Jantes de raios, 21’’ / 17’’

– Pneus Dunlop Trailmax Mixtour

– Curso da suspensão dianteira: 170 mm

– Curso da suspensão traseira: 169 mm

– Ecrã frontal ajustável em altura, mais curto e acabamento escurecido

– Distância livre ao solo de 190 mm

– Proteção inferior do motor em alumínio

– Controlo de tração de 3 modos, “Off”, e modo Gravel

– Possibilidade de desligar ABS na roda traseira

suzuki v-strom 1050Quanto ao motor, e sabendo já que a variante de média cilindrada V-Strom 700 passará a utilizar uma arquitetura nova de dois cilindros em linha, a maior V-Strom 1050 mantém-se fiel ao motor V-Twin de 1037 cc.

Embora a Suzuki não revele grandes alterações a nível mecânico, sabemos que as válvulas de escape são agora de construção oca, mas cheias de sódio. Uma técnica que a marca afirma ajudar a reduzir a temperatura na câmara de combustão. Para além disso, e no sentido de permitir ao condutor usufruir de trocas de caixa mais suaves, a caixa de seis velocidades foi revista.

Já no caso da V-Strom 1050 DE a Suzuki revela que conta com uma corrente de transmissão com elos e pinos mais resistentes.

suzuki v-strom 1050O V-Twin japonês, nesta geração Euro5, disponibiliza uma potência máxima de pouco mais de 107 cv às 8.500 rpm, enquanto o binário é de 100 Nm às 6.000 rpm. De acordo com a Suzuki, este dois cilindros em V, para além de ser suave e linear na entrega de potência, permite atingir consumos médios bastante reduzidos que em modo WMTC chegam aos 5,2 litros por cada 100 km.

Por outro lado, o pacote eletrónico denominado SIRS, apresenta novidades como o acelerador eletrónico com um “feeling” mais natural, de acordo com a Suzuki, algo que foi conseguido através da adoção de um acelerador mais “duro” no momento inicial de rotação do punho direito. O sistema de “quickshift” bidirecional foi revisto nos seus parâmetros de funcionamento, tal como o “cruise control”.

Para garantir que todas as ajudas eletrónicas funcionam sempre em todos os cenários de condução, as Suzuki V-Strom 1050 e V-Strom 1050 DE contam com uma unidade de medição de inércia de 6 eixos, que fornece os dados à nova centralina de 32 bit.

suzuki v-strom 1050Refira-se ainda que a nível eletrónico a Suzuki mantém a aposta no sistema de travagem que se ajusta dependendo do ângulo de inclinação e em função de inúmeros parâmetros da moto, trabalhando em conjunto com um novo sistema ABS mais leve, fornecida pela Bosch.

Tudo isto é agora controlado e visualizado através de um novo painel de instrumentos, um ecrã TFT a cores de 5 polegadas.

Se em termos de design as novas maxitrail de Hamamatsu não apresentam muitas novidades, embora a V-Strom 1050 DE se mostre mais “aventureira” e com elementos exclusivos como o novo guarda-lamas dianteiro de três peças, o mesmo não podemos dizer das opções de cores e grafismos.

Cores da V-Strom 1050 para 2023:

Glass Sparkle Black / Metallic Mat Black;

Glass Mat Mechanical Gray / Mat Black;

Candy Daring Red / Metallic Mat Black;

Metallic Reflective Blue / Metallic Mat Black

Cores da V-Strom 1050 DE para 2023

Champion Yellow / Metallic Mat Sword Silver;

Pearl Vigor Blue / Pearl Brilliant White;

Glass Sparkle Black / Metallic Mat Black.

De momento ainda não temos confirmação oficial por parte do grupo Moteo, importador nacional da Suzuki, sobre a disponibilidade e preços das novas V-Strom 1050 e V-Strom 1050 DE. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos atualizar este artigo com essas informações assim que for possível.

Galeria de fotos Suzuki V-Strom 1050 / DE