No seu “regresso” ao desenvolvimento de modelos realmente novos a Suzuki surpreendeu o mundo motociclista com a apresentação em 2022 das GSX-8S e V-Strom 800DE, duas motos desenvolvidas de raiz, sendo o primeiro indício público de um processo de renovação da marca.
Como então anunciado, os dois modelos partilham a mesma base, motor e quadro, recebendo depois todo um trabalho específico que resulta em duas motos totalmente distintas e com propósitos igualmente distintos.
A excelência do trabalho do departamento de engenharia da Suzuki está patente na polivalência da plataforma de base que tornou tanto a GSX-8S, como a V-Strom 800DE, em modelos a ter em conta nos segmentos onde se inserem.
Leia também – Suzuki V-Strom 800 DE com oferta de acessórios
Potência e binário sempre disponíveis, suspensões totalmente ajustáveis e uma ciclística robusta e simultaneamente divertida, fizeram da V-Strom 800 DE a vencedora da edição 2023 do Alpen Masters o prestigiado prémio promovido pela revista alemã Motorrad e anunciado em pleno Verão.
O modelo foi igualmente eleito como Moto Adventure do Ano 2023 pela publicação Norte Americana, Motorcycle.com, sendo de novo destacado o elevado equilíbrio do motor e o seu desempenho geral, numa proposta verdadeiramente polivalente e que veio criar o seu próprio espaço.
Antes, em setembro, foi a vez da GSX-8S ser eleita Moto Naked do Ano nos MCN Awards promovidos pela Inglesa Motorcyle News, distinção que assenta de novo do seu elevado desempenho e qualidade geral, preenchendo todos os requisitos, sendo fácil de usar por principiantes, adequada para uma utilização diária, com uma excelente relação qualidade / preço e oferecendo um desempenho que satisfaz igualmente os utilizadores mais experientes
Na edição 2023 da EICMA a Suzuki apresenta mais dois modelos assentes nesta mesma plataforma e projeto. A versão base da V-Strom 800, com jante 19” na dianteira e uma apetência claramente estradista e a GSX-8R, um regresso da marca às motos de cariz mais desportivo, mas assegurando de novo um elevado compromisso e equilíbrio.
Este lançamento é praticamente acompanhado de mais um prémio, atribuído agora à plataforma 800 da marca, sendo distinguido com o Prémio de Melhor Valor (Best Value Award) pela publicação Norte Americana, Motorcycle.com. O prémio reconhece o muito que os dois modelos iniciais, V-Strom 800DE e GSX-8S, oferecem em função do seu custo, colocando-os de forma muito clara como referências nas suas categorias.
O ano de 2023 não termina, contudo, sem mais um reconhecimento da nova plataforma da Suzuki, tendo sido galardoada no passado dia 15 de Dezembro com o prémio Moto do Ano 2023 (2023 Motorcycle of the year) de novo pela Norte-Americana Motorcycle.com.
De acordo com a publicação “A plataforma 800 da Suzuki não só possibilitou o lançamento de uma excelente moto de aventura, como entrega igualmente um excelente valor e uma fantástica naked. A GSX-8S não conseguiu a liderança no segmento naked, mas é uma excelente moto, com um motor que vai ser uma estrela. As equipas de Hamamatsu têm longa história na construção de motores muito duradouros e de elevada polivalência, não sendo assim surpresa que o novo motor bi-cilíndrico paralelo de 776cc seja um claro vencedor.
A Suzuki e toda a sua rede comercial congratula-se, naturalmente, com este reconhecimento proveniente de tão prestigiadas publicações e que vêm reforçar a sólida imagem que a marca e os novos modelos têm vindo a vincar no mercado, assumindo-se como uma indicação clara de um processo de renovação e reafirmação da marca.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!