A proteção da cabeça dos motociclistas é fundamental. Por alguma razão, pese embora na Revista MotoJornal seja defendido o uso de todos os equipamentos de proteção, o capacete é o único equipamento obrigatório por lei para se conduzir moto. Por isso, a HJC, através do seu representante nacional Atelier da Moto, entregou-me o seu HJC i71, uma proposta que integra a gama de capacetes integrais.
Este capacete de gama média já conta com a nova certificação ECE 22.06, integra argumentos técnicos como uma viseira escura com 3 posições e está preparado de fábrica para receber os intercomunicadores da marca.
Para testar este HJC i71 decidi percorrer vários tipos de estrada, e a várias velocidades. Um teste nas condições mais variadas e até mais exigentes, com temperaturas ambiente que estiveram muitas vezes acima dos 30 graus o que permitiu testar a sua capacidade de ventilação.
Em termos de características técnicas, é um capacete que conta com fecho micrométrico, fácil de abrir e fechar pois apresenta com uma patilha na zona do fecho que quando puxada solta o bloqueio.
A calota é fabricada em Advanced Polycarbonate Shell, também vulgarmente conhecido por policarbonato, e o forro interior não permite a fácil remoção em casos de emergência. Esta solução técnica é bastante útil, a meu ver, e ainda assim, a nesta gama de preços é pouco habitual os capacetes contarem com essa característica.
A sensação com que fico quando tenho o HJC i71 nas mãos é de um capacete com qualidade, esteticamente bem conseguido e com atenção ao detalhe. Para um capacete de gama média a marca destaca-se pela inclusão de detalhes como a viseira escura interior com 3 posições.
No caso do i71, a viseira, para além de baixar deixando muito pouco espaço para que a luz do sol incida diretamente nos olhos, funcionando de forma muito idêntica a usarmos óculos de sol, mas consideravelmente mais confortável, em simultâneo movimenta-se para a frente, deixando mais espaço para, dependendo das feições do motociclista, que a viseira não toque no nariz e não se tornando assim incomodativa.
Ainda sobre esta viseira, a sensação de “click”, seja para abrir ou fechar, dá-nos a certeza que está na sua totalidade aberta ou fechada algo que me apraz bastante. O mecanismo para abertura e fecho fica do lado esquerdo e está bem posicionado sendo de fácil acesso e acionamento, até mesmo com luvas.
A atenção ao detalhe e segurança não se fica pela viseira interior. Este modelo da HJC vem com um fecho lateral para a viseira exterior, algo que primeiro estranha-se, e depois entranha-se. Demorei cerca de 5 a 10 utilizações para que o gesto de abertura da viseira fosse algo natural e não pensado.
Porque é que isto é relevante em termos de segurança?
Porque em muito capacetes para abrir a viseira exterior somos obrigados a colocar a mão à frente do nosso campo de visão. Claro está que depende do tipo de capacete, mas o que é impossível é que seja por 1 ou 10 segundos não perdermos parte da visão.
Com o i71 isso não acontece, a abertura é lateral e o gesto bastante fácil de fazer, nunca afetando o campo de visão. A este fecho a única coisa que acrescentaria era a mesma sensação de “click” que existe no mecanismo da viseira interior. Ainda assim, em todo o tempo de uso e após algumas tentativas, nunca o capacete ficou aberto sem querer.
O capacete é bastante confortável.
O meu tamanho é o 2XL e é substancialmente mais espaçoso comparando com outros modelos que já utilizei, o que ajuda em muitos aspetos, como o embaciamento e circulação de ar, mas que pode, dependendo das feições de cada um, prejudicar em outras, como por exemplo em estrada quando se vira a cabeça a velocidades mais elevadas o capacete movimentar-se. É também por esta razão que se mostrou bastante fácil de colocar e remover da cabeça.
O embaciamento da viseira é também uma questão muito particular, e fundamental no que diz respeito aos capacetes, pois afeta diretamente a visão. E normalmente eu sofro com esse problema, mas este HJC i71, talvez pelo espaço extra no interior e maiores entradas de ar, aconteceu-me apenas duas vezes no espaço de cerca de 2 meses.
Considero isto muito poucas vezes, diga-se, e sempre que aconteceu tinha as entradas de ar todas fechadas. O problema foi rapidamente resolvido assim que abri uma das entradas, o que revela uma boa ventilação.
Uma das questões mais colocadas sobre capacetes é a questão de ruído. Uma questão que, tal como o embaciamento, é bastante particular pois depende do formato da cara e de muitos outros fatores.
O que posso referir após muitas semanas de uso, é que notei alguns “assobios” quando tinha a viseira aberta e estava acima de 80 km/h. Nota-se também aumento obviamente do ruído com entradas de ar abertas. Não considero que quando tem a viseira e as entradas de ar fechadas seja um capacete com ruido desconfortável.
Relativamente às entradas de ar, as duas maiores viagens demoraram cerca de 3 horas cada e em pleno período de maior calor do dia. Para minha surpresa, tendo em conta a temperatura ambiente, em nenhuma das duas senti calor no interior capacete. O aumento das dimensões das entradas de ar é algo notável, pois rapidamente se sente o ar a entrar, não deixando o capacete aquecer em demasia.
O evoluído sistema de ventilação de canais ACS possui entradas de ar na área superior e na zona do queixo, o que ajuda no desempenho de desembaciamento, conta ainda com extratores de ar totalmente integrados na secção posterior para extrair a umidade e o ar quente do interior do i71. As entradas e saídas de ventilação são fáceis de abrir e fechar, mesmo com luvas calçadas.
O forro interior é fácil de tirar e voltar a fixar ao capacete, perfeito para o limpar, contando com tecido antisséptico respirável.
Em termos da pressão causada pelo interior não senti em demasia, acho até que falta um pouco na zona das bochechas, talvez por isso também em termos de calor seja um capacete muito bom. Não transpirei com ele em momento algum. O tecido interior tem uma qualidade razoável para o preço que custa o capacete e não se revelou desconfortável nas viagens longas que referi.
Em termos de estabilidade o capacete i71 notei, quando olhava para os lados que abanava um pouco a velocidades mais elevadas. Pode dever-se isto também ao facto de o interior ser demasiadamente espaçoso e a falta de pressão na zona das bochechas que ajudaria a que fosse mais estável.
O capacete HJC i71 surpreendeu-me em especial pela sua relação qualidade-preço, por não embaciar, pois, é um problema comum para mim, e pelo conforto.
De uma forma geral, este capacete corresponde às expectativas, em parte supera-as tendo em conta que é um capacete de gama média, mas que apresenta uma boa atenção ao detalhe e acabamentos bastante bons. Pontos a melhorar seria o ruido quando tem a ventilação aberta e a falta de confirmação através da sensação de “click” ao fechar a viseira exterior.
Texto e fotos: Sebastião Guerra
Ficha técnica – HJC i71
Calota exterior – Policarbonato
Calota interior – EPS
Forro interior – Removível e lavável
Mecanismo de retenção – Micrométrico
Ventilação – Entradas superior e entrada na queixeira, ajustáveis
Viseira interior – Sim, com três posições pré-definidas
Peso – 1800 gr
Tamanhos disponíveis – XS ao XXL
Preço – 229,90€ (cores lisas), 269,90€ (gráficos) e 299,90 (edição Fabio Quartararo)
Informações – Atelier da Moto / geral@atelierdamoto.com
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