Testes Moto2 e Moto3 em Jerez: clima instável no primeiro dia

Em Jerez de la Frontera decorreu o primeiro dos últimos dias de testes para as categorias Moto2 e Moto3 do Mundial de Velocidade.

Testes Moto2 Moto3 Jerez II
Miguel Oliveira

Os pilotos de Moto2 e Moto3 do Mundial de Velocidade iniciaram hoje em Jerez de la Frontera os últimos testes de pré-temporada.

O dia ficou marcado pelo clima instável, coma chuva a aparece e a prejudicar o trabalho dos pilotos. A pista ainda fria na primeira sessão levou os pilotos a perder algum tempo no início. Depois o aparecimento da chuva na terceira levou a que apenas um piloto, Jules Danilo rodasse algumas voltas, mas regressando à box ao fim de apenas três passagens pela recta. A pista não estava totalmente molhada, mas estava o suficiente para não se conseguir rodar com slicks, embora pouco para tirar partido dos pneus de chuva.

Para além da chuva, as baixas temperaturas também foram limitativas, com o asfalto a atingir apenas 20°C de temperatura máxima.

Foi na segunda sessão que se registaram os melhores tempos do dia. Francesco Bagnaia terminou no topo da tabela (1’42.443), na frente de Iker Lecuona e Romano Fenati.

Miguel Oliveira foi o 8.º, a 0,529 s de Bagnaia. Oliveira cumpriu 36 voltas, todas com pneus slick. «Para ser sincero, não foi um dia totalmente negativo, uma vez que as previsões meteorológicas eram muito piores», disse o piloto português. «Conseguimos completar algumas voltas e recomeçar onde tínhamos ficado no último teste. Não testámos nada digno de nota, mas tentaremos fazer isso amanhã, quando em teoria será o melhor dia para testar coisas e continuar a melhorar a moto. Se continuar a chover nos próximos dias, planeamos sair quando a pista estiver totalmente molhada, mas sem fazer muitas voltas. Temos que rodar no molhado porque isso ajudar-no-á no futuro».

Testes Moto2 Moto3 Jerez II
Miguel Oliveira

Recordes do circuito em Moto2

Pole position: 1’42.080 (Alex Marquez – Kalex, 2017)

Volta mais rápida: 1’42.596 (Franco Morbidelli – Kalex, 2017)

Testes Moto2 Moto3 Jerez II
Melhores tempos Moto2, primeiro dia

Moto3: Canet o mais rápido

Os pilotos de Moto3 também sofreram com a instabilidade climatérica. Na primeira sessão rodaram apenas 12 dos 28 pilotos presentes, e na terceira apenas 11.

Foi só na segunda sessão que rodaram todos, e foi Aron Canet quem registou o melhor tempo, na frente de Enea Bastianini e Marco Bezzechi.

O espanhol foi o único a rodar em 1’46 utilizando pela primeira vez neste teste – tal como o seu companheiro de equipa Alonso Lopez, a versão definitiva do motor Honda para a temporada de 2018.

As previsões meteorológicas prevêm uma melhoria para amanhã, para depois a chuva voltar com força na quinta-feira, último dia de testes de pré-temporada.

Testes Moto2 Moto3 Jerez II
Aron Canet

Recordes do circuito em Moto3

Pole position: 1’46.004 (Jorge Martin – Honda, 2017)

Volta mais rápida: 1’46.723 (Brad Binder – KTM, 2015)

Testes Moto2 Moto3 Jerez II
Melhores tempos Moto3, primeiro dia