Teste – Suporte de telemóvel Oxford CLIQR

Uma forma simples, acessível e eficaz de suportar o seu smartphone no guiador da moto é recorrer a este suporte de telemóvel Oxford CLIQR .

Suporte de telemóvel Oxford CLIQR

O nome do suporte de telemóvel Oxford CLIQR – aqui em análise – faz justiça ao seu modo de funcionamento: basta apontar o telemóvel ao suporte e pressionar até se escutar o ‘clique’ que nos garante estar fixo e pronto para seguir viagem.

Fabricado com material em ‘nylon’, este suporte utiliza parafusos em aço inoxidável, sendo  fabricado na China. É composto por dois autocolantes e um suporte fixo a duas meias luas que abraçam o tubo do guiador da moto, e são apertados por um parafuso de cabeça sextavada interior.

Um anel de silicone, rasgado numa secção para permitir abraçar o guiador, é colocado no interior da braçadeira para lograr o devido aperto entre tubos que possam ter uma variação de diâmetro de 22 a 22,5 mm. Uma adesivo autocolante de formato quadrangular é colado na parte posterior do telemóvel – ou à capa que o protege, na maioria dos casos. Um segundo autocolante permitirá utilizar outro telemóvel, à vez, caso seja necessário.

Uma vez colocada a braçadeira de aperto no ponto desejado e que permite a visualização preferencial do condutor, só é necessário inserir a peça colada na parte posterior do telemóvel no encaixe fêmea do suporte fixo ao guiador. A posição de inserção é ligeiramente enviesada mas fácil de encontrar e de habituação imediata.

Como os telemóveis têm formato retangular, a colocação da peça autocolante na parte posterior daquele é fundamental caso se queira visualizar o ecrã ao alto ou ao baixo, já que o suporte permite duas posições de encaixe, desfasadas 90 graus, de acordo com a preferência individual ou conveniência do momento.

Para o retirar do suporte basta pressionar um botão com o indicador, passando a mão por detrás do telemóvel, algo que também resulta fácil de automatizar com a utilização. O adesivo suporta uma carga de descolamento de 40 kgf, valor que sobe para 60 kgf no caso do suporte.

Tivemos a oportunidade de fazer três viagens com este suporte de telemóvel Oxford CLIQR que totalizaram três mil quilómetros, utilizando motos com carenagem e ‘naked’ acima dos 900 cc, e em caso algum sentimos insegurança ou medo que o telemóvel ‘voasse’ com o aumento da velocidade.

Garantindo uma boa fixação, a robustez e estabilidade do suporte de telemóvel Oxford CLIQR ficaram mais que comprovadas.

 

É certo que este sistema não tem grande flexibilidade em termos de diâmetro de guiador, nem permite regulação em andamento. E também não garante qualquer proteção do elemento suportado, nem inclui sistema de carregamento, ou impede que nos esqueçamos do telemóvel numa paragem.

Mas cumpre a função para que foi fabricado de forma exemplar, é fácil e rápido de montar e utilizar, garantindo elevada estabilidade e robustez.

Além disso, se for necessário, existem diversos tipos de fixação que permitirão utilizar o suporte no braço de um retrovisor, numa bicicleta, automóvel ou até no capacete, caso o queiram utilizar para suportar uma câmara de filmar, por exemplo.

O suporte de telemóvel Oxford CLIQR está à venda nos pontos de distribuição da marca e é importado pela Multimoto. Tem um PVP de 23 euros.