Testes MotoGP: Marquez termina no topo

Marc Marqeuz alternou entre a moto de 2017 e o protótipo de 2018

Terminaram hoje em Valência os primeiros testes de pré-temporada de MotoGP. Durante dois dias os pilotos da categoria rainha rodaram no circuito Ricardo Tormo testando já novas soluções para a temporada de 2018.
No final do dia foi Marc Marquez quem conseguiu o melhor tempo, depois de ter feito uma impressionante sequência de voltas consecutivas em 1’30.5, ou seja, sempre abaixo do actual recorde da volta mais rápida neste circuito.
Marc Marquez e Dani Pedrosa – que no final do dia fez uma saída apenas à procura de uma volta rápida, alcançando o segundo lugar do dia e o quarto da tabela combinada dos dois dias – alternaram entre a moto com que terminaram a temporada e o protótipo de 2018, com várias novidades na ciclística e motor, incluíndo novo escape.
Maverick Viñales, que tinha sido o mais rápido no primeiro dia, não conseguiu melhorar o registo do dia anterior, mas terminando em segundo na tabela combinada, na frente de Johan Zarco. O francês voltou a trabalhar, tal como os pilotos da equipa oficial, com os dois chassis, e terminou os testes bastante satisfeito com o seu progresso, tendo passado boa parte do dia a trabalhar na configuração de corrida.

Valentino Rossi com uma nova carenagem na Yamaha

Valentino Rossi terminou na quinta posição, e continua a preferir o chassis de 2016, e gosta do novo motor, ressalvando que o Ricardo Tormo não é melhor circuito para avaliar o propulsor, mas ficou convencido pelas suas características.
O melhor piloto Ducati foi Jorge Lorenzo. O construtor italiano ainda não tinha muitas novidades para testar e Andrea Dovizioso acabou por ‘fechar a loja’ mais cedo, sendo um dos pilotos que menos voltas completou ao longo dos dois dias.
Quem deixou boas impressões foi Jack Miller, que terminou os testes em oitavo com o tempo alcançado no primeiro dia. O australiano sentiu-se sempre confortável com amoto e com a nova equipa, mas começou o segundo dia de testes com uma queda logo à sua segunda volta, o que o forçou a passar depois muito tempo nas boxes.
Quantos aos rookies, Franco Morbidelli foi o melhor dos três presentes, ocupando o 17.º lugar final, depois de ter melhorado cerca de um segundo face ao dia anterior. O campeão de Moto2 adaptou-se bem à MotoGP, mas tem ainda que descobrir os segredos da electrónica: «Preciso de trabalhar no meu estilo de pilotagem, porque é a moto é muito diferente da Moto2. Isso é o principal, e também perceber melhor a electrónica, como o equilíbrio da moto muda as sensações e muitas outras coisas. Há inda muito para aprender, por isso estou ansioso por voltar a andar na próxima semana em Jerez», concluiu o italiano.
Algumas equipas participarão na próxima semana em testes privados no circuito de Jerez, e a Yamaha vai testar, também na próxima semana, a Sepang. Os próximo testes oficiais decorrerão a partir de 30 de Janeiro na Malásia.

Classificação final:

  Melhores tempos 1.º dia N.º de voltas 2.º dia N.º de voltas Total de voltas Km Percorridos
1 Marc Marquez Honda 1’30.501 70 1’30.033 61 131 524,7
2 Maverick Viñales Yamaha 1’30.189 80 1’30.640 66 146 584,7
3 Johann Zarco Yamaha 1’30.389 53 1’30.439 65 118 472,6
4 Dani Pedrosa Honda 1’31.328 52 1’30.436 51 103 412,5
5 Valentino Rossi Yamaha 1’30.519 63 1’30.724 62 125 500,6
6 Jorge Lorenzo Ducati 1’31.059 34 1’30.534 39 73 292,4
7 Jack Miller Ducati 1’30.635 57 1’30.860 45 102 408,5
8 Cal Crutchlow Honda 1’31.259 55 1’30.654 72 127 508,6
9 Aleix Espargaro Aprilia 1’30.756 51 1’30.889 44 95 380,5
10 Andrea Iannone Suzuki   0 1’30.877 47 47 188,2
11 Andrea Dovizioso Ducati 1’30.850 50 1’31.758 22 72 288,4
12 Pol Espargaro KTM 1’31.166 56 1’31.100 46 102 408,5
13 Bradley Smith KTM 1’31.415 53 1’31.202 39 92 368,5
14 Tito Rabat Ducati 1’31.673 70 1’31.386 64 134 536,7
15 Alex Rins Suzuki   0 1’31.516 38 38 152,2
16 Danilo Petrucci Ducati 1’31.721 46 1’31.874 36 82 328,4
17 Franco Morbidelli Honda 1’32.762 78 1’31.786 58 136 544,7
18 Takaaki Nakagami Honda 1’32.723 76 1’31.867 62 138 552,7
19 Scott Redding Aprilia 1’32.075 64 1’32.358 56 120 480,6
20 Karel Abraham Ducati 1’32.445 66   0 66 264,3
21 Xavier Simeon Ducati 1’34.242 43 1’32.698 61 104 416,5
22 Takumi Takahashi Honda 1’33.569 55 1’33.870 70 125 500,6
23 Alvaro Bautista Ducati 0 0 0,0