Teste Fantic Caballero 500 50º Aniversário

A Fantic Caballero é desde sempre o nome maior desta marca. E agora volta a mostrar-se no mercado com grande vigor e determinação.

fantic caballero

A Fantic é uma marca com grande tradição e história na Europa, mas também com grande relevância em mercados como o americano. A gama continua a assentar, essencialmente, nos modelos off-road, com grande investimento no enduro, motocross e supermoto, mas com a gama Fantic Caballero em grande destaque, pois foi este um dos principais modelos que deram vida, corpo e alma ao construtor italiano.

A Fantic Caballero nasceu no início dos anos 70, e a vocação off-road rivalizava com a vocação para o trial, onde viria mesmo a conquistar três títulos mundiais nos anos 80. No entanto, a estética foi mantendo a atualidade, e à medida que o mercado foi evoluindo, essa mistura de estilos que a Caballero ostentava, viria a dar origem aos modelos estilo scrambler tão apreciados nos dias que correm.

Na verdade, se olharmos para as motos de trial dos anos 70/80, notamos claras e inequívocas semelhanças às tão “badaladas” scrambler que continuam muito na moda.

fantic caballeroMas mais do que a imagem revivalista, histórica e na moda, os italianos não escondem o gosto por fazer bem e brindam-nos com uma imagem muito cuidada, prendendo-nos o olhar aos detalhes, muitos deles maquinados, em alumínio e com uma qualidade arrebatadora.

Tudo se encontra no devido lugar e a imagem rebelde, robusta e versátil deixa-nos rendidos.

Também é no capítulo da versatilidade que a nova geração da Caballero aposta e daí presentear-nos com uma gama composta por 12 modelos, distribuídos por duas cilindradas, as pequenas 125 cc e a 500 cc. Dentro da gama existem diversas versões, cobrindo assim todas e quaisquer necessidades: temos desde versões mais simples e asfálticas, até às mais pretensiosas Rally, que encaram o off-road de forma mais séria.

O estilo, esse mantém-se praticamente inalterado em todas elas.

fantic caballeroVersão especial Fantic Caballero 500 50º Aniversário

Embora a estética geral nos remeta para qualquer um dos modelos Fantic Caballero, há pormenores únicos que tornam esta versão aniversário tão especial. Neste modelo que pretende assinalar os 50 anos do nascimento do versátil modelo italiano, somos brindados com uma decoração especial (seja em vermelho ou azul, esta última a versão que utilizámos para o nosso contacto), um pequeno ecrã defletor na frente, grelha de proteção metálica no farol dianteiro, bolsa de depósito, guiador off-road largo com barra central, proteção de cárter e placas de número com fundo amarelo e o número 50.

De resto, é em tudo semelhante aos restantes modelos da gama.

Comum a todas elas temos a qualidade dos materiais aplicados e do equipamento utilizado, com destaque para o sistema de escape duplo, sobreposto, da Arrow, os diversos componentes maquinados (CNC) e as luzes LED. Depois, contamos ainda com as jantes de raios, de 19” na frente e 17” atrás, vestidas por pneus Pirelli Scorpion Rally, que nos oferecem grande segurança e versatilidade numa utilização mista.

Contudo, a imagem é simples, nada intimidatória para os menos experientes, muito fácil de conduzir, leve (150 kg de peso a seco), e sem qualquer complexidade eletrónica, onde contamos apenas com sistema de ABS que pode ser desligado premindo o botão colocado no punho direito, por baixo do apoio do retrovisor

Scrambler que é scrambler, tem os seus princípios base assentes na facilidade e versatilidade, e pelo que tivemos oportunidade de comprovar, quer seja na cidade, na estrada ou fora dela, a diversão está sempre garantida com esta Fantic Caballero 500.

fantic caballeroFantic Caballero 500: Motor e ciclística

Equipada com motor de um cilindro, com 500 cc a 4T, refrigerado por líquido e com quatro válvulas, a Caballero 500 apresenta-se de acordo com a norma Euro5. O motor debita 40 cv de potência às 7500 rpm e o binário atinge o seu pico máximo de 43 Nm às 6000 rpm.

Embora se note que o bloco está mais “abafado” face aos anteriores 500 cc monocilíndricos, por força das restrições do Euro5, continua a ser uma aposta certeira para motos que pretendem ser enérgicas e com respostas ao punho do acelerador rápidas e determinadas, embora o preço a pagar sejam as vibrações, que se sentem a todos os instantes, mas não chegam a colocar o conforto em causa.

fantic caballeroO motor da Fantic Caballero 500 sente-se cheio e disponível, principalmente acima das 4000 rpm. Quando rodamos numa mudança alta, a baixa rotação, o motor reclama de forma veemente e aí temos que recorrer à caixa para voltar a ganhar ânimo. A caixa de seis velocidades mostrou um tato pouco preciso e algo rijo, mas, como em tantos outros modelos, temos que dar o benefício da dúvida pelos poucos quilómetros que esta unidade testada apresentava.

Quanto aos consumos, sem qualquer restrição, conseguimos rodar dentro dos quatro litros por cada 100 quilómetros cumpridos. O duplo silenciador da Arrow é fonte extra de diversão, pois somos brindados por uma forte sonoridade, acompanhados por alguns “rateres” nas reduções que tornam tudo mais divertido e viciante.

Devido à ausência de modos de entrega de potência, também notámos que por vezes essa entrega é demasiado brusca, principalmente para os menos experientes.

fantic caballeroQuanto à ciclística, é simples e funcional, capaz de cumprir em qualquer cenário. No entanto, o conjunto sente-se algo rijo, muito por culpa do assento. A forquilha dianteira, com bainhas de 41 mm, não oferece qualquer possibilidade de ajuste e o “setting” de fábrica aponta mais num caminho permissivo, contando com uma utilização urbana mais acentuada.

Essas características enquadram-se também num estilo de off-road mais “light”, mas quando passamos a exigir mais do conjunto em estrada começamos a notar alguma instabilidade, quer nas travagens nas abordagens às curvas, como nas passagens por curva e nas saídas. Ainda assim, conseguimos ser muito rápidos em estradas pejadas de curvas.

No amortecedor traseiro conseguimos ajustar a pré-carga da mola. O quadro, em tubos de aço, assegura rigidez, leveza e agilidade ao conjunto.

fantic caballeroA travagem está a cargo de disco de 320 mm na frente e um traseiro com 230 mm, com ABS desconectável. Também na travagem, na manete que aciona o disco dianteiro, notámos alguma brusquidão no início de curso. Tirando isso, é muito potente.

A postura de condução desta Fantic Caballero 500 é natural e equilibrada, com o assento a revelar-se firme. A pensar nas incursões fora de estrada, podemos retirar as borrachas dos poisa pés para ganharmos assim mais aderência nas botas em off-road.

Devido às tampas laterais salientes, quando rodamos de pé fora de estrada temos que chegar o corpo mais para a frente, enquanto a iluminação LED funciona muito bem à noite, com os máximos a apresentarem um generoso alcance. Surpreendente!

fantic caballeroE também temos de referir que devido à largura do conjunto, o arco das pernas é um pouco largo, mas quando estamos apenas com um pé no chão, conseguimos apoiá-lo totalmente.

No geral é uma moto que tem tanto de bonita como de divertida, esteticamente muito bem conseguida e com prestações muito versáteis e simpáticas em qualquer cenário. A geometria está bem conseguida, com um baixo centro de gravidade e uma boa distribuição de peso que nos transmite grande confiança. Com a Fantic Caballero 500 o único limite que haverá é a nossa imaginação!

Texto: Domingos Janeiro
Fotos: Pedro Lopes

Neste teste utilizámos os seguintes equipamentos de proteção

Capacete – SMK

Blusão – LS2

Luvas – Alpinestars

Calças – Ixon

Botas – TCX

Ficha técnica Fantic Caballero 500 50º Aniversário

Preço: 7490€

Motor: monocilíndrico, 4T, refrigerado por líquido

Distribuição: Árvore de cames à cabeça, 4 válvulas

Diâmetro X Curso: 94,5 x 64 mm

Cilindrada: 500 cc

Potência máxima: 40 cv / 7500 rpm

Binário máximo: 43 Nm / 6000 rpm

Embraiagem: Multidisco em banho de óleo

Transmissão final: Por corrente

Caixa: 6 velocidades

Quadro: Trave central de aço

Suspensão dianteira: Forquilha invertida, 41 mm

Suspensão traseira: Amortecedor ajustável

Travão dianteiro: Disco de 320 mm, ABS desconectável

Travão traseiro: Disco de 230 mm, ABS desconectável

Pneu dianteiro: 110/80-19”

Pneu traseiro: 140/80-17”

Comprimento máximo: 2080 mm

Largura máxima: n.d.

Altura máxima: n.d.

Altura do assento: 820 mm

Distância entre eixos: 1425 mm

Capacidade do depósito: 12 litros

Peso a seco: 150 kg

Cores: Azul e vermelho

Garantia: 3 anos

Importador: Fantic Portugal

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