Teste BMW R 1250 GS Adventure

A variante Adventure da BMW GS continua a ser uma das motos preferidas dos viajantes. Foi renovada no ano do seu 40.º aniversário. Aqui fica o nosso teste à BMW R 1250 GS Adventure.

BMW R 1250 GS Adventure

A BMW R 1250 GS Adventure foi sujeita a um teste dinâmico que fez capa na edição nº 1504 da Motojornal, em março de 2021. Aqui ficam nossas impressões de um dos mais bem sucedidos modelos da BMW Motorrad.

Pró infinito e mais além…

Em 2021, ano de aniversário da mítica GS, a BMW atualizou também a R 1250 GS Adventure. Para além de tecnologicamente atualizada, recebeu igualmente a decoração especial que celebra este 40.º aniversário, comum aos restantes modelos da família de aventura da marca alemã.

BMW R 1250 GS Adventure

O coração da nova Adventure continua a ser o icónico motor boxer de dois cilindros, totalmente renovado em 2019 com a introdução da tecnologia ShiftCam de distribuição variável.

O bicilíndrico mantém a potência máxima de 136 cv, com uma generosa entrega de binário em médios regimes, com mais de 110 Nm disponíveis entre as 2000 e as 8250 rpm, característica responsável pelo carisma voluntarioso do motor bávaro. O valor máximo é de 143 Nm atingido às 6250 rpm.

BMW R 1250 GS AdventureA Adventure ganhou novas funcionalidades de origem que antes estavam apenas disponíveis como opcional. É o caso do ABS Pro Integral e do Dynamic Traction Control. Ganhou também um novo modo de condução.

Para além dos modos Rain e Road, agora de origem traz o novo modo Eco, que tira total partido do ShiftCam para garantir menor consumo e ainda maior autonomia que, graças ao depósito de 30 litros (mais 10 do que o da GS ‘normal’), poderá chegar aos 600 km. Para além destes, há mais modos opcionais que permitem explorar ainda mais todo o carácter da Adventure.

São os modos Pro, que são quatro: Dynamic, Dynamic Pro, Enduro e Enduro Pro. Se os dois primeiros permitem tirar todo o partido das capacidades estradistas das Adventure, os dois últimos permitem levar a aventura ainda mais longe ao explorar as características off road da GSA.

BMW R 1250 GS AdventureSe olharmos para os opcionais há ainda mais novidades, como o sistema de iluminação, que leva ainda mais longe a tecnologia LED, com o novo farol adaptativo, um conceito estreado nas K 1600 GT em 2011, mas nessa altura com faróis xenon.

O farol adaptativo permite manter o farol nivelado – independentemente da carga – e, melhor ainda, dirigir o feixe dos médios para a curva, mantendo o nível ideal de iluminação. Para além disso acrescenta outras funções como ‘Welcome’ e ‘Goodbye’, em que as luzes diminuem a sua intensidade quando a moto é ligada ou desligada, com uma terceira mais útil, a ‘Follow me home’: depois de desligar a moto um toque no botão dos máximos liga as luzes para manobrar a moto com a ignição desligada.

Os LEDs estendem-se aos ‘piscas’ com os traseiros a terem dupla função, já que incluem agora luz de travagem.

Outra novidade, também opcional, é o assento aquecido, em conjunto com os punhos aquecidos. O sistema está apenas disponível no assento de duas peças, não sendo possível com o assento Rally. O seu acionamento obriga à utilização do menu no painel TFT de 6,5 polegadas, depois de pressionar o botão anteriormente dedicado apenas aos punhos aquecidos.

BMW R 1250 GS Adventure

E a lista continua…

A lista de acessórios e opcionais é extensa, e permite adaptar a Adventure às necessidades/ gostos de cada um. Devido ao depósito de maior capacidade, a GSA continua a parecer mais imponente que a GS, e isso acaba por notar-se também em andamento. Isso nota-se especialmente quando o depósito está cheio, em manobras a baixa velocidade.

BMW R 1250 GS AdventureEssa sensação praticamente desaparece em andamento. Neste teste a BMW R 1250 GS Adventure demonstrou as suas capacidades dinâmicas, apesar do generoso peso de 268 kg em ordem de marcha. Isso deve-se em grande parte às suspensões Dynamic ESA Next Generation, que vão adaptando o seu funcionamento em função do piso e tipo de condução.

O resultado é um comportamento dinâmico muito eficaz aliado a um grande conforto que torna fácil fazer muitos quilómetros consecutivos não só em ritmo animado, mas também sem cansaço.

BMW R 1250 GS Adventure

O sistema de travagem está bem dimensionado para o porte da GSA, com o Integral ABS Pro a proporcionar segurança acrescida. Antes disponível apenas como opcional, agora faz parte do equipamento original. É um sistema combinado que, ao acionar a manete, atua simultaneamente sobre os discos dianteiros e o traseiro, enquanto que o pedal atua apenas no traseiro.

O sistema foi otimizado e agora não desliga o ABS no travão dianteiro nos modos Enduro Pro e Dynamic Pro, desligando apenas no travão traseiro. Graças ao sistema de monitorização de seis eixos, o sistema tem também em conta a inclinação da moto, maximizando a segurança em travagem em curva, também considerando o modo de condução selecionado.

om o sistema DBC (Dynamic Brake Control) associado as travagens de emergência conseguem ser feitas em menor distância, já que previne a aceleração involuntária quando fazemos força para apertar a manete com a mão direita.

BMW R 1250 GS AdventureToda a eletrónica torna também mais fácil explorar a GSA quando acaba o asfalto. Devido ao peso é inicialmente intimidante, mas rapidamente nos transmite a confiança necessária para desfrutarmos da condução e evitar as situações de aperto.

Para quem pretende fazer muitos quilómetros fora de estrada – ou para aqueles com estatura acima da média – a BMW disponibiliza na sua lista de opcionais uns risers que aumentam a altura do guiador em 30 mm, permitindo uma melhor posição ao conduzir de pé, e que podem ser combinados com altura de assento mais adequada a cada um.

É que para além do assento original ser ajustável (890-910 mm), na lista de opcionais existem assentos mais baixos.

Galeria de fotos – BMW R 1250 GS Adventure

Por tudo isto não é difícil perceber porque esta é uma moto escolhida por muitos para partir à descoberta de todos os recantos mais remotos do mundo.

Mais eficaz e mais fácil, este teste a BMW R 1250 GS Adventure mostra o porquê da reputação de viajante aventureira.

Texto: Vitor Martins • Fotos: Bruno Ribeiro

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