Suzuki V-Strom 700 abandona motor em V

A marca japonesa abandona o moto bicilíndrico em V. A nova Suzuki V-Strom 700 terá motor bicilíndrico paralelo.

V-strom 700
Foto por: Kanyarfoto

Longe das decisões de abandonar o mundo da competição como MotoGP ou o Mundial de Resistência FIM, a Suzuki parece estar comprometida em renovar a sua gama de modelos de estrada. Para o próximo ano esperamos várias novidades da casa de Hamamatsu, e uma delas será a nova Suzuki V-Strom 700.

O protótipo de testes já foi apanhado em fotos espia pela Kanyarfoto durante uma sessão de testes em estrada no Passo do Stelvio, e as suas inúmeras curvas em alta montanha.

Em termos de design, a Suzuki V-Strom 700 não foge muito ao estilo que a marca japonesa tem vindo a adotar na sua gama trail. Assim, a nova geração da aventureira de média cilindrada manterá um bico em formato mais quadrado. As restantes pequenas carenagens e mesmo o desenho do depósito de combustível estão cobertos por fita e coberturas que impedem de perceber as suas reais formas.

A grande novidade nesta trail será o seu motor. Apesar de manter a denominação V-Strom, esta Suzuki deixará de utilizar o motor bicilíndrico em V da atual geração. A marca japonesa optou mesmo por abandonar essa arquitetura, e em vez de desenvolver um motor a partir do atual V-twin, optou mesmo por usar um motor bicilíndrico paralelo.

A cilindrada aumentará. A Suzuki V-Strom 700 consegue assim apontar para uma performance a rondar os 75 cv, se acreditarmos nas informações não oficiais, o que colocará o motor bicilíndrico paralelo ao nível de outras trail de média cilindrada.

Atualmente o motor dois cilindros em V da Suzuki é aplicado nos modelos V-Strom e também na SV650. Por isso é possível imaginar que este motor também será opção para uma futura SV700. Refira-se que a escolha de um motor deste tipo permitirá ainda à Suzuki otimizar a produção, nomeadamente com a introdução de outros modelos que utilizem o motor dois cilindros paralelos.

Em termos de elementos da ciclística, nesta foto espia da nova V-Strom 700 podemos perceber que a Suzuki vai dotar a sua trail média cilindrada de componentes mais evoluídos como a forquilha dianteira com bainhas de maior diâmetro e configuração invertida.

Convém também ressalvar que, tal como na atual V-Strom 650, também a nova Suzuki V-Strom 700 estará disponível numa variante mais estradista, com jantes de liga leve e menor diâmetro, mas também poderá ser adquirida numa variante “off-road” que deverá manter a denominação XT, com jantes de raios, destacando-se pela roda dianteira de 21 polegadas e provavelmente uma traseira mais pequena com 18 polegadas.

Tendo em conta que a moto já se encontra em testes de estrada, podemos presumir que a nova Suzuki V-Strom 700 marcará presença na sua versão de produção nos grandes salões dedicados ao mundo das duas rodas. Este ano, recordamos, voltamos a ter Salão de Colónia INTERMOT primeiro e depois o Salão de Milão EICMA em novembro.