A Suzuki já tinha deixado os amantes dos modelos de aventura satisfeitos quando lançou no início do ano a V-Strom 800 DE, uma variante mais adaptada a uma utilização fora de estrada.
Agora, e num momento em que estamos a fechar o ano, o importador da marca japonesa, o grupo Moteo, anunciou que em breve estará disponível nos concessionários portugueses a versão base desta trail, a V-Strom 800.
Pese embora neste momento o importador ainda não consiga disponibilizar uma data exata (nem o preço final) para início da comercialização da nova V-Strom 800 em Portugal, sabemos já que a trail na sua vertente de asfalto estará disponível nos concessionários até final de 2023.
E quais são as características que se destacam na Suzuki V-Strom 800?
Enquanto a V-Strom 800 DE foi desenvolvida como uma verdadeira “dual explorer”, com um comportamento afinado para ser uma opção de topo quer em estrada, quer fora de estrada, a normal V-Strom 800 privilegia essencialmente o elevado conforto e desempenho numa utilização em estrada, nas viagens de maior duração e longas distâncias, sempre a pensar numa condução em ritmos animados.
Todo o conceito da trail de Hamamatsu foi trabalhado rumo a aos objetivos anteriormente referidos, mas sem perder toda a sua polivalência e aptidão para outro tipo de superfícies.
Partilhando diversas características com a DE, como por exemplo a sua motorização, o SDMS, o STCS e o quickshift bidirecional, a nova versão base chega à estrada equipada com jantes de de alumínio de 19” e 17”, respetivamente na dianteira e traseira, que passam a ser cobertas por pneus tubeless Dunlop D614.
No eixo dianteiro a nova V-Strom 800 apresenta ainda forquilha invertidas Showa SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), que possibilita ao condutor ajustar as afinações de pré-carga da mola à frente e ainda a extensão na traseira, sendo que os “settings” base de fábrica são otimizados para longas tiradas em estrada, privilegiando a confiança em curva e assegurando a necessária estabilidade em reta.
Em comparação com a DE, esta V-Strom 800 perde curso em ambos os eixos. De acordo com a marca japonesa a trail permite que as rodas desfrutem de um curso total de 150 mm, significativamente menos do que os 220 mm da DE. Isso também se reflete na altura livre ao solo de 185 mm, o que contrasta com os 220 mm da DE.
A nível eletrónico, e tendo em conta a vocação mais estradista, a V-Strom 800 deixa de contar com as configurações específicas de fora de estrada. Mantém-se o Controlo de Tração de 3 níveis de intervenção e que permite ao condutor desligar.
O sistema de ABS tem dois níveis, sendo que os travões passam a ser de fixação radial, e os 3 modos de condução (SDMS) são acompanhados pelo já quickshift bidirecional, para trocas de caixa rápidas e mais suaves do que nunca.
Com um peso a cheio que atinge os 223 kg e a altura do assento fixa nos 825 mm, a Suzuki V-Strom 800 mantém a aposta no comprovado motor dois cilindros capaz de disponibilizar uma potência máxima de 84 cv e um pico de binário de 78 Nm
Outras características específicas da V-Strom 800 são o seu bico frontal mais largo, um para-brisas mais elevado para maior proteção aerodinâmica, poisa-pés em borracha mais compactos e ainda um guiador mais estreito.
A nova Suzuki V-Strom 800 chegará assim em breve a Portugal, e nas seguintes opções de cor:
– Pearl Vigor Blue
– Glass Sparkle Black
– Metallic Mate Steel Green
Clique aqui para saber qual o concessionário Suzuki mais perto de si.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!