Takaaki Nakagami renova com HRC

Takaaki Nakagami renovou o contrato e vai continuar pelo menos mais dois anos aos comandos de uma Honda em MotoGP.

O HRC anunciou hoje a renovação do contrato com Takaaki Nakagami. O contrato foi renovado por «múltiplos anos», sem especificar o período exacto.

Isto significa que o piloto japonês estará aos comandos da Honda RC213V da LCR por pelo menos mais dois anos. A renovação não é uma surpresa, e acaba por ser uma formalidade há muito esperada. A LCR tem assim a sua equipa completa, com Alex Marquez como companheiro de equipa de Nakagami.

O próximo será o quarto ano de Nakagami, de 28 anos de idade, em MotoGP e na LCR. ‘Taka’ chegou ao Mundial em 2008, na categoria de 125 cc, depois de ter conquistado o título japonês de 125 cc em 2006, ano em que estreou também no CEV. Nesse ano, a par do título nacional no seu país, terminou o campeonato espanhol em 12.º. No ano seguinte foi sexto em Espanha, com uma subia ao pódio, em Valência.

Depois de passar discretamente pelas 125 cc no Mundial em 2008 e 2009, mas em 2010 regressou a casa. Disputou o campeonato nacional de ST600 e ganhou cinco das seis corridas, conquistando o título. Nesse ano ganhou também as 8 Horas de Suzuka, fazendo equipa com Takumi Takahashi e Ryuichi Kiyonari, aos comandos da Honda CBR1000RRW da MuSASHi RT HARC-PRO. Esta vitória fez subir a sua cotação junto da Honda.

Em 2011 regressou aos grandes prémios, em Moto2, onde esteve até ao final de 2017, nos primeiros três anos com a Italtrans, os restantes quatro com a Honda Team Asia. Conseguiu um total de 14 pódios, incluindo duas vitórias. O seu melhor resultado no campeonato foi o sexto lugar de 2016.

Estreia em MotoGP em 2018

Em 2018 ingressou na LCR, estreando-se na categoria rainha. Ainda não conseguiu o seu primeiro pódio. Neste momento é o melhor piloto Honda do campeonato, ocupando o quito lugar da tabela dos pontos.

«Estou muito contente por poder continuar a correr para a LCR Honda Idemitsu e 2021 e mais além. Agradeço à Honda pelo seu generoso apoio, permitindo-me mostrar todo o meu potencial. Farei o meu melhor para conseguir resultados sólidos nas restantes corridas, e levar esse balanço para o próximo ano. Estou a apontar mais alto com a Honda», disse o piloto japonês.

O HRC tem também grandes esperanças no piloto japonês. «Esta temporada a prestação do Nakagami tem sido sólida, terminando nos pontos em todas as corridas, e ocupando o quinto lugar do campeonato», diz Tetsuhiro Kuwata, director do HRC. «A sua presença em MotoGP está a crescer, e estamos ansiosos pelas suas prestações nas restantes corridas».