InícioNotíciasTeste BMW R 1300 RT - Melhorar o ótimo

Teste BMW R 1300 RT – Melhorar o ótimo

A RT é um caso de sucesso absoluto no segmento touring. A forma brilhante como tem evoluído de geração para geração faz-nos crer que chegou ao seu limite, mas a BMW consegue sempre reinventar a RT e elevar o nível para uma experiência de primeira classe

-

A BMW Motorrad RT é uma daquelas motos em que é fácil pensar que parece um monstro enorme e pesado. Pois bem, paradoxalmente é ambas e não é nem uma coisa nem outra! Andar numa RT é esquecer o peso (281 kg em ordem de marcha) e as dimensões, pois a moto parece que desaparece debaixo de nós, tal a facilidade com que acelera, curva e mantém velocidades de cruzeiro elevadas.

Pegar na R 1250 RT e fazer dela uma moto melhor não deve ter sido tarefa fácil, mas os engenheiros e designers da BMW Motorrad conseguiram tornar essa pretensão numa realidade. Na verdade, a BMW Motorrad renovou a RT de alto a baixo e a nova R 1300 RT monta um novo motor, o já conhecido Boxer de 1300 cc e 145 cv que equipa as GS. O chassis foi também redesenhado com o objetivo de a tornar mais dinâmica e acessível.

Por último, a aerodinâmica, que foi revista, melhorada e em que foram introduzidas novidades que tornam a vida a bordo mais confortável e capaz de fazer quilómetros. À primeira vista a moto parece de facto mais pequena, mais esguia e leve, o que dá a impressão imediata de que é mais amigável e fácil de abordar. Esteticamente as mudanças resultam em pleno, apesar da moto ser mais bonita ao vivo do que em foto.

BMW 1300 RT

- PUBLICIDADE -

As linhas são bastante modernas e o equilíbrio entre as áreas a negro e as que têm cor dão-lhe um aspeto dinâmico e de leveza visual. Um dos elementos que mais me chamou a atenção nas fotos iniciais foi o novo para-brisas de enormes dimensões, pelo menos assim parecia.

Mas junto à moto percebemos que as proporções da moto e do vidro são parecidas com o modelo anterior, mas a zona mais baixa do vidro tem o propósito de tornar a frente menos intrusiva à visão da estrada pelo condutor e isso facilita em andamento, mas principalmente nas manobras a mais baixa velocidade. Além disso, o vidro comandado eletricamente funciona na perfeição quando estamos aos comandos, sendo muito fácil controlar o que queremos de fluxo de ar, mas sem nunca haver turbulência ou desconforto, um verdadeiro salão de desfrute.

A posição de condução, sempre naquele equilíbrio entre o conforto turístico e um toque mais desportivo, também ajuda, mas fiquei surpreendido de ser possível ir muito depressa na Autobahn, a mais de 180 km/h e ter a sensação de estar dentro de um casulo onde ia a ouvir música e sem pressão do vento. Além do vidro, a BMW Motorrad introduziu um painel de carenagem deslizante de cada lado da moto, que, estando na sua posição habitual, deixa um fluxo de ar passar para o condutor e para o passageiro, mas que, se for subido, protege ainda mais os ocupantes do fluxo do ar e também da chuva.

O acionamento é manual, mas faz-se de forma muito simples, mesmo em andamento. Além destes defletores superiores, há também uns novos defletores por baixo dos cilindros, que até servem de proteção dos mesmos se a moto tombar para o lado, mas que impedem que grande parte do que o pneu da frente levanta chegue aos pés do condutor.

Polivalente

Outra das alterações mais interessantes à R 1300 RT foi a adoção de uma regulação de altura da suspensão traseira quando usamos o modo Dynamic Pro.

- PUBLICIDADE -

O DCA, Dynamic Chassis Adaptation, comprime a frente e aumenta a altura da traseira, alterando a geometria da moto e dando-lhe um carácter mais “desportivo”.

Não esperem uma S 1000 RR, mas que se torna mais acutilante no ataque às curvas, disso não há dúvida. As unidades que usámos para o teste estavam equipadas com o sistema ASA, o sistema de caixa automática sem embraiagem, e devo dizer que é um “casamento” genial.

O sistema funciona na perfeição com a RT, tornando toda a condução ainda mais fácil e descontraída.

Se estivermos em modo Automático, só em manobras a baixa velocidade e a subir é que nos lembramos de que com uma embraiagem manual o controlo poderia ser melhor e com o modo Manual temos o pedal de mudanças para acionar, apenas não havendo a manete de embraiagem. O sistema funciona muito bem, apesar de algumas passagens de caixa serem mais bruscas, também cortesia do sistema estar montado num motor Boxer.

Viagem em primeira classe

A R 1300 RT também foi criada para ser desfrutada com passageiro, e a BMW Motorrad não se esqueceu de quem se senta no lugar traseiro.

Para além dos poisa-pés largos, mais espaço para as pernas (apesar das malas Vario laterais passarem de 27 para 33 litros) e assento aquecido, a partir de agora passa a estar também disponível aquecimento de mãos e de costas para o passageiro. Mimos de luxo para quem se senta atrás na RT.

Atrás ou à frente, a R 1300 RT é um absoluto luxo de moto turística! Há mil e um elementos de eletrónica que deixo para cada um ver no site da marca, mas o que fica é mesmo isto: a BMW Motorrad voltou a fazê-lo, melhorar o ótimo, resolver alguns dos pontos fracos e tornar a experiência de condução ainda melhor.

A RT ao longo dos anos aniquilou a concorrência, mas não é por isso que a BMW Motorrad desistiu dela. Para quem quer viajar em primeira classe, está aqui a sua companheira.

Neste teste utilizámos os seguintes equipamentos de proteção:
Capacete – NEXX X.LIFETOUR Pro Mile
Fato – Touratech Compañero
Luvas – Klim
Botas – REV’IT! Expedition H2O

- PUBLICIDADE -

Ficha Técnica: BMW R 1300 RT
Preço: 24.392€
Motor: Dois cilindros Boxer, refrigeração ar/líquido
Distribuição: DOHC
Diâmetro x Curso: 106,5 mm x 73 mm
Cilindrada: 1300 cc
Potência máxima: 145 cv / 7.750 rpm
Binário máximo: 149 Nm / 6.500 rpm
Alimentação: Injeção eletrónica
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo
Caixa: 6 velocidades
Final: Cardan
Quadro: Bipartido com motor autoportante
Suspensão dianteira: EVO Telelever
Suspensão traseira: EVO Paralever
Travão traseiro: 1 disco de 285 mm com pinça de 2 pistões
Travão dianteiro: 2 discos flutuantes de 310 mm com pinças de 4 pistões
Pneu dianteiro: 120/70ZR17
Pneu traseiro: 190/55ZR17
Altura do assento: 820/840 mm
Distância entre eixos: 1.500 mm
Capacidade do depósito: 24 litros
Peso a cheio: 281 kg
Garantia: 5 anos
Importador: BMW Motorrad Portugal

Galeria de Fotos BMW R 1300 RT

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática.

- PUBLICIDADE -