TNB 2022 – As Naked em alta rotação no Estoril

O Troféu Naked Bikes esteve presente na ronda Estoril II do CNV Moto. Aqui fica a história do que aconteceu nos troféus Z Cup, Tuono Cup e S 1000 R Cup.

naked

Depois de uma sempre interessante experiência por terras de “nuestros hermanos” com uma visita ao circuito espanhol de Navarra, o Troféu Naked Bikes, do qual fazem parte as categorias Z Cup, Tuono Cup e ainda a S 1000 R Cup, regresso a solo nacional para participar na ronda Estoril II do Campeonato Nacional de Velocidade.

Mais uma vez as fantásticas naked estiveram em destaque num fim de semana de elevadas temperaturas no traçado que tem a Serra de Sintra como cenário de fundo, tendo-se assistido a corridas de alta rotação!

Nesta jornada portuguesa antes da merecida pausa de verão, que permitirá aos pilotos e promotor desta competição recuperar energias e preparar a derradeira e decisiva fase da temporada, o plantel das Naked Bikes viu-se desfalcado devido às ausências de Tomás Vilaredebó e de Miranda Reis, por razões pessoais, e que desfalcaram as Z Cup, bem como a Aprilia Tuono V4 de Luis Franco da Tuono Cup, este ainda em recuperação de lesão.

Nesta quarta de nove rondas do TNB não se esperava que o calor fosse tão intenso. O Circuito do Estoril tende a ser ameno nesta altura, graças ao vento que lá se faz sentir, mas desta vez os pilotos tiveram de enfrentar uma verdadeira canícula, com a temperatura ambiente e a do asfalto a bater recordes!

Ainda ninguém tinha andado numa pista a ferver acima dos 60ºC! Assim, os treinos de sexta-feira serviram sobretudo para recuperar sensações, evitar esforçar máquinas e pilotos, e, principalmente, perceber o nível de “grip” da pista nestas condições infernais.

naked
Foto: ©Hellofoto

Treinos cronometrados

Apesar destes se terem realizado às 11H00, o calor já se fazia sentir, e bem, no Estoril, e o asfalto já superava os 50ºC! Mas estas condições, não afetaram Pável Bogdanov, um dos pilotos em destaque este ano na Tuono Cup, que voltou a fazer a “pole position” à geral, ao fazer uma volta canhão em 1m47.894s. Um registo inalcançável por qualquer dos outros.

Atrás da Tuono de Bogdanov ficou a mais rápida das BMW, a S 1000 R de Duarte Amaral, seguida pela Tuono de Paulo Vicente. Na segunda linha da grelha de partida, e a subirem de ritmo nesta ronda, ficaram as Tuono de Anselmo Vilardebó e a S 1000 R de Ricardo Almeida, na frente da Tuono de Miguel Sousa.

As Z’s mais rápidas, as de Frédèric Bottoglieri e Ricardo Pires fecharam a terceira linha. As S 1000 R de Nuno Farias e Marco Perez preencheram a linha de grelha seguinte, precisamente na frente da Z Cup de Marcos Leal. Mais atrás, Luis Metello em S 1000 R ensaiava novas soluções no assento da naked alemã, e fechava o plantel das motos que participam no Troféu Naked Bikes.

nakedCorrida 1 – Bogdanov vence num esforço final

Ao realizar-se no pináculo do calor, e num momento em que o asfalto do Estoril superou os 60ºC, a partida foi dada na mesma. A Tuono Cup de Paulo Vicente foi a mais rápida a chegar à primeira curva, assumindo assim a liderança da corrida 1, seguido pela S 1000 R Cup de Duarte Amaral, a Tuono Cup de Pavel Bogdanov, a S 1000 R de Nuno Farias e a Z Cup de Frédèric Bottoglieri, formando-se assim um grupo engraçado na luta pelas primeiras posições.

Na segunda volta Amaral sobe à liderança por troca com Vicente, que por sua vez começa a sentir problemas de sobreaquecimento dos travões na sua Aprilia Tuono, que inclusivamente o obrigaram a desistir na volta seguinte. Enquanto isso, o grande dominador da temporada estava já em modo recuperação.

Bogdanov conseguia rodar num ritmo ligeiramente mais rápido, superou Amaral, mas ao contrário de outras corridas desta vez não foi capaz de criar um fosso para o perseguidor.

A S 1000 R de Amaral cola-se à Tuono de Bogdanov, rodam ambos no segundo 49, e Amaral só larga a roda de Bogdanov quando este, a três voltas do fim, decide aplicar-se e baixar ao segundo 48 nas duas voltas seguintes, e ainda chegar ao 47 na última volta, não dando qualquer hipótese, vencendo à geral do Troféu Naked Bikes e nas Tuono Cup, enquanto Amaral levou a melhor entre as S 1000 R Cup.

naked
Foto: ©Hellofoto

Mais atrás as coisas estiveram animadas entre a S 1000 R de Nuno Farias, a Tuono de Miguel Sousa e a S 1000 R de Ricardo Almeida. A partir da terceira volta, Almeida começa a puxar pela naked alemã e Sousa a puxar pela italiana, com ambos a chegarem-se à Z Cup de Bottoglieri e à S 1000 R de Farias.

Na saída da “variante”, Farias leva longe demais o seu esforço e sofre um “highside” que o catapulta para o hospital São Francisco de Xavier, terminando de forma antecipada o fim de semana. Felizmente, da queda não resultou nada de grave, e Farias regressou a casa no final do dia.

A queda de Farias, obrigou à interrupção da corrida e dar a mesma por concluída por já se terem cumprido 70% das voltas. A Tuono de Miguel Sousa faz, assim, 3º à geral, e regista o seu melhor resultado da época! Ricardo Almeida, perturbado pela queda de Farias, não evitou ser passado por Bottoglieri que levou a melhor nas Z Cup.

Indiferentes à queda de Farias, o duelo das Z Cup entre Ricardo Pires e Marcos Leal aumentou de intensidade a partir do meio da corrida, com a S 1000 R de Marco Perez a “atrapalhar” a contenda.

A cada volta havia um vencedor diferente desta batalha, que foi de tal forma intensa que até conseguiram passaram os dois por Perez, que acabou surpreendido. Nesta sequência de ora-um, ora-outro, Marcos Leal, jornalista da MotoJornal, não contou com a bandeira vermelha resultante da queda de Nuno Farias, e assim foi Pires a ficar com o 2º lugar de entre as Z Cup e Leal a fechar o pódio.

naked
Foto: ©Hellofoto

Corrida 2 – Bogdanov a dobrar

Infelizmente sem a S 1000 R de Farias na grelha de partida fruto da queda na corrida 1, mas com Paulo Vicente e a sua Aprilia Tuono de volta à contenda depois de resolvidos os problemas de travões na naked de Noale, os pilotos do Troféu Naked Bikes foram brindados com uma temperatura ambiente mais razoável na corrida 2, apesar do asfalto voltar a estar acima dos 50ºC.

O arranque ficou marcado por um duelo para o “holeshot” entre as Tuono de Bogdanov e Vicente, com primeiro a levar a melhor na travagem para a curva 1.

A Tuono de Bogdanov, deixa a de Vicente entretida com a S 1000 R de Amaral, com o vencedor da primeira corrida a ir embora. Ao rodar consecutivamente no segundo 48 baixo, com alguns 47 altos, Bogdanov dobra as vitórias nesta ronda Estoril II, à geral e também na Tuono Cup, sem qualquer oposição, deixando o adversário mais próximo a mais de 15 segundos.

naked
Foto: ©Hellofoto

O segundo lugar voltou a cair para a S 1000 R de Amaral, que assim vence o troféu reservado às naked alemãs, mas só depois de uns animados duelos com Paulo Vicente até à quarta volta. Daí até ao final, ambos rodaram sozinhos, enquanto lá atrás a “coisa” fervia entre a S 1000 R de Ricardo Almeida, a Z Cup de Bottogleri e a Tuono de Miguel Sousa.

Este último, em crescendo de confiança, consegue mesmo desenvencilhar-se dos dois rivais diretos e termina em 4º da geral. A Kawasaki Z900 de Bottoglieri vence o duelo desigual com a S 1000 R de Almeida, e assim o piloto francês volta também a levar a melhor na Z Cup.

Contando por vitórias sete das oito corridas disputadas este ano, Pavel Bogdanov é assim líder à geral e na Tuono Cup, com 195 pontos. Na S 1000 R Cup, Duarte Amaral tem os mesmos pontos e lidera essa classificação, sendo segundo à geral no Troféu Naked Bikes, enquanto na Z Cup encontramos Frederic Bottoglieri como líder incontestado apenas com vitórias em 2022.

O Troféu Naked Bikes regressa à ação na terceira visita da temporada ao circuito do Estoril, no fim de semana de 16 e 17 de setembro.