TNB 2023 Estoril I – Primeiros vencedores encontrados em jornada quente

TNB 2023 com muitas estreias e corridas quentes. Os Troféus de Naked Bikes arrancaram no circuito do Estoril.

tnb

Já durante a preparação para a temporada 2023 o organizador tinha prometido várias novidades nos Troféus de Naked Bikes, vulgo TNB, conforme a Revista MotoJornal já aqui tinha dado conta em grande destaque, e o arranque da época no circuito do Estoril não desiludiu, com as motos despidas de carenagens a entrarem em ação na ronda de abertura do Campeonato Nacional de Velocidade.

Com condições meteorológicas clementes e de uma forma geral temperaturas elevadas, mas com o característico vento do Estoril a soprar forte no domingo, recebeu a caravana dos TNB que por pouco não foi a categoria do CNV mais participada neste fim de semana de fim de abril, pois a ausência da Aprilia Tuono V4 #12 de Anselmo Vilardebó e da BMW S 1000 R #21 de Nuno Farias fizeram-se notar.

De entre as várias novidades, de realçar o novo colorido que as Triumph Street Triple 765 trouxeram ao paddock pela mão de um contingente de pilotos franceses com a ajuda da Triumph Portugal, e que na pista foram surpreendentes com as suas motos equipadas de Dunlop KR, outra das novidades dos TNB para esta época, que abandonam a utilização obrigatória dos Dunlop D212 Slick (exclusivo dos TNB).

tnbOutra das novidades foi o fim da ZCup depois de sete temporadas consecutivas em pista, apesar das Z900 continuarem a correr e até estrearem um novo piloto na modalidade (#40 Daniel Coelho vindo do todo-o-terreno).

A estas estreias juntou-se a BMW S 1000 R #54 de João Curva que migra do Troféu Luis Carreira para a S 1000 R Cup, a Suzuki GSX-S 1000 #14 de Ricardo Pires e a BMW M 1000 R #62 de Paulo Vicente, a que se junta o novo formato onde aos pódios das classificações gerais TNB1 e TNB2 se juntam os pódios dos troféus ativos (para já S 1000 R Cup e Tuono Cup enquanto se aguarda que a Triple Cup se concretize), sendo a entrega dos prémios realizada nas boxes.

Com todas estas estreias, as expectativas para esta ronda de abertura eram muitas, e as histórias do fim de semana acabaram por confirmar!

tnbTNB – Treinos Cronometrados

Sem surpresas, a S 1000 R de Duarte Amaral #10 consegue a primeira “pole” da época e, para já, o único registo no segundo 48. Mas este é logo seguido de outra S 1000 R, a do estreante João Curva #54 que mostra ao que vem! Incrivelmente, a Street Triple 765 de Bottoglieri supera a S 1000 R de Ricardo Almeida #31 mostrando que as motos da classe TNB2 se podem bater com as TNB1!

A Tuono de Luis Franco #22 supera a M 1000 R de Paulo Vicente #62, apesar das asas e desta ter um “M” em vez de um “S”. A TNB seguinte a Triumph de Romain Bérton #83, aparece atrás das duas TLC mais rápidas, conseguindo superar a Tuono de Miguel Sousa #5. Outras duas TLCs separam as seis TNB seguintes: a Street Triple 765 de Cyril Schertenleib #74, seguida da GSX-S 1000 de Ricardo Pires #14 (moto ainda em desenvolvimento), a S 1000 R de “nuestro hermano” Marco Perez #49, a Z do estreante Daniel Coelho #40 que supera a Z de Marcos Leal #73, deixando estes a Tuono de Miranda Reis #88, ainda lesionado, com a S 1000 R de Luis Metello #6 a fechar a grelha de partida dos TNB.

Diversidade foi o que não faltou na maior grelha do fim-de-semana, superando inclusive a grelha dos espanhóis da Copa Dunlop RR que nos visitaram nesta ronda.

tnbTNB – Corrida 1

Com os 21 pilotos alinhados na grelha de partida os semáforos apagam-se e é a S 1000 R de Ricardo Almeida quem faz o “holeshot” vindo de 4º, na frente de Vicente, este vindo de 6º, logo seguido dos protagonistas da linha da frente.

Almeida lidera a primeira volta com os quatro primeiros separados por 7 décimas, onde o 4º é a surpreendente Triumph ST765 de Bottoglieri que supera a S 1000 R de Curva e as Tuono de Franco e de Sousa. Mais atrás era a Tuono de António Reis a fazer uma primeira volta em grande nível e sobe de 18º para 10º chegando-se à ST765 de Bérton!

Na volta seguinte, Vicente faz valer o M da sua naked BMW e sobe à liderança da corrida, seguido de Amaral a menos de uma décima.  A S 1000 R de Curva supera a ST765 de Bottoglieri para a 4ª posição, com as Tuono de Franco e de Sousa a trocarem de posição na luta para o 6º lugar. A Tuono de Reis ascende ao 9º lugar com a ST765 de Bérton a descer para 11º, seguido pela GSX-S 1000 de Pires e da outra ST765 de Schertenleib.

As trocas de posição eram então constantes entre os pilotos dos Troféus de Naked Bikes.

Na terceira volta, a S 1000 R de Amaral sobe à liderança por troca com a “M” de Paulo Vicente, cavando estes um pequeno fosso para o trio seguinte (Almeida, Bottoglieri e Curva), deixando mais atrás as Tuono de Sousa e de Franco entretidos com a melhor TLC. Entretanto, a Tuono de Reis começa a descer na classificação, sendo superada pela ST765 de Bérton, deixando mais atrás a S 1000 R de Perez ensanduichada entre as Z do “rookie” Coelho e do mais experiente Marcos Leal.

tnbNa volta 8 começam as dobragens com os primeiros a dobrarem a última TLC.

Na penúltima volta desta Corrida 1, a S 1000 R de Amaral sobe à liderança por troca com a de Curva que se mantém colado ao novo líder, e que consegue voltar à liderança na última volta, conseguindo assim estrear-se na categoria e no troféu com a vitória!

Nessa mesma volta era também a vez de Bottoglieri ascender a 3º da geral por troca com Vicente, conseguindo a surpresa do dia e registando um novo recorde no Estoril para as TNB2 ao fazer 1m47.402s! Um início de temporada prometedor para estas motos.

Atrás de Vicente, termina a S 1000 R de Almeida, as Tuono de Franco e de Sousa. A ST765 de Bérton surge em 11º superando as TNB de Pires, Schertenleib, Perez, Leal, Metello e Reis, que depois de um início de corrida prometedor viu o seu resultado condicionado por uma lesão que não perdoou o esforço.

O pódio da Corrida 1 das TNB1 vê assim só BMW e o pódio TNB2 só Triumph.

tnbTNB – Corrida 2

Depois de um excelente convívio no paddock, como é norma nos Troféus de Naked Bikes, alguns pilotos aproveitaram o ventoso warm-up de domingo para afinar mais qualquer coisa nas suas motos.

Apesar do sol brilhar, o vento soprava forte e frio para a segunda corrida dos TNB, e apagados os semáforos é a ST765 de Bottoglieri que com um arranque perfeito faz o “holeshot” e assume a liderança, mas no final da primeira volta a S 1000 R de Duarte Amaral já lidera a corrida!

Amaral queria vencer, claro, mas o azar leva-o ao abandono na volta seguinte, deixando o quarteto que discutia a liderança com a ST765 de Bottoglieri, as S 1000 R de Almeida e de Curva, e ainda a nova BMW M 1000 R de Vicente entretidos entre si.

João Curva ascende à liderança da corrida já quando se cumpria a terceira volta, para nunca a mais largar, e vencer assim, pela segunda vez consecutiva, a geral dos TNB, a categoria TNB1 e ainda na S 1000 R Cup. Melhor estreia seria impossível para o piloto que este ano compete com as naked depois de brilhar no TLC.

Frederic Bottoglieri consegue levar a sua Street Triple a 2º da geral e repete o 1º lugar entre as TNB2, superando a “M” de Vicente que, entretanto, tinha superado a S 1000 R de Almeida. Vicente consegue também um novo recorde de velocidade máxima para uma naked bike ao registar 290,7 km/h!  Nas TNB2, é a velocidade da Z do estreante Coelho que surpreende ao fazer 269,3 km/h batendo todas as outras, sejam estas as ST765 (melhor 266,1 km/h) ou Z900.

De entre as Tuonos, o destaque vai para Miguel Sousa que supera finalmente Luis Franco.

Coelho com a sua Z teve um duelo intenso com a ST765 de Schertenleib para o 3º entre as TNB2, e 13º da geral combinada, mas na volta 5 somou a segunda desistência do dia de entre os TNB, para grande frustração do piloto.  De qualquer forma, o mote está dado, e esta Z com o dorsal #40 promete não ficar por aqui!

Ricardo Pires já percebeu que a Suzuki GSX-S 1000 tem potencial e conta tê-la já mais evoluída na próxima ronda do campeonato, enquanto nas ST765, Bérton e Schertenleib têm um desafio para resolver na próxima ronda. Perez e Metello disfrutaram do fim de semana com as suas S 1000 R e esperam subir na geral nas próximas rondas agora que a época começa a aquecer.

A próxima ronda dos Troféus de Naked Bikes acontece de 19 a 21 de maio, no famoso circuito de Jerez – Ángel Nieto, aqui “mesmo” ao lado na Andaluzia, para a habitual visita da competição das naked a Espanha.

Resultados dos Troféus de Naked Bikes – Estoril I

Troféus de Naked Bikes – Classificação Geral após Estoril I

1 – João Curva (S 1000 R) – 50 pontos

2 – Frederic Bottoglieri (Street Triple 765) – 36 pontos

3 – Paulo Vicente (M 1000 R) – 29 pontos

Troféus de Naked Bikes – Classificação TNB1 após Estoril I

1 – João Curva (S 1000 R) – 50 pontos

2 – Paulo Vicente (M 1000 R) – 36 pontos

3 – Ricardo Almeida (S 1000 R) – 29 pontos

Troféus de Naked Bikes – Classificação TNB2 após Estoril I

1 – Frederic Bottoglieri (Street Triple 765) – 50 pontos

2 – Roman Berton (Street Triple 765) – 40 pontos

3 – Cyril Schertenlieb (Street Triple 765) – 32 pontos

Troféus de Naked Bikes – Classificação da S 1000 R Cup após Estoril I

1 – João Curva – 50 pontos

2 – Ricardo Almeida – 36 pontos

3 – Marco Perez – 29 pontos

Troféus de Naked Bikes – Classificação da Tuono Cup

1 – Miguel Sousa – 45 pontos

2 – Luis Franco – 45 pontos

3 – António Reis – 32 pontos